Aprenda a usar seu 13º salário do jeito certo

Veja dicas para utilizar seu 13º de uma maneira que ele pode te ajudar a sair das dívidas e organizar suas finanças
17/11/2021
Publicidade

Publicidade

Fim de ano se aproxima e com ele, festas e celebrações para comemorar mais um ano que está por vir. Além disso, também está chegando a hora de receber a 1ª parcela do 13º salário.

Mas você sabe qual é a melhor maneira de usá-lo? É isso que iremos te mostrar neste conteúdo. Venha conosco para ver como tirar o melhor proveito desse ‘dinheiro extra’.

Publicidade

Publicidade

Quando o 13º salário será pago em 2021?

Direito de todos os trabalhadores contratados no regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou em bom português, de carteira assinada, o 13º salário costuma ser pago em duas parcelas, ambas com datas limites.

  • 1ª parcela: entre 1º de fevereiro e último dia útil de novembro do mesmo ano, o que em 2021 cai no dia 30 de novembro.
  • 2ª parcela: deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Qual é a melhor maneira de usar o 13º salário?

Agora que você já sabe em quais datas receberá as duas parcelas do 13º salário, chegou a hora de descobrir qual é a maneira correta de utilizar esse ‘dinheiro extra’. Porém, antes de tudo, é bom deixar claro que como os valores pagos aos trabalhadores variam bastante, e, que cada pessoa tem suas próprias necessidades financeiras.

Publicidade

Publicidade

Não gaste seu dinheiro com besteiras

Antes de mostrar os jeitos corretos de se usar o 13º salário, vamos mostrar o que não se deve fazer com ele. E a maneira mais comum é gastar o ‘dinheiro extra’ sem pensar, seja fazendo aquela fézinha no costumeiro jogo de azar, comprando presentes de natal sem necessidade, entre outras ‘besteiras’.

Parece óbvio, mas é assim que muitas pessoas fazem com seu 13º, gastam tudo em dezembro, se esquecendo das contas do começo do ano. Porém, janeiro sempre chega e com ele, também chegam as contas. Esse, infelizmente, é um ciclo comum, que se repete nas famílias brasileiras.

Boletos que poderiam ser pagos à vista com desconto são parcelados em vários meses, comprometendo já no começo do ano o orçamento familiar o ano inteiro.

Publicidade

É para isso que criamos este conteúdo, chegou a hora de mudar isso e quebrar esse ciclo.

Pague suas dívidas

Se existem dívidas, o 13º deve ser usado para quitá-las e eliminar qualquer tipo de pendência. Empréstimo pessoal não planejado, uso do cheque especial, rotativo do cartão de crédito ou atraso de algum compromisso, todas essas dívidas podem e devem ser quitadas com o 13º para começar o ano sem pendências.

Inicie 2022 com IPVA e IPTU pagos

Se não há dividas, mas os compromissos do começo do ano apertam o orçamento durante meses, então o 13º deve ser usado para quitar esses compromissos e dar alivio no orçamento durante o restante do ano.

Afinal de contas, na primeira semana do ano, como em um passe de mágica, o boleto do IPTU aparece, o IPVA chega, a anuidade do clube e a matrícula das crianças precisa ser renovada, assim como os uniformes e objetos escolares.

Publicidade

Tenha ‘renda extra’ todos os meses do ano

Outra prática que funciona muito caso você já tenha o costume de fazer a anotação do seus gastos é diluir as parcelas dos impostos e “se pagar”. Como assim? Divida o valor total do seu 13º por 12 e deposite a “parcela” mensalmente em uma conta separada. Assim, quando chegar realmente a hora de pagar o boleto, o dinheiro já estará organizado.

Seja qual for o destino do seu 13º, o que você precisa ter em mente é que ele pode ser um ótimo aliado no seu planejamento e uma oportunidade para você acabar com esse ciclo indesejado. Eu te asseguro que junto com o equilíbrio financeiro durante o ano todo, virá sua tão perseguida e desejada “sorte”.

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.