Buscando Empréstimo

0%

O Banco Central do Brasil autorizou nesta segunda-feira (13) a redução nas taxas do crédito consignado e em resposta negativa, os bancos decidiram suspender o empréstimo consignado do INSS.

Pasmem! É isso mesmo! Os bancos não estão liberando empréstimo para quem é beneficiário do INSS, até pelo menos o Governo Federal reavaliar os juros, que segundo as instituições bancárias, estão abaixo da margem aceitável.

Confira com o Solicite Fácil tudo sobre a suspensão do crédito consignado no Brasil e quais são as soluções caso você esteja precisando de dinheiro emprestado!

Publicidade
Publicidade

Suspensão do empréstimo consignado do INSS

O Governo Federal, juntamente com o Banco Central (BC) e o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), aprovou na última segunda (13) a redução nos juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Com a decisão, quem contratar o crédito consignado do INSS, contará com uma taxa de juros máxima de 1,7% ao mês (era de 2,14%).

Além disso, o teto dos juros para o uso do cartão de crédito consignado também caiu, passando de 3,06% para 2,62% ao mês.

Publicidade

Contudo, a notícia não foi bem recebida pelos bancos e financeiras que trabalham com a oferta de crédito consignado.

De acordo com as instituições, a diminuição nas taxas de juros da modalidade de crédito consignado de 2,14% para 1,7% ao mês está abaixo do aceitável. O novo teto é 0,44 ponto porcentual menor que o antigo limite, que vigorava desde 2022.

Em resposta à não aceitação das novas taxas, bancos públicos e privados estão suspendendo a contratação de empréstimo consignado, alegando que os juros não compensam a liberação do crédito e o risco de endividamento.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), atualmente, as instituições financeiras liberam mais de R$5,2 bi por mês em empréstimos consignados aos brasileiros.

Mais de 14 milhões de consumidores se beneficiam desse tipo de empréstimo, sendo que do total, cerca de 42% dos contratantes são pessoas negativadas.

Bancos que suspenderam a oferta de crédito consignado

Nesta quinta-feira (16) muitos bancos começaram a se posicionar em decorrência da não concordância das novas taxas do consignado do INSS.

Confira a seguir a lista dos bancos privados e públicos que suspenderam a oferta de empréstimo consignado:

  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Brasil
  • Itaú Unibanco
  • Banco Pan
  • Daycoval
  • Mercantil do Brasil
  • PagBank (PagSeguro)
  • Agibank (Agi)

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS FÁCEIS DE APROVAR

Riscos para os negativados

A decisão dos bancos de suspender a contratação de empréstimo consignado para beneficiários do INSS pode ser extremamente prejudicial à saúde financeira dos brasileiros.

De acordo com pesquisas, 65% dos empréstimos consignados são utilizados para pagar dívidas, como o cheque especial e fatura do cartão, e 21% é usado para pagar exames e medicamentos.

Como mostramos acima, quase metade desse público está com o nome sujo, fazendo com que não consigam aprovação em outras modalidades de crédito, o que pode aumentar expressivamente o endividamento.

Além disso, muitos bancos vão “se aproveitar” da suspensão do crédito consignado do INSS para ofertarem empréstimos com taxas elevadas.

Só em uma breve comparação, o empréstimo pessoalpode custar até 5x mais caro que o empréstimo consignado.

Sem contar que, além da análise de crédito ser muito mais rigorosa, o crédito pessoal costuma ter as taxas personalizadas para o cliente, ou seja, quem está mais endividado ou com score mais baixo, acaba pagando mais.

Por isso, muitos especialistas temem que a suspensão do empréstimo consignado do INSS por parte dos bancos pode acentuar a atual crise financeira que os consumidores brasileiros estão passando, podendo inclusive aumentar a inflação no país.

O que fazer após os bancos suspendem empréstimo consignado do INSS?

Se você está precisando de dinheiro, seja para quitar as dívidas, pôr as contas em dia ou comprar alimentos ou remédios, saiba que a suspensão dos empréstimos consignados podem prejudicar bastante.

Mas, calma, pois tudo tem solução! Enquanto os bancos não estão liberando crédito para beneficiários do INSS, a nossa dica é buscar ofertas de empréstimos com taxas mais acessíveis, como:

  • Empréstimo com garantia (taxas a partir de 0,89% ao mês)
  • Saque do limite disponível no cartão consignado (só em caso de emergência, devido as taxas cobradas)
  • Empréstimos pessoais acessíveis (Bom Pra Crédito e Finanzero tem ótimas opções)

Neste momento tão delicado financeiramente não recomendamos usar o limite do cheque especial e nem contratar empréstimos pessoais com taxas elevadas, pois acabará prejudicando ainda mais a sua situação.

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS FÁCEIS DE APROVAR