5 dicas para ter uma vida financeira estável

Veja neste conteúdo exclusivo quais são maneiras mais eficazes para equilibrar suas contas e ter uma vida financeira positiva!
08/09/2021

Apesar de parecer ser algo simples, ter uma vida financeira estável não é para qualquer um. Afinal de contas, para conseguir equilibrar suas finanças é preciso criar um hábito que requer dedicação e muita estratégia, considerando que se trata da construção de bons hábitos financeiros.

E é justamente aí que muitos brasileiros se perdem, devido a pouca ou nenhuma educação financeira. É por isso que:

  • 64% dos brasileiros vivem no limite de seu orçamento;
  • 30% dos brasileiros maiores de 18 anos tem alguma dívida em atraso;
  • Somente 10% dos brasileiros estão financeiramente preparados para lidar com imprevistos;
  • 55% da população brasileira não adota medidas para assegurar seu futuro financeiro;
  • Somente 48% dos brasileiros têm um planejamento financeiro para realizar um sonho de consumo.

Você faz parte desses percentuais? Se sim, o que fazer para mudar essa situação? Bom, não há segredo ou fórmula mágica e sim a mudança nos hábitos relacionados às suas finanças.

Por isso, para lhe ajudar nessa missão preparamos este guia exclusivo, com 10 estratégias para mudar de uma vez por todas a sua vida financeira, para melhor! Aproveite!

1ª dica: Vida financeira estável requer viver abaixo de seus meios

Geralmente, à medida que o salário de um indivíduo aumenta seus gastos aumentam junto. De modo que, se ganha mil reais, gasta mil. Se ganha 5 mil, gasta 5 mil e por aí vai…

Infelizmente, tem gente que enquanto não dá um fim a todo centavo que tem, não ficam satisfeito e isso é um grave problema. Mas, saiba que é maravilhoso ter o hábito de possuir um custo de vida inferior ao que você poderia ter.

E por que é tão bom assim? Primeiro, por que você consegue poupar dinheiro e assim realizar seus sonhos financeiros gastando menos. Afinal, é muito mais barato comprar bens via poupança, do que comprá-los por meio de financiamentos.

Segundo, porque você se torna uma pessoa muito mais flexível financeiramente, já que não há muito que fazer quando se vive com a renda toda comprometida devido a financiamentos e parcelamentos, não é mesmo?

Terceiro, porque você aprende que não precisa de determinadas coisas para ser feliz, tendo outra visão sobre o que realmente é o consumo consciente. Então, se quer ter uma boa vida financeira, entenda que é preciso parar com isso de receber o salário e vê-lo ir embora completamente ao início do mês.

2ª dica: Elimine as dívidas para ter uma vida financeira positiva

As dívidas são um grande obstáculo na vida de qualquer pessoa. Elas atrapalham a criação do patrimônio e ainda preocupam e podem causar instabilidades emocionais.

Além do mais, os juros acumulados em dívidas tendem a virar uma bola de neve, como é o caso das contas com cartões de crédito

Por essa razão, faça da quitação das dívidas uma prioridade em seu orçamento familiar, pois essa prática irá abrir espaço para uma vida financeira saudável em todos os sentidos.

3ª dica: Sempre compre pelo valor e nunca pelo preço

Você se lembra do ditado popular que diz: “O barato sai caro”? Infelizmente, o brasileiro tem um péssimo hábito na hora de comprar e acaba sofrendo com esse ditado…

Grande parte dos brasileiros sempre busca comprar o mais barato, o que está na promoção ou com desconto. Mas, tão importante quanto avaliar preços, é avaliar a qualidade dos bens e serviços adquiridos.

Do que adianta comprar alimentos baratos, mas pobres em nutrientes e que comprometerão sua saúde? Ou investir em eletrodomésticos com preços menores, mas que não funcionam bem e ainda gastam mais energia?

Para ter uma vida financeira produtiva, saiba que é necessário equilibrar essa equação, ou seja, equilibrar o valor e preço dos bens e serviços consumidos.

Na maioria dos casos é muito mais interessante pagar um pouco mais e realmente se ter algo de qualidade, do que economizar e acabar tendo gastos ainda maiores no futuro.

4ª dica: Crie o hábito de acompanhar suas despesas

Tão importante quanto ter um orçamento mensal, é acompanhá-lo. Afinal, como já dizia Helmuth Von Moltke: “Nenhum plano de batalha sobrevive ao campo de guerra”.

Fatos inesperados podem (e vão acontecer), logo, é importante ter o hábito de acompanhar seu orçamento. A melhor dica para isso é ter seus gastos registrados em uma planilha, no qual você deve anotar, principalmente, as despesas geradas com o uso do cartão de crédito e debito.

Existem também aplicativos que podem te auxiliar no controle de suas finanças.

5ª dica: Faça bons investimentos

Os investimentos são super bem-vindos para quem quer prosperar na vida, não somente na questão financeira. Quer um exemplo? Pense na realização da casa própria… Ou naquele curso de especialização que irá lhe abrir milhares de oportunidades na sua carreira profissional…

Mas, além desse tipo de investimento, outras alternativas podem ser ótimas para conquistar cada vez mais a sua independência financeira, como:

  • Títulos do governo: trata-se de aplicações em renda fixa, que o oferecem baixo risco. Em alguns casos, você pode programar quanto receberá ao retirar a quantia daqui X meses ou anos;
  • Metais preciosos ou joias: é um tipo de investimento seguro e que sempre pode ser convertido em dinheiro;
  • Papéis de empresas (ações): são investimentos de maior risco, mas uma boa opção para quem tem algum conhecimento na área ou conta com o apoio de uma corretora.

Portanto, esperamos que com essas dicas você tenha percebido que ter controle sobre a sua vida financeira é um processo que exige disciplina, determinação e muita paciência. Mas, lembre-se que a base é o equilíbrio de suas finanças mês a mês, poupando dinheiro e investindo apenas no necessário.

Além do mais, esperamos ter lhe mostrado que não é preciso ganhar rios de dinheiro para se ter uma vida estável e feliz, pois tudo dependerá da maneira como enxerga as suas prioridades.

Então, siga as 5 dicas mencionadas aqui neste material e tenha a certeza de que está dando um grande passo rumo à um futuro próspero e sem dívidas!

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.