Quem precisa de empréstimo já sabe que existem diversas maneiras de solicitar dinheiro emprestado. Entre as mais comuns, está o empréstimo com garantia de veículo, que é exatamente a modalidade que iremos apresentar nesta publicação.

No Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes, segundo pesquisa do Serasa. Muitas delas estão com dívidas pequenas, médias e de longo prazo e que necessitam efetuar pagamentos emergencialmente. Porém, com o dito nome sujo, essas pessoas ficam impossibilitadas, em alguns casos, de conseguir crédito.

Devido a isso, uma solução acaba tornando-se viável: empréstimo com garantia de veículo. Porém, é importante alertar que não necessariamente quem está com o nome sujo na praça costuma ser aprovado, já que cada instituição tem sua forma de trabalhar.

O que é empréstimo com garantia de veículo?

Também conhecidas como hipotecas ou refinanciamento, o empréstimo com garantia é o mesmo que oferecer carro, moto e caminhão, em troca de conseguir crédito. O valor via de regra será de acordo com simulação feita pelas financeiras e bancos, assim como a avaliação do bem em questão.

E é exatamente aí que entra a tal garantia de veículo. Nos empréstimos com garantias é mais comum que as tratativas sejam por carros, mas nada impede que outros modelos de veículos estejam como ‘cauções’. Dessa maneira, o cliente fica comprometido em pagar esse empréstimo, caso contrário ele ‘perde’ o bem que estava como garantia.

Para solicitar um empréstimo com garantia de veículo, basta que o solicitante vá à financeira ou banco que faça empréstimos com garantias de veículos, também há algumas opções para este tipo de empréstimo online.

Dessa forma, a instituição fará um contrato de concessão no qual o solicitante – físico ou jurídico – coloque um veículo como garantia de pagamento de futuras parcelas em acordos pré-estabelecidos.

É também comum que o empréstimo com veículo em garantia tenha juros menores quando comparamos outras modalidades de crédito pessoal.

Outro fator bem interessante desse tipo de empréstimo é que as financeiras e os bancos tendem a oferecer cerca de 50% a 90% do valor da avaliação do automóvel.

Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?

Antes de explicar isso, saiba que o processo não é fácil e deve haver muita atenção para contratá-lo!

O que será predominante na hora de realizar o empréstimo com garantia de veículo é garantir que o seu automóvel, moto ou caminhão esteja quitado, somente no nome do portador, ou seja, veículos no nome de familiar ou cônjuge não são aceitos.

Além disso, é preciso que o bem esteja com 10 ou 15 anos de fabricação no máximo e essa informação remete também aos veículos mais novos, que receberão melhores condições.

Existem também simulações para o empréstimo online com garantia de veículo. A tecnologia tornou-se aliada nesse nicho e as pessoas que necessitarem conhecer mais sobre o tema podem entrar nos sites dessas financeiras e bancos que realizam o empréstimo.

É preciso ter em mãos os dados pessoais como RG, CPF, comprovantes de renda e endereço e os dados atualizados do veículo.

​Quais são as exigências para contratar este tipo de empréstimo?

Falamos sobre o portador do veículo ser somente o responsável e o tê-lo quitado, precisa também de 10 a 15 anos de fabricação e estar novo/conservado. Agora, outros fatores somam ao processo, como:

  • Vistoria: todos os veículos passam por uma avaliação e devem cumprir as exigências feitas pelas financeiras e bancos. Carros e motos conservados ganham “nota alta”.
  • Não pode ser vendido: O carro fica em posse com o seu dono. Mas é de extrema importância que o portador do veículo não faça qualquer negociação durante esse período. O carro não poderá ser vendido para terceiros.
  • Bem tomado pelo banco ou financeira: E por último, o não cumprimento do acordo haverá sanções que acarretarão leilões acionados pelos credores. E caso o valor fique abaixo do acordado, o devedor poderá ser responsabilizado. Nunca o valor do veículo corresponde ao empréstimo do crédito.

Como é feita a análise de crédito para empréstimo com garantia de veículo?

O processo de avaliação em análise de crédito para o empréstimo com garantia de veículo será efetuado via banco e financeiras.

Desse modo, será averiguado o pedido do solicitante através do sistema de pontuação nos birôs de crédito, como SPC e Serasa, e em seguida, fará o cálculo do cumprimento dos termos indicados e somente assim, poderá ou não aprovar o pedido.

Cada instituição poderá adotar métodos que avaliam de maneira independente se o solicitante está apto em seguir o contrato do empréstimo.

​Quem pode fazer um empréstimo com garantia de veículo?

O solicitante deve ser maior de 18 anos, ser o portador do veículo e esse deve ter entre 10 e 15 anos de fabricação (novo/conversado). E, as partes mecânicas e elétricas precisam estar de acordo como reza o contrato.

Os bancos e financeiras adotam de maneira particular regras aos solicitantes. Mesmo o nome estando restrito é possível fazer o acordo do empréstimo de veículo.

Documentos necessários

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de endereço
  • Documento do veículo (CRV)
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)
  • Certidão de Pagamento do IPVA

Custos dessa linha de crédito

Depois de todas as etapas passadas aprovadas pelas instituições, virá o dia da liberação do dinheiro com o valor dos juros. Ocorrerão também eventuais tarifas no que tange a contratação e até mesmo manutenção emergencial do veículo.

Caso ocorra o descumprimento do contrato no que diz respeito aos valores e datas de vencimento das parcelas ocorrerá a alienação do veículo.

Com ambas as partes concordando com o contrato, haverá a assinatura e com isso o dinheiro cairá na conta de maneira automática, onde o veículo segue com você.

​Principais benefícios deste tipo de empréstimo

Quando falamos em privilégios pensamos nos juros menores, uso contínuo do veículo, e também pela particularidade em não precisar justificar o motivo do uso do dinheiro.

Na contramão, é preciso ficar atento com as datas de vencimento para não ocorrer a cessão do bem. Lembrar que o veículo não poderá sofrer danos ou mudar de dono.

O dono do veículo é o solicitante do empréstimo e nenhum outro familiar poderá assumir o contrato. A qualquer momento o banco pode tomar o veículo caso aconteça a quebra de contrato.

Juros menores

Os valores cabem no bolso do solicitante para o empréstimo com garantia de veículos. No mercado, o valor dos juros pode chegar até 1,50% quando comparado aos cheques especiais e demais empréstimos. Mas, o rigor também é maior e por isso deve-se atentar ao contrato.

Limite de crédito mais alto

Dependendo da sua necessidade haverá bons e maus proveitos. Muitas pessoas utilizam do meio legal que é o empréstimo com garantia de veículo para enfim quitar de vez aquela dívida contraída há anos, com juros bem abaixo do mercado.

Outro ponto observado é que as instituições confiam nesse tipo de acordo por boa parte dos solicitantes cumprirem com o acordo e os valores são interessantes quando chegam na casa de 50% a 90% do bem.

Não é preciso justificar o destino do dinheiro

Umas das melhores vantagens no empréstimo com veículo em garantia, além das taxas baixas e valor alto, é a não obrigatoriedade de justificar o destino final do dinheiro.

O solicitante pode usá-lo para a quitação de dívidas ou efetuar investimentos em certos empreendimentos, sem precisa comunicar a ninguém.

Desvantagens de pedir um empréstimo com garantia

Antes de ir atrás de qualquer empréstimo, avalie a sua condição de poder cumprir ou não com o contrato.Tenha uma saúde financeira controlada.

O estresse causa mal-estar e isso vai impactar na sua vida. Procure um profissional de gestão financeira. Para até mesmo aprender sobre redução de custos.

Ao solicitar um empréstimo com garantia avalie o que poderá ou não impactar no seu bolso. Caso aconteça o atraso de parcelas existe a solução para negociar.

Nenhuma instituição quer o seu bem, o veículo só será tomado caso você não cumpra com o pagamento das parcelas do refinanciamento, conforme já explicado.

Cuidados a serem tomados antes de pegar este tipo de empréstimo

O primeiro passo é saber quais instituições legais executam tal serviço. No Brasil, a cada ano pessoas relatam ter sido vítimas de golpes e fraudes.

Por isso,para solicitar um empréstimo com garantia de veículo com segurança, escolha um site confiável que saiba o que fala e passe credibilidade sobre como fazer empréstimo com garantia.

E, lembre-se que numa instituição financeira ou banco o seu score (pontuação) será verificado e somente eles poderão aprovar ou não.

Portanto, busque atualizar os seus documentos, tente limpar o nome no Serasa – o que não é impedimento se não o fizer.

Posso continuar usando o carro ou moto usado como garantia?

O veículo pode ser usado normalmente, desde que siga os protocolos descritos em contrato como de responsabilidade no zelo e a não venda para terceiros.

Caso ocorra a quebra do contrato o titular e somente ele, será notificado. Com isso, virão multas extras e a alienação fiduciária (veículo com a pessoa ou terceiro, mas o nome na financeira ou banco).

Onde fazer empréstimo com refinanciamento de veículo?

Para fazer o empréstimo com garantia de veículo é necessário ir até uma agência bancária ou financeira, ou até mesmo utilizar o site de ambos. Confira a seguir algumas opções!

Creditas

A empresa oferece um pacote com quatro vezes menos juros em relação ao crédito pessoal. A solicitação também pode ser feita on-line de maneira rápida e prática. O dinheiro é depositado em até 24 horas.

Bom Pra Crédito

Trabalham com juros de até 0,75% ao mês. A sua plataforma é digital com ofertas de benefícios aos clientes. O simulador é on-line bem prático e ágil de usar e suas parcelas em são em até 36x vezes.

Banco BMG

O banco possui juros em 16,8% ao ano, no mercado nacional está entre os mais baixos. O atendimento é via aplicativo para comodidade dos clientes e o crédito é liberado em até 24h, sem consulta no SPC/Serasa.

Banco BV

O BV aceita pagamentos em até 60 meses, com o limite de crédito alto. A empresa do Grupo Votorantim entende que as parcelas precisam caber no bolso dos clientes e ofertam as melhores condições de pagamento no qual quem decide é o próprio cliente. Com cheque pré-datado, débito ou carnê.

Banco Santander

As principais vantagens são a não necessidade de vistoria prévia. Também está incluso o empréstimo em 70% no mercado de veículos. O dinheiro é depositado na hora já com o parcelamento definido em até seis anos, com os juros baixos e o melhor: sem burocracia.

​Como solicitar um empréstimo com garantia de veículo

Basta procurar uma agência financeira ou de bancos e pesquisar em sites de confiança. É necessário ser o responsável pelo veículo – estar no seu nome. Os carros precisam estar em bom estado com a norma adotada de 10 a 15 anos de uso (conservados e funcionando).

Faça simulações e análises de créditos. Procure saber as reais condições de manter o contrato antes de assiná-lo!