Seja cartão de crédito ou empréstimo, a taxa do consignado é menor sempre. Mas, você sabe porque isso acontece? Porque os bancos cobram  juros mais baixos para quem utiliza o crédito consignado?

Bom, se você faz parte do time de brasileiros que pode contratar um cartão ou empréstimo consignado, continue a leitura, pois neste guia vamos te mostrar por quais razões este tipo de crédito é mais barato para o bolso do consumidor! Aproveite!

Qual é a taxa de juros do consignado?

Os juros do empréstimo consignado são um dos mais baixos do mercado, o qual acompanha a variação da taxa Selic no país.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o último levantamento feito pelo Banco Central, no mês de fevereiro de 2024, a taxa média dos juros praticados no crédito consignado foi de 1,6% ao mês.

Para os beneficiários e aposentados do INSS,  a legislação estipula um limite de juros máximo que pode ser cobrado no consignado, que atualmente é de 1,76% ao mês, de acordo com as Diretrizes do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). Mas, normalmente, é comum encontrar ofertas de crédito com taxas de juros bem mais baixas, beirando a 0,99% ao mês.

Por que a taxa de juros do consignado é menor?

Considerado um dos créditos mais acessíveis do mercado, com taxas que podem ser até 5% mais baratas que outras modalidades, como empréstimo pessoal e o limite do cheque especial, o consignado tem como principal atrativo a sua menor taxa.

Publicidade

Mas, por qual razão a taxa de juros do consignado é menor? Basicamente é devido a que o cliente oferece uma garantia de pagamento, o que consequentemente diminui o risco de inadimplência.

Como as parcelas dos empréstimos consignados são descontadas todos os meses diretamente da folha de pagamento do cliente, não há chance de não pagar.

Dessa forma, como o débito das parcelas é feito de forma automática, diretamente do salário ou benefício do cliente, a instituição financeira credora pode reduzir a taxa de juros.

Ou seja, trata-se de uma relação de custo-benefício, onde o banco ou financeira tem a segurança que vai receber os pagamentos em dia e o cliente não precisa pagar altas taxas.

Isso porque em qualquer tipo de contratação de crédito no mercado nacional, quanto maior o risco de inadimplência, maior são os juros cobrados.

É justamente por essa razão que os créditos com garantia são os mais baratos do mercado, que é o caso do crédito consignado e do empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, por exemplo. 

Conclusão

Esperamos que este guia tenha solucionado as suas dúvidas para saber porque a taxa de juros do consignado é menor e consequentemente vale muito mais a pena de contratar, principalmente quando o dinheiro for utilizado para quitar dívidas!