Carregando

0%

Principal birô de crédito do Brasil, ao lado do SPC, a Serasa Experian atualizou seu método de análise de crédito. Com isso, a ferramenta que calcula a pontuação de crédito dos brasileiros, com base no seu comportamento financeiro, passou a se chamar Score Serasa 2.0.

O serviço é uma atualização na fórmula que calcula o ranqueamento de risco de crédito para brasileiros. A partir de agora, a ‘famosa’ análise de crédito passa a ter um peso maior para hábitos financeiros positivos.

Quer saber tudo sobre esta novidade, siga conosco, pois nesta publicação iremos mostrar, nos mínimos detalhes, como passa a funcionar essa ferramenta que é tão importante para o mercado financeiro!

Publicidade
Publicidade

O que é o Serasa Score?

O score é uma pontuação de crédito que varia entre 0 e 1000, sendo que quanto mais próximo seu número estiver do topo, maiores são suas chances de ter aprovado alguns serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimo, financiamentos, entre outros.

Assim como a maioria dos medidores de score funcionam, o Serasa Score também trabalha com uma pontuação que variam de 0 a 1000, indicando para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia.

Por que o Score Serasa 2.0 ficou melhor?

O serviço é uma atualização do ranqueamento de risco de crédito para os brasileiros que tem um peso maior para hábitos financeiros positivos.

Publicidade

Dessa maneira, o Serasa