Vantagens de investir dinheiro que podem mudar sua vida

Descubra aqui como investir seu dinheiro pode lhe ajudar a ter mais estabilidade financeira e projetos em médio e longo prazo!
31/01/2022

Muito se fala sobre economizar e fazer o dinheiro render mais durante o mês, mas a verdade é que você só conquistará a liberdade financeira quando descobrir as vantagens de investir dinheiro.

A boa notícia é que cerca de 40% dos brasileiros financeiramente ativos já investem dinheiro, segundo dados da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, promovida pela Anbima e em parceria com o Datafolha.

Fazer investimentos, seja na renda fixa ou variável, é uma forma de botar seu dinheiro a trabalhar para você, para ter mais qualidade de vida e principalmente construir um patrimônio sólido ao longo dos anos.

Então, se você ainda não começou a investir seu dinheiro, separamos quatro grandes motivos para começar ainda hoje! Confira!

Perfil do investidor brasileiro

Ao contrário do que muitos pensam, quase metade dos brasileiros adultos investem seu dinheiro (40%) e contrariando as expectativas, grande parte deste público é da classe C (48%) e classe B (44%).

Além disso, a pesquisa da Anbima mostrou que os homens investem mais que as mulheres (cerca de 55%) e a idade média dos investidores brasileiros é 42 anos.

Outro dado relevante apontado na pesquisa é que 42% dos investidores no Brasil têm nível superior, 43% ensino médio e 15% ensino fundamental.

Com relação ao tipo de investimento escolhido, a poupança ainda lidera o ranking (29% dos casos), seguido das aplicações em fundos de investimento (5%), títulos privados (5%), títulos públicos via Tesouro Direto (3%) e ações (3%).

Como o brasileiro investe?

A era digital tem influenciado bastante no comportamento dos investidores brasileiros. Ainda de acordo com os dados da pesquisa da Anbima temos os seguintes meios utilizados para se investir:

  • Aplicativo do banco (62%)
  • Pessoalmente no banco (55%)
  • Site do banco (39%)
  • Aplicativo da corretora de valores (22%)
  • Site da corretora de valores (19%)

Além disso, é importante destacar que 57% dos investidores no Brasil buscam informações sobre investimentos e mercado em blogs e sites financeiros, tendo como critérios de escolha a segurança e rentabilidade do ativo.

De onde o brasileiro tira dinheiro para investir?

Como vimos anteriormente, a maioria dos investidores brasileiros têm um perfil de renda na classe C e B, ou seja, são pessoas que não ganham salários altíssimos.

Assim, é de se pensar em como se tem dinheiro para investir, não é mesmo? Pensando que a inflação está nas alturas, que o custo de vida está caro e que o salário não é alto, é quase impossível conseguir acreditar que esse público consiga investir

Mas, como sempre dizemos por aqui, o importante é começar, nem que seja com pouco e por mais que acreditemos que não sobra nada do salário para investir, os resultados mostram o contrário.

Segundo a pesquisa da Anbima, os brasileiros conseguiram dinheiro para investir:

  • Deixando de sair para economizar com viagens, bebidas, festas, restaurantes e etc. (56% dos casos)
  • Evitando compras desnecessárias (24% dos casos)
  • Controlando as despesas em casa (19%)
  • Guardando uma parte do salário todos os meses (11%)
  • Trabalhando mais para ter uma renda extra (7%)

Então, agora que você já sabe que é possível investir mesmo ganhando pouco, vamos te apresentar as principais vantagens de fazer investimentos, confira!

Melhores vantagens de investir dinheiro

1 – Estabilidade financeira

Investir é o caminho mais seguro para você não só conquistar a liberdade financeira como também ter suas finanças sob controle.

Assim, investir seu dinheiro, além de lhe dar mais poder econômico, também lhe assegura uma maior qualidade de vida ao longo dos anos, sem preocupações com falta de dinheiro, por exemplo.

2 – Independência financeira

Como mencionamos, uma das principais vantagens de investir dinheiro é que você deixa de ficar dependente apenas do seu salário.

Por exemplo, como você se imagina daqui a 30 anos? Será que só a aposentadoria pública será suficiente para manter seu padrão de vida?

Bom, quando você realiza investimentos, automaticamente, está investindo no seu futuro, garantindo a sua independência financeira nos próximos anos.

3 – Alcance de objetivos

Em muitos casos, não conseguimos investir em um negócio, viajar ou realizar sonhos de consumo, como a compra da casa própria, sem ter que recorrer ao empréstimo de crédito, como financiamento, empréstimos ou cartão de crédito.

Assim, mais uma das vantagens de investir dinheiro é que você tem a oportunidade de transformar a sua vida e alcançar seus objetivos.

Seja na renda fixa (baixa rentabilidade, mas muita segurança) ou na renda variável (muita rentabilidade e pouca segurança), fazer investimentos é uma forma de juntar dinheiro para conquistar suas metas.

4 – Segurança financeira

Investir, começando com uma reserva de emergência e finalizando com um plano para a aposentadoria, é essencial para conquistar a sua segurança financeira.

Isso significa que se qualquer coisa sair fora do seu planejamento financeiro, você tem dinheiro para lidar com o problema, principalmente em casos de desemprego e doença.

Conclusão

Portanto, esperamos ter lhe ajudado com este guia a compreender melhor sobre o mercado de investimentos e a importância de você aplicar seu dinheiro, para garantir não só um presente mas também um futuro mais próspero!

Posts relacionados