Como se livrar das dívidas: Veja um passo a passo simples de executar

Não sabe como se livrar das dívidas e sair do vermelho? Nós temos a solução! Confira neste post o método passo a passo para isso!
30/09/2021

Saber como se livrar das dívidas está cada vez mais complicado hoje em dia, afinal em épocas de desemprego, é comum não conseguir pagar todas as suas contas em dia, não é mesmo?

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC), aproximadamente 65% dos brasileiros estão endividados. Os motivos? Bom, de acordo com os especialistas, as poucas vagas de emprego, os elevados juros no mercado e o aumento no custo de vida da população brasileira são as principais causas pelo endividamento.

Ainda conforme os dados do CNC, as faturas do cartão de crédito (80%), as contas nos carnês (16%) e o financiamento de imóveis (9%) são os grandes vilões na hora de como sair do vermelho.

Sabendo disso, o Solicite Fácil resolveu dar uma ajuda para quem possui dívidas e não está conseguindo saldar. Criamos um passo a passo simplificado que irá te ajudar a sair do vermelho!

Como se livrar das dívidas ganhando pouco

Engana-se quem acredita que para por as contas em dia é preciso ser um expert em planejamento financeiro ou mudar todos os hábitos do dia para a noite.

Infelizmente ainda não existe uma oração para se livrar das dívidas. Mas, também não há segredo, basta saber como controlar o seu dinheiro de forma racional.

Não sabe como lidar com suas finanças? Não se preocupe, pois é isso que iremos lhe explicar no passo a passo de hoje! Veja abaixo como se livrar das dívidas ganhando pouco!

1º passo: Escolha as dívidas a quitar

Muitas pessoas têm dificuldades em como organizar a vida financeira e sair do vermelho, mas saiba que isso não é uma missão impossível (embora pareça). Assim, a primeira e grande etapa rumo ao fim dos débitos pendentes é justamente ter foco, ou seja, você deve focar em uma conta de cada vez.

Geralmente, o endividado tem mais de um débito para resolver, visto que um gasto leva ao outro. Pense conosco: se não é possível pagar o carnê da loja, provavelmente, a pessoa irá utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento ou pagará o carnê e como o orçamento estará comprometido, usará o cartão refúgio para as próximas despesas…

Por isso, a primeira coisa a se fazer é pensar em uma dívida por vez, no qual você deve começar sempre pela mais cara, já que é essa que gera os maiores juros.

2º passo: Elabore uma estratégia

É fato que muitos endividados têm o interesse real em limpar seu nome no mercado, entretanto, infelizmente, com as despesas do dia-a-dia e os novos imprevistos e contas, fica cada vez mais complicado fazer isso.

Por essa razão, o segundo passo do nosso guia é começar a montar uma estratégia, ou seja, pensar sobre os meios que poderá usar para quitar a dívida escolhida. Há algumas opções para isso, como:

  • Tente refinanciar a conta pendente;
  • Troque um débito mais caro por um mais barato (por exemplo: solicite um empréstimo consignado, faça o refinanciamento, penhora, enfim);
  • Encontre uma maneira de obter uma renda extra.

3º passo: Crie coragem e vá

Muitas pessoas se pensam: “Quero limpar meu nome, como faço?” Bom, para isso é preciso ter confiança em si mesmo(a) e isso requer que você tome a atitude para resolver o problema.

Assim, você deve ir até a instituição ou o responsável pelo débito pare tentar renegociar a dívida, mostrando que se organizou para quitar a pendência. Entretanto, aqui é o momento de usar toda a sua persuasão e poder de negociação, pois grande parte da sua dívida é juros e esses podem ser reduzidos.

Então, se quer saber como se livrar das dívidas ganhando pouco, tenha em mente que quanto mais convincente você for, melhores serão as condições de pagamento renegociadas.

Se o valor que você pode pagar é próximo ao que estava devendo inicialmente, então é bem provável que seu pedido de renegociação seja aceito, já que não é interessante para nenhum dos dois um débito pendente, certo?

Caso você não a renegociação e fique inviável limpar seu nome com o valor que tem disponível, não entre em pânico. Tente novamente a renegociação ou pule para outra dívida!

4º passo: Pague a conta

Se você conseguiu renegociar sua dívida, que ótimo, mas de nada adiantará você não tiver como pagá-la (seja à vista ou parcelado), concorda?

Por essa razão, só assuma esse compromisso se tiver condições, isto é, dinheiro sobrando para pagar as contas em atraso. E nessa missão de como acabar com as dívidas do cartão de crédito, financiamentos ou outros débitos, é essencial ter um bom planejamento financeiro.

Como você já deve saber, as contas em atraso podem se tornar uma verdadeira pedra no sapato, nos deixam com o humor lá em baixo, nos geram ansiedade, frustram nossos sonhos e projetos para o futuro e principalmente, limitam nosso poder de compra.

Então, comece a controlar o seu dinheiro, o que significa comprar apenas o essencial, nunca exceder os limites do orçamento familiar e claro, começar a se programar para poupar e investir.

E, nesse sentido, a melhor solução para nunca mais ter que se estressar em como organizar a vida financeira e sair do vermelho é justamente não fazendo novas contas, tentando sempre que possível pagar à vista!

Portanto, se você está tendo problemas com suas finanças, siga este passo e passo rápido e simples e descubra como é fácil limpar seu nome!

Posts relacionados