4 dicas rápidas de como manter seu nome limpo

Confira aqui quais são as melhores dicas para evitar o endividamento e assim continuar com seu nome limpo e o score bom!
26/01/2022

Em tempos de inflação nas alturas, desemprego e taxa Selic com os juros altos, fica difícil pagar tudo em dia, mesmo com o novo valor do salário mínimo. Por isso, saber quais são os caminhos de como manter o nome limpo pode ser o segredo para manter as finanças sob controle nos próximos meses.

E, ao contrário do que muitos consumidores pensam, saiba que é mais simples do que imagina se manter sem dívidas e com o score de crédito bem pontuado, basta usar das estratégias certas.

Então, se você acabou de limpar seu nome, deu adeus às dívidas e quer recomeçar do zero com força total, continue conosco que vamos te mostrar quais são as dicas de ouro para um 2022 tranquilo financeiramente!

Dicas de como manter o nome limpo

Quitar as dívidas é uma conquista e tanto, afinal, a gente tira um peso das costas, não é mesmo? Mas, melhor ainda é continuar com o nome limpo, o score positivo e as chances de conseguir crédito no mercado, concorda?

Só que para isso, é preciso abandonar os hábitos que levaram você a ficar negativado, para evitar que as dívidas voltem e a bola de neve das taxas de juros comecem tudo de novo.

Então, para lhe ajudar nessa missão de continuar com o nome limpo, separamos as quatro principais dicas dadas pelos especialistas financeiros! Aproveite!

1 – Continue pagando suas contas e parcelamentos em dia

Para manter o nome limpo é essencial não ter contas em atraso, visto que o não pagamento leva ao cadastro na lista de inadimplência dos birôs de crédito, como o Serasa e SPC.

Assim, a primeira grande dica é controlar o seu dinheiro, para conseguir pagar as contas em dia e no caso de ter parcelas em andamento, como empréstimos e prestações de renegociação de dívidas, siga pagando, pois de nada adiantará pagar a primeira parcela para sair da lista de inadimplentes e depois não dar continuidade.

Além disso, se você tem cartão de crédito ou usa o cheque especial, dê prioridade para o pagamento da fatura e do limite usado na conta, visto que esses além de levar a negativação também são os que têm as maiores taxas de juros do mercado.

Caso o salário não esteja dando conta de tanta despesa, a dica é buscar fontes alternativas de renda, como economizar para sobrar mais dinheiro no mês e tentar trabalhos freelancers para fazer uma renda extra.

Sem contar que manter as contas em dia é ótimo para o Cadastro Positivo e para aumentar o score de crédito, visto que com as novas regras do Serasa, a sua pontuação aumenta mais quando demonstra que é um bom pagador.

2 – Aproveite seu 13° salário

O décimo terceiro salário é o queridinho de muita gente, inclusive para aqueles que querem começar o ano no azul.

Uma boa sugestão é usar o 13° salário para quitar as dívidas ou antecipar o pagamento de contas, visto que muitas empresas costumam pagar junto com as férias e assim, começa a pagar a primeira parcela a partir do dia 1° de fevereiro.

3 – Use seu FGTS

O FGTS também é um excelente aliado na hora de saber como manter o nome limpo, visto que é uma fonte de renda que pode auxiliar no orçamento.

Muitas pessoas não sabem, mas uma vez por ano podem fazer o saque aniversário do FGTS, no mês de seu nascimento.

Além disso, se as finanças ficarem fora de controle, para evitar o endividamento e o pagamento de juros mais caros, a dica é buscar empréstimos com a antecipação do FGTS, que também é uma opção.

4 – Controle seu orçamento

Quando acabamos de sair das dívidas, o normal é ficar com limitações ao acesso ao crédito, ou seja, o cartão de crédito liberado tem menor limite, os empréstimos não são aprovados com tanta facilidade, os crediários de lojas fazem uma análise de crédito mais rigorosa, enfim.

Tudo isso ajuda você a gastar menos, afinal, sem essas ofertas de crédito, seu poder de compra diminui e o orçamento agradece.

Mas, para continuar com o nome limpo é indispensável mudar os hábitos e voltar a ter controle do seu dinheiro.

Por isso, para evitar um novo endividamento, faça um planejamento, comece a economizar no dia-a-dia e corte gastos, para sobrar mais dinheiro ao longo do mês.

Conclusão

Prontinho, nós do Solicite Fácil te mostramos qual é o caminho para se manter com o nome limpo, agora é tudo com você.

Faça bom uso dessas dicas e tente ao máximo evitar os gastos não planejados, bem como toda renda extra utilizar com sabedoria, para agregar em sua vida financeira e não se tornar um novo problema!

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.