As multas de trânsito são um incômodo para qualquer motorista. Além da frustração de ser multado, o valor da multa pode ser um grande impacto no orçamento, especialmente em tempos economicamente desafiadores. Por isso, muitas pessoas se perguntam se dá para parcelar multa de trânsito no cartão de crédito.

Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, esclarecendo se é possível fazer o parcelamento de multas do Detran no cartão de crédito. Vamos conferir?!

Pode parcelar multa de trânsito no cartão de crédito?

Dirigir no Brasil exige atenção constante às leis de trânsito e, por mais cuidadosos que sejamos, multas podem acontecer. Mas, e quando o valor da multa é alto e pesa no bolso? Existe a opção de parcelar no cartão de crédito?

Publicidade
Publicidade

Bom, saiba que SIM, é possível fazer o parcelamento de multas de trânsito no cartão de crédito, onde há alguns anos o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aprovou tal medida.

A Resolução Nº 697 foi aprovada em 10 de outubro de 2017, a qual diz:

“Artigo 23, § 3º: O recebimento de multas pela rede arrecadadora será feito exclusivamente à vista e de forma integral, podendo ser realizado parcelamento, por meio de cartão de crédito, por conta e risco de instituições integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).”

Publicidade

Inclusive, a medida não só começou a permitiu parcelar multas de trânsito no cartão de crédito quanto também flexibilizou outros pagamentos de débitos veiculares, como o parcelamento do IPVA, licenciamento e seguro DPVAT.

Dessa maneira, o condutor consegue pagar a multa de maneira mais acessível, sem que o valor pese em seu orçamento mensal.

Vale a pena parcelar multas de trânsito no cartão de crédito?

Via regra geral, o pagamento de multas é bem mais vantajoso quando feito à vista, podendo obter até 40% de desconto

Mas, quem não tem todo valor total à vista para pagar, a possibilidade de parcelar a multa no cartão de crédito é uma excelente alternativa.

Essa opção permite dividir o débito em parcelas menores, tornando o pagamento mais acessível e facilitando a regularização da situação.

Vantagens do parcelamento no cartão:

  • Pagamento mais acessível: as parcelas menores cabem melhor no orçamento, evitando comprometer outras despesas importantes
  • Planejamento financeiro: a divisão do valor permite um melhor planejamento das finanças, possibilitando a quitação da dívida sem comprometer o orçamento familiar
  • Evita juros e multas: o parcelamento no cartão de crédito ajuda a evitar o acúmulo de juros e multas por atraso no pagamento, o que pode tornar a dívida ainda maior
  • Praticidade e comodidade: o pagamento pode ser feito online, de forma rápida, segura e sem necessidade de enfrentar filas

Como funciona o parcelamento?

De modo geral, é possível parcelar em até 12x multas de trânsito e outros débitos veiculares no seu cartão de crédito, basta que tenha limite e realize o procedimento em uma instituição financeira que permita tal funcionalidade.

Por exemplo, o aplicativo da conta digital do PicPay permite pagar parcelado o IPVA e multas com qualquer cartão de crédito, basta cadastrar seu cartão no app.

Conclusão

O parcelamento da multa de trânsito no cartão de crédito é uma solução que oferece diversos benefícios para os motoristas. Essa opção permite um pagamento mais acessível, facilita a regularização da situação com o DETRAN e evita o acúmulo de juros e multas.

Mas, ao optar pelo parcelamento, lembre-se de verificar as regras do DETRAN do seu estado, calcular o valor total a ser pago e ter certeza de que o limite do seu cartão de crédito é suficiente para cobrir o valor da multa!