Saber como aumentar o score de crédito é uma dúvida muito comum entre os brasileiros, uma vez que essa pontuação é usada como referência para liberação de cartão de crédito e até mesmo empréstimos.

No entanto, para que isso seja possível é necessário mudar alguns hábitos, abrindo mão de determinados comportamentos que só prejudicam a sua vida financeira.

Sendo assim, para que você tenha maiores chances de aprovar bons cartões de crédito e tenha acesso a melhores condições em empréstimos, veja abaixo algumas dicas simples e bem práticas do Solicite Fácil de como aumentar o seu score!

Mas afinal, o que é score de crédito?

Antes de mais nada, é importante compreender do que se trata esse score de crédito. Bom, trata-se de uma pontuação que os birôs de crédito inventaram, para facilitar a análise de crédito no Brasil.

Logo, esteja ciente de que ele consiste em uma forma de classificar os consumidores segundo seus históricos de pagamentos de contas, onde a pontuação vai 0 a 1.000.

Dessa maneira, os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC, Serasa, Quod e Boa Vista SCPC, são os responsáveis por fazerem a atualização desses pontos.

Então, uma pontuação baixa, pode resultar em desconfiança do mercado financeiro em ceder cartões de crédito ou empréstimos para você.

Por sua vez, tendo um score alto, é possível amenizar essa desconfiança e se mostrar como um bom pagador, facilitando a aprovação de produtos financeiros.

Dicas de como aumentar o score de crédito

Aumentar a sua pontuação junto ao SPC e Serasa não é uma missão difícil. Inclusive, muitos birôs realizam feirões para renegociar dívidas e limpar o nome, com descontos e condições especiais de parcelamento.

Na prática, basicamente, para aumentar seu score de crédito, é preciso cortar gastos, economizar dinheiro e procurar por crédito mais barato no mercado, com taxas de juros mais acessíveis, para quitar suas dívidas e não ser mais negativado.

Posterior à isso, basta que você aproveite com sabedoria o crédito que lhe foi concedido, criando seu Cadastro Positivo, pagando suas contas em dia, enfim.

Então, veja abaixo as práticas que você deve adotar para aumentar sua pontuação, tudo de forma simples e 100% gratuita.

Negocie suas dívidas atuais

Geralmente, sair das dívidas é uma tarefa bastante complicada e que exige disciplina, planejamento e controle financeiro, para que seja possível cumprir com os pagamentos mensais e acabar de uma vez por todas com os débitos.

À vista disso, se você quer descobrir com aumentar o seu score de crédito, é importante ir direto a causa do problema, que são as dívidas em aberto. Logo, busque negociar cada uma delas, o que é possível conversando com as empresas credoras.

Isso porque, em grande parte das vezes, elas já contam com opções que visam flexibilizar o pagamento segundo a sua realidade financeira.

Portanto, não é apenas do seu interesse liquidar esse débito, mas também das instituições nas quais você está inadimplente.

Essa renegociação é válida para diversos produtos financeiros, como faturas de cartão de crédito, parcelas de empréstimos, crediários em atraso, dívida do cheque especial, contas de consumo vencidas e muito mais.

MELHORES FEIRÕES PARA RENEGOCIAR DÍVIDAS

Pague as contas em dias

Em seguida, o próximo passo é fazer o pagamento das contas em dia, a fim de conseguir aumentar o score de crédito, já que mostrará responsabilidade financeira.

Desse modo, o seu histórico permanece intocável, não oferecendo dúvidas sobre a sua capacidade de honrar com os compromissos financeiros.

Tenha contas no seu nome

Outro ponto crucial para aumentar a sua pontuação de score é com relação a quantidade de contas que você tem atrelada ao seu nome.

Afinal, esse é um sinal claro que, em primeiro lugar, outras empresas e instituições se relacionam com você usando esse registro.

Dessa forma, ao solicitar crédito ou empréstimo, por exemplo, a análise realizada nos órgãos responsáveis pode encontrar contas que estão registradas junto aos seus dados.

Consequentemente, as instituições têm mais informações para uma tomada de decisão sobre a liberação do crédito, favorecendo assim o seu objetivo.

Mantenha seus dados atualizados

Aumentar o score de crédito, como mencionado anteriormente, traz facilidades para conseguir crédito em bancos e demais instituições financeiras. Além disso, outro ponto que contribui para que você tenha essa pontuação alta é o cadastro atualizado de seus dados pessoais e financeiros.

Logo, isso quer dizer que você pode fazer o registro das mudanças de endereços, alterar o valor do seu salário quando sua renda mudar, informar seu estado civil e muitos outros detalhes importantes no site do SPC e Serasa.

Dessa forma, os órgãos de proteção ao crédito vão encontrar os seus dados com bastante facilidade, o que garante uma análise de crédito mais rápida e confiável.

Cuidado com a frequência de pedido de crédito

Fazer vários pedidos de crédito é uma forma se expor financeiramente e que pode causar dúvidas nas instituições quando estiverem consultando seu CPF.

Afinal de contas, por que você precisa de várias solicitações em um espaço de tempo tão pequeno? É natural que muitos deles acreditem que você não seja capaz de equilibrar as suas despesas com a renda que recebe, logo existe um risco elevado de inadimplência.

Portanto, para o mercado financeiro e instituições, essa prática significa que você é um mau pagador. Sabendo disso, controle o desejo de fazer pedido de crédito por qualquer motivo fútil, como aumentar o limite do cartão todo mês ou solicitar empréstimos com frequência.

Então, em vez disso, busque trabalhar de forma consistente a sua disciplina financeira, amenizando as despesas e reavaliando seu orçamento e a realidade na qual você vive.

Seja paciente

Por fim, não se esqueça: aumentar o score de crédito é uma forma de mudar a sua vida para melhor.

Entretanto, isso não acontece da noite para o dia, ou seja, é fundamental ser paciente durante esse processo.

Tenha em mente que os órgãos de proteção ao crédito levam um tempo para analisar se você realmente está adotando hábitos financeiros mais saudáveis.

Conclusão

Agora você já sabe os principais pontos para aumentar o score de crédito, então é o momento de aprender a principal lição financeira de todas: a organização.

Quando se tem organização, trabalhando com metas, a questão da pontuação é atingida de maneira automática e sem sofrimento!