Entenda o que é e como economizar nas despesas fixas

Aprenda de forma descomplicada o que são as despesas fixas no orçamento e quais são as dicas para economizar!
02/02/2022
Anúncios



Anúncios



Seja você um consumidor normal ou dono de um negócio, com certeza já ouviu falar sobre os gastos fixos no orçamento, não é mesmo? Bom, esse é o tipo de conta que mais costuma pesar no bolso e por isso a importância de saber como economizar nas despesas fixas.

Segundo pesquisas, as despesas fixas costumam comprometer cerca de 60% do salário das famílias brasileiras, ou seja, é muito dinheiro e com certeza dá para reduzir esse custo para fazer seu dinheiro render mais.

Então, se você está precisando de um help para saber como economizar nas despesas fixas, continue conosco que vamos te mostrar as melhores estratégias!

Anúncios



Anúncios



O que são despesas fixas?

Despesas fixas, como o próprio nome sugere, são gastos fixos, ou seja contas que temos no orçamento todos os meses, recorrentes de nosso consumo básico, como:

  • Moradia (aluguel ou prestação de financiamento)
  • Condomínio
  • Conta de luz
  • Conta de água
  • Plano de internet, celular, streaming ou TV a cabo
  • Seguros
  • Plano de saúde
  • Mensalidade de escola, curso ou faculdade
  • Parcelas de empréstimo
  • Compras no crediário
  • Fatura do cartão de crédito

Embora seja difícil cortar essas despesas do orçamento, saiba que dá para diminuir o valor, apenas economizando e substituindo serviços.

Qual a importância de controlar as despesas fixas?

Por ser o tipo de despesa que mais pesa no orçamento, é muito importante diminuir o custo, para que seu salário ou benefício renda mais ao longo do mês.

Além disso, ao economizar com as despesas fixas, você ganha mais liberdade em seu orçamento, o que diminui as chances de endividamento.

Sem contar que no momento que você consegue economizar em qualquer tipo de gasto, sobra mais dinheiro e automaticamente você estabiliza suas finanças, podendo criar uma reserva de emergência ou até mesmo começar a fazer investimentos.

Então, sabendo da importância e que é possível reduzir os gastos mensais com as despesas fixas, confira a seguir as dicas de ouro de especialistas para economizar!

Dicas de como economizar com as despesas fixas

Se você quer ganhar um fôlego em suas contas, saiba que o primeiro passo é aprender como economizar nas despesas fixas e nós estamos aqui para lhe ajudar nessa missão, confira!

Pare de pagar tarifas bancárias desnecessárias

Seja para ter uma conta em banco ou um cartão de crédito, saiba que você pode ter um excelente serviço e produto financeiro livre de taxas e tarifas.

Hoje em dia o que não faltam são boas opções de conta digital sem taxa de manutenção, cartão de crédito sem anuidade e com cashback, bancos que oferecem saques e TED’s gratuitos, enfim.

Além disso, se precisar enviar ou sacar dinheiro, a melhor dica atualmente é o PIX, visto que é um sistema de pagamentos instantâneo e gratuito.

Inclusive, com o novo recurso do PIX saque e PIX troco você pode sacar dinheiro da sua conta sem precisar pagar um centavo por isso.

Renegocie as taxas de sua linha de crédito

Se você tem um empréstimo ou financiamento em andamento e acredita que as taxas de juros do seu contrato estão altas demais, saiba que é possível renegociar para ter melhores condições.

Você pode fazer isso de duas maneiras:

  • Tentar uma renegociação com a própria instituição credora
  • Pedir a portabilidade de crédito para outra instituição com taxas menores

Dessa forma você conseguirá uma boa economia nesse tipo de despesa fixa, até mesmo porque sabemos que, geralmente, os financiamentos e empréstimos comprometem boa parte do salário, não é mesmo?

Atenção no valor do seu plano de saúde

Se você tem um plano de saúde, sabe que essa despesa fixa tem grande impacto no orçamento, especialmente com os últimos reajustes.

Por isso, a nossa dica é tentar reduzir o custo dessa despesa buscando um plano de saúde mais acessível, desde que se encaixe nas suas necessidades.

Corte os serviços por assinatura

O mundo moderno trouxe uma série de facilidades às pessoas e uma delas é a possibilidade de poder assistir o que quiser por um preço bem mais em conta que os planos de TV por assinatura.

Entretanto, mesmo que o serviço de streaming seja mais barato em comparação à TV por assinatura, ainda assim é preciso repensar suas prioridades e gastos.

Você não precisa assinar o plano mais completo da Netflix, por exemplo, e nem contratar três ou quatro plataformas de streamings ao mesmo tempo.

Procure um cartão de crédito com mais vantagens e benefícios

O cartão de crédito é a terceira forma de pagamento mais utilizada no Brasil atualmente e embora muitos o enxerguem como vilão, saiba que pode ser um excelente aliado das finanças.

Por isso, para economizar mais no dia-a-dia e ter mais benefícios durante suas compras e pagamentos, procure ter um cartão que seja seu parceiro.

O ideal é ter um cartão de crédito livre de anuidade e que ofereça cashback, pois assim você não paga tarifas e ainda ganha parte do valor gasto de volta na sua conta.

Conclusão

Então, agora você já sabe como economizar nas despesas fixas? Saiba que por mais que sejam gastos mensais que todos temos, sempre é possível reduzir custos!

Posts relacionados