10 maneiras inteligentes de usar seu décimo terceiro salário

Guia rápido com dicas de ouro de como usar o décimo terceiro salário da melhor forma!
12/12/2022

Chega o fim do ano e algumas coisas nos fazem ficar animados, como o Natal, Réveillon e, claro, a possibilidade de usar o décimo terceiro salário.

Uma graninha extra é sempre bem-vinda, como é o caso do 13°. Mas é importante aproveitar esse dinheiro bem e utilizá-lo com algo que seja construtivo.

Para te ajudar nisso, hoje o Solicite Fácil traz este guia com várias dicas valiosas de como usar o dinheiro do décimo terceiro da melhor forma possível.

Siga com a gente e confira o texto para fazer o seu dinheiro render e não se arrepender depois. Vale desde quem está no aperto até para aquelas pessoas que estão em uma situação financeira mais tranquila. Confira!

O que é o décimo terceiro salário?

Implementado aqui no Brasil em 1962, através da Lei 4.090/62 e depois complementado pela Lei 4749/65, o décimo terceiro salário é um direito adquirido pelo trabalhador brasileiro.

O 13° nasceu uma espécie de gratificação, para ser usado, principalmente, em compras natalinas, Conforme descrito em lei:

“A gratificação corresponderá a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente”.

O décimo terceiro pode ser visto como um “salário extra” para o trabalhador e seu valor segue as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), sendo seu pagamento obrigação do empregador.

Ele também é um estímulo importante para a economia, ao colocar bilhões de reais a mais circulando na economia brasileira no fim do ano.

Quando será pago o 13° salário de 2022?

O 13° salário costuma ser dividido em duas parcelas, conforme traz o artigo 2° da Lei n° 4.749, que trata sobre o tema:

Art. 2º – “Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento da gratificação referida no artigo precedente, de uma só vez, metade do salário recebido pelo respectivo empregado no mês anterior”

Neste ano de 2022, nos locais em que o contrato de trabalho segue as regras da CLT, o pagamento da primeira parcela é realizado entre fevereiro até o dia 30 novembro, enquanto a segunda deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Em alguns contratos de outros regimes, tanto no setor privado como de funcionários públicos comissionados, também há a possibilidade do pagamento ser realizado em parcela única, no mês de dezembro.

Melhores maneiras para usar o décimo terceiro salário

Várias pessoas gastam todo o dinheiro do décimo terceiro com coisas supérfluas, o que muitas vezes gera arrependimento quando as necessidades reais batem à porta.

O valor do décimo terceiro pode ser muito útil, principalmente se usado de forma consciente. Sabendo disso, hoje trazemos uma lista com 10 maneiras inteligentes para você usar seu 13°.

Colocar as contas em dia, se livrar das dívidas, planejar 2023, investir, ajudar na realização de sonhos e projetos são algumas delas.

Então siga conosco e confira este guia cheio de dicas muito valiosas de como utilizar o décimo terceiro da melhor maneira possível.

Quitar as dívidas

Sofrimento com os juros, nome sujo, score baixo, dificuldade para obtenção de crédito, limitação do orçamento: estes são alguns dos problemas que as dívidas trazem.

A dor de cabeça e os problemas gerados pelas dívidas são muitos e para começar a sair deles você deve priorizar a negociação e quitação das dívidas.

Deve-se ter ainda mais atenção quando são dívidas mais pesadas, como a de cartão de crédito, com os juros rotativos muito altos, ou do cheque-especial, por exemplo.

Entretanto, na maioria das vezes, não é algo simples se livrar das dívidas, pois sabemos que as pessoas não ficam devendo porque querem e da bola de neve que pode virar.

E é por ser algo tão complicado que não devemos desperdiçar as chances, como, por exemplo, de utilizar o décimo terceiro para:

  • Quitar as dívidas que têm taxas de juros mais altas
  • Negociar a diminuição do valor total da dívida oferecendo ao seu credor o pagamento à vista
  • Realizar o pagamento de parcelas atrasadas antigas que geram maior cobrança de juros

Amortizar empréstimos e financiamentos

Fazer a amortização pode trazer muito economia, diminuindo o valor total inicial a ser pago por empréstimos e financiamentos feitos por você.

