Buscando Cartão

0%

Para os contribuintes de plantão, uma das dúvidas do momento é se quem tem cartão de crédito precisa declarar Imposto de Renda, considerando que milhões de brasileiros possuem limites altos em seus cartões.

Por isso, se você também quer saber se as despesas com cartão de crédito precisam ser declaradas no Imposto de Renda, continue conosco. Neste guia vamos esclarecer para você essas e outras questões importantes, afinal, com a Receita Federal é preciso evitar erros!

O que é e como funciona a declaração do Imposto de Renda?

O Imposto de Renda (IR) é um tributo federal obrigatório que incide sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas que residem no Brasil. O objetivo do IR é financiar os serviços públicos e promover a justiça social.

Publicidade
Publicidade

De modo geral, a declaração do IR é feita anualmente, geralmente entre os meses de março e abril. O contribuinte deve informar todos os seus rendimentos e despesas do ano anterior, utilizando o programa oficial da Receita Federal.

Para 2024, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda é de 15 de março até o dia 31 de maio, sendo esperada a prestação de contas de mais de 43 milhões de contribuintes.

Cartão de crédito precisa declarar Imposto de Renda?

Em geral, não é necessário declarar os gastos apresentados nas faturas com cartão de crédito na sua declaração anual do Imposto de Renda. 

Publicidade

Isso porque as operadoras de cartão já repassam automaticamente à Receita Federal as informações sobre as transações financeiras dos seus clientes, através da Declaração de Operações com Cartões de Crédito (DECRED).

Assim, nem o titular e nem os adicionais do cartão de crédito precisam se preocupar em fazer a declaração do IR, pois não é necessário.

No entanto, fique atento, pois caso tenha utilizado seu cartão de crédito para realizar pagamentos de gastos dedutíveis, como despesas com saúde, educação ou dependentes, pode ser preciso informar o valor total da despesa e o número do CNPJ do estabelecimento, descritos na fatura.

Conclusão

Embora não seja necessário declarar os gastos com cartão de crédito, eles dizem muito sobre seus hábitos de consumo, pois a Receita Federal tem acesso a diversas informações sobre as suas transações financeiras.

Então, para evitar problemas com o fisco e assim cair na malha fina, seja honesto e declare todos os seus rendimentos e despesas anuais que precisarem estar na sua declaração do IR!