Carregando

0%

Você está sabendo que o Governo Federal anunciou um novo programa de renegociação de dívidas para os brasileiros inadimplentes? Com a alta taxa de endividamento e negativação no país, agora ficará mais fácil organizar as finanças e limpar o nome.

O programa conhecido como Desenrola Brasil, foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esta semana, no qual ajudará milhões de famílias brasileiras que possuem dívidas de até R$5 mil.

Quer saber mais sobre o assunto e como vai funcionar? Então, continue conosco que separamos todos os detalhes para você!

Publicidade
Publicidade

Desenrola: novo programa de renegociação de dívidas do governo

Em pronunciamento oficial nesta segunda-feira (5), Fernando Haddad (ministro da Fazenda) divulgou detalhes do novo programa de renegociação de dívidas proposto pelo Governo Federal, conhecido como “Desenrola Brasil”.

Poderão participar do “feirão limpa nome” brasileiros endividados que recebem até dois salários mínimos por mês.

No entanto, é necessário se enquadrar em alguns requisitos, ou seja, é preciso que a dívida tenha sido inscrita nos birôs de crédito, como SPC e Serasa, até dezembro de 2022 e que o valor não ultrapasse R$5 mil.

Publicidade

O objetivo do novo programa de renegociação de dívidas do Governo Federal é justamente diminuir a inadimplência no Brasil, fazendo com que as famílias tenham melhores condições para quitar suas dívidas.

Na prática, o “Desenrola” irá ofertar condições de pagamento diferenciadas para os brasileiros endividados, como descontos nos juros acumulados, pois o próprio Tesouro Nacional dará a garantia de pagamento aos credores.

Vale lembrar que o Governo já tem uma proposta que facilita a negociação de débitos, que é a Lei do Superendividamento, onde é possível unificar todas as dívidas em uma só parcela, com valores que caibam no seu orçamento.

Contudo, a ideia do Desenrola Brasil é trazer ainda mais praticidade, pois o processo será mais simplificado, uma vez que a Lei do Superendividamento é preciso que o devedor entre com uma ação judicial, o que leva tempo.

O novo programa de renegociação de dívidas do governo está com data prevista para iniciar no mês de julho, onde os credores poderão começar a se cadastrar na plataforma.

Assim, somente após essa primeira fase, onde as dívidas serão inscritas no programa, que os endividados poderão começar a quitar seus débitos com descontos!