Boa parte do dinheiro a ser pago nos empréstimos e principalmente em financiamentos, como o imobiliário e veicular, é composto por juros bancários.

Ao fazer a antecipação do pagamento de parcelas, sobretudo as do fim do contrato, o valor dos juros diminui muito e, consequentemente, o montante total devido.

Fazer a amortização de um financiamento ou de empréstimos é uma das melhores formas que você tem de economizar dinheiro, além da tranquilidade de quitá-lo mais rapidamente.

Por conta disso, caso você tenha um contato do tipo, certamente realizar a amortização de parcelas é um dos usos mais úteis do décimo terceiro salário.

Adiantar os impostos de 2023

Outra boa opção para o uso do dinheiro do seu décimo terceiro salário é fazer o pagamento antecipado de impostos de 2023.

Adiantar o pagamento de impostos vai garantir maior tranquilidade para você no ano que está chegando, melhorando sua capacidade de planejamento do orçamento.

Outra vantagem é o desconto que você pode obter ao pagar impostos em parcela única e ou de forma antecipada, fazendo com que certamente esse é um bom uso desse valor extra.

Pagar antecipadamente impostos como IPTU ou IPVA, por exemplo, podem gerar uma boa economia para o contribuinte, pois há oferta de descontos interessantes.

Algumas prefeituras oferecem até 20% de desconto no pagamento integral e antecipado do IPTU, enquanto no caso do IPVA é possível ter 3% de desconto.

O uso do 13° para pagar impostos com antecedência, além da economia, pode ser importante para te manter em dia com órgãos públicos, evitando problemas futuros caso falte dinheiro na data limite de pagamento.

Colocar as contas em dia

Com milhões de famílias brasileiras endividadas e tantas outras fechando o orçamento no limite, quase no vermelho, manter as contas pode ser tarefa difícil.

Por isso, sempre que entrar um dinheiro extra, como é o caso da época do pagamento do décimo terceiro salário, é importante colocar o máximo de contas em dia.

E isso vai além de pagar possíveis parcelas que estejam em atraso, como quitar faturas parceladas de cartões de crédito, carnês de loja que dê para antecipar, entre outros.

Fazendo isso, além de resolver problemas do momento, você também poderá garantir maior tranquilidade no futuro, diminuindo valores de parcelamento que poderiam comprometer sua renda.

E ao colocar as contas em dia, você abre espaço para investir, viajar, adquirir bens e planejar outros objetivos que você e sua família tenham.

Reservar para os gastos de final de ano

Muitas pessoas gostam de aproveitar o período do fim do ano para fazer coisas como viajar, passear, confraternizar em família e dar festas.

Além disso, há as tradicionais ceias de Natal, presentes de Natal e festas de réveillon, que demandam gastos importantes.

Então, para quem gosta das festividades de Natal e da virada do ano, e mesmo quem não gosta tanto, mas aproveita a data para passear, ter um dinheirinho extra é importante.

Se algum destes é o seu caso, reservar o valor recebido no 13° ou parte dele para curtir o fim do ano pode ser uma ótima opção.

Diferente do caso de outros tópicos da lista, pode não ser algo “construtivo”, mas sabemos também da importância do lazer para todos e de celebrar datas como essas para muitos.

Aproveitar promoções

A Black Friday passou, ainda assim quem fica atento encontra ótimas promoções em qualquer época do ano e no mês de dezembro não é diferente.

Utilizar o dinheiro para aproveitar promoções e ofertas com bons descontos quando o pagamento é feito em dinheiro – seja em espécie ou Pix – também é boa forma de utilização do 13°.

Também te dá um poder de negociação com comerciante em alguns casos, pois pode valer a pena para eles darem descontos quando o pagamento é feito à vista.

Além disso, por vezes acontece de vermos produtos com preços especiais, seja por promoção ou liquidação, e não termos dinheiro no momento para fazer a compra.

Por isso, termos um dinheiro disponível para estes momentos pode ser interessante, ainda mais que é comum vermos liquidações pouco depois do Natal.

Realizar manutenções e melhorias necessárias

Outra boa utilidade para o dinheiro do décimo terceiro é cuidar dos seus bens e, por consequência, da qualidade de vida e segurança do seu núcleo familiar.

Fazer a manutenção da sua casa e do seu automóvel, por exemplo, é importante para garantir a segurança e trazer maior comodidade.

Realizar manutenção preventiva, a troca de equipamentos e pequenos reparos que se mostrem necessários para o bom funcionamento no dia a dia.

Além da manutenção, também vale utilizar o dinheiro para melhorias. No caso da residência, por exemplo, pode usá-lo para a compra de móveis e eletrodomésticos melhores e mais funcionais.

Isso certamente vai impactar no seu dia a dia de forma positiva, além de evitar problemas maiores e que apresentariam um maior gasto no futuro.

Começar sua reserva de emergência

Já falamos várias vezes sobre a importância de todos terem uma reserva de emergência para possíveis problemas, como perda ou diminuição de renda, acidentes, problemas de saúde e outros percalços.

Mas, infelizmente, nem todos podem juntar uma reserva para estes momentos difíceis e acabam sofrendo mais com este tipo de problemas que podem ocorrer.

Por isso, caso não haja necessidade de utilizar o dinheiro do 13° para algo mais urgente, tenha em mente que começar uma reserva de emergência é uma ótima ideia.

Isso irá te resguardar no futuro, dando mais tranquilidade quando você e seus familiares tiverem que passar por algum momento difícil.

O ideal, é não deixar o dinheiro parado na conta ou em uma caderneta de poupança, pelo baixo rendimento, fazendo que seu dinheiro possa perder valor diante da inflação.

O ideal é deixá-lo em contas com rendimento, como contas digitais que rendem a partir de 100% do CDI, garantindo que seu dinheiro não perca valor.

Investir com boa rentabilidade

Ainda pensando no futuro, fazer investimentos é outra ótima pedida para usar o valor que você irá receber do décimo terceiro neste ano de 2022.

E caso você tenha uma situação financeira um pouco mais tranquila, buscar investimentos com maior rentabilidade vale bem a pena.

O que indicamos é que você estude bem o mercado ou, caso não tenha tanto tempo, ao menos consulte pessoas que têm conhecimento comprovado e que você confia.

Alguns dos investimentos com maior rentabilidade apresentam alguma chance de perda de parto do dinheiro alocado.

Até por isso, indicamos que você diversifique seus investimentos em diferentes papéis e empresas diferentes, para ter mais segurança.

Além disso, com a Selic (taxa básica de juros) em alta os investimentos de baixo risco estão ótimos, juntando a segurança com a rentabilidade, o que é o sonho de todo investidor.

Abrir o próprio negócio

Muitas pessoas desejam abrir o próprio negócio, seja na área que já trabalham e têm experiência ou até mesmo do zero em um novo desafio.

Cada vez mais brasileiros buscam empreender e o valor pode ser usado como um complemento para um novo negócio começar a dar seus primeiros passos.

Se você tem esta vontade, o dinheiro extra do décimo terceiro salário pode ser importante para tirar os planos do papel e dar o pontapé inicial.

Com as facilidades disponibilizadas para quem busca se tornar microempreendedor (ME) e também microempreendedor individual (MEI), esse dinheiro pode muito bem ser usado para abrir o seu pequeno negócio.

Muitas pessoas buscam isso tanto para se verem livres do trabalho direto para alguém, assim como para terem maior chance de crescimento profissional e financeiro.

Aproveite as dicas e use da melhor maneira seu décimo!

Depois de ler essa lista, agora você não tem mais desculpas para usar mal e desperdiçar o dinheiro do seu décimo terceiro salário, não é mesmo?

Como vimos, são muitas as opções para você fazer o uso construtivo desta gratificação que é paga aos trabalhadores brasileiros no fim de todos os anos.

Para sempre ter informações e dicas como as trazidas no texto de hoje, basta ficar ligado aqui no site Solicite Fácil!

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.