Quem divide uma conta bancária, então com certeza precisa saber como encerrar uma conta conjunta que nem sempre é fácil e gera muitas dúvidas considerando que ambos são titulares da conta.

Portanto, para garantir que você encerre sua conta da maneira correta, criamos este guia com tudo que você precisa saber para fechar uma conta conjunta de maneira eficiente e rápida. Confira!

Quando fechar uma conta conjunta?

Diversas são situações em que se aconselha cancelar uma conta conjunta, principalmente quando há mudanças na situação financeira ou na relação com o outro titular da conta.

Publicidade
Publicidade

Confira a seguir a lista de motivos que podem levar a decisão de encerrar uma conta bancária conjunta:

  • Divórcio ou separação
  • Fim de sociedade comercial
  • Falta de confiança ou o problema de comunicação entre os titulares
  • Divergências financeiras na maneira de gerir a conta

Passo a passo de como encerrar uma conta conjunta

Se você deseja finalizar a sua conta conjunta no banco, saiba que o processo é mais simples do que imagina, basta seguir os passos abaixo:

Comunique a decisão ao outro titular

Publicidade

A primeira coisa que deve se fazer é comunicar à outra parte que você deseja encerrar a conta conjunta. É fundamental que você tenha uma conversa honesta, deixando claro as razões pela qual deseja finalizar a conta.

Vale lembrar que para encerrar a conta é necessário haver um acordo mútuo entre as partes, o que facilitará o processo e evitará demoras e burocracias desnecessárias.

Liquidem os fundos da conta conjunta

Após ambas as partes estarem de acordo com o fim da conta conjunta, é hora de ir ao banco para iniciar o processo de cancelamento da mesma.

Nessa etapa, antes de solicitar o encerramento, vocês precisarão dividir o saldo da conta conjunta igualmente entre todos os titulares, transferindo os fundos para as contas individuais de cada um.

Vale destacar que dependendo do tipo de conta conjunta, as dívidas também serão repartidas entre todos os titulares, antes do encerramento da conta.

Entre em contato com o banco

Após terem acertado os saldos e as dívidas da conta conjunta entre todos os titulares, é necessário ir até a agência bancária que tem a conta conjunta.

Nessa etapa, é importante que todos os titulares da conta estejam presentes, portando seus documentos pessoais. Em alguns casos específicos, o banco pode solicitar documentos adicionais, como formulários de encerramento de conta conjunta.

Após ter finalizado a sua conta conjunta,  o ideal é abrir uma nova conta bancária, que pode ser uma conta corrente, por exemplo.

Aprendeu como encerrar uma conta conjunta?

Esperamos que este guia passo a passo de como encerrar uma conta conjunta tenha lhe ajudado a entender como funciona o processo legal e financeiro e quais etapas devem ser cumpridas.

Desde que haja um acordo entre todas as partes e todos os titulares estejam cientes sobre os valores que tem na conta e as dívidas contratadas na mesma, como faturas de cartão de crédito, parcelas de empréstimo e limite de cheque especial utilizado, será bem tranquilo fazer o cancelamento da conta.

Caso não consiga um acordo com os outros titulares, o recomendado é procurar ajuda de um profissional, como um advogado ou especialista financeiro!