Se você chegou até aqui querendo saber se pode ter cartão de crédito com conta poupança, então, veio ao lugar certo, pois preparamos este guia para esclarecer tudo sobre esse assunto tão polêmico.

A seguir mostraremos para você em detalhes qual a finalidade de uma conta de poupança e se realmente os bancos liberam crédito no cartão através desse tipo de conta. Vamos conferir?!

 O que é uma conta poupança e como funciona?

A conta poupança é um tipo de conta bancária criada para guardar dinheiro e gerar rendimentos. Ela é regulamentada pelo Banco Central do Brasil e oferece algumas vantagens em relação à conta corrente, como:

Publicidade
Publicidade
  • Isenção de tarifas: a conta poupança não cobra tarifas de abertura, manutenção, nem de emissão de cartão
  • Segurança: o dinheiro depositado na conta poupança é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF
  • Rendimentos: a conta poupança rende juros, que podem ser maiores ou menores de acordo com a taxa Selic

Basicamente, essa não é uma conta para receber salário ou fazer movimentações financeiras, pois como o próprio nome sugere, a finalidade é poupar dinheiro.

Inclusive, vale destacar que a conta poupança possui algumas limitações com relação ao seu uso, pois geralmente só é permitido realizar 2 saques e 2 transferências ao mês e tirar 2 extratos mensalmente.

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito é um produto financeiro, assim como o empréstimo, cheque especial e financiamento. De modo geral, o banco libera um limite pré-aprovado para o cliente no cartão e esse pode usar como quiser, para realizar compras e pagamentos à vista ou parcelado.

Publicidade

O grande diferencial de um cartão de débito para o de crédito é que na primeira opção não é possível fazer parcelamentos, pois o cliente só pode usar os valores que tem em conta, sendo descontados automaticamente a cada transação, uma vez que não existe fatura.

Pode ter cartão de crédito com conta poupança?

A dúvida sobre se pode ter cartão de crédito com conta poupança é muito pertinente, uma vez que a grande maioria das instituições financeiras só oferece o cartão de débito nessa conta.

Pasmem, mas a resposta é sim! Embora a grande maioria esmagadora dos consumidores não saiba dessa possibilidade, tenha em mente que é possível.

Ao contrário do que muitos pensam, dá para liberar cartão de crédito na sua conta poupança e não apenas o cartão com função de débito.

Mas, atenção, pois não são todas as instituições financeiras que oferecem esse tipo de cartão na conta poupança. É o banco que decide se vai liberar cartão de crédito ou apenas débito para o cliente.

Além disso, existem algumas diferenças básicas no funcionamento do cartão de crédito atrelado à conta poupança, ao invés dos tradicionais cartões de conta corrente, por exemplo.

A maior diferença é com relação ao limite liberado, onde o banco usará o seu saldo na conta poupança como base para determinar o valor disponível no seu cartão, enquanto em outras opções o limite está associado à renda do cliente.

Outro ponto de diferença que vale destacar é quanto à forma de pagamento, pois quando você utiliza a função crédito, o valor da compra é debitado do saldo da sua conta poupança, mas você tem um prazo para pagar a fatura, geralmente de 30 dias

Se você não pagar a fatura em dia, serão cobrados juros e encargos e até mesmo retirado o valor mínimo da fatura da sua poupança de vez. Caso pague a fatura normalmente, dinheiro volta para a sua conta.

Como solicitar um cartão de crédito na conta poupança?

Se você tem uma conta poupança e tem interesse em ter o cartão de crédito atrelado a ela, saiba que deve entrar em contato com o seu banco e verificar se ele oferece essa opção. Se o banco oferecer, você precisará preencher um formulário e fornecer alguns documentos, como:

  • Cédula de identidade
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência

O banco analisará sua solicitação e, se for aprovada, você receberá o seu cartão de crédito em casa, podendo inclusive funcionar como débito e crédito junto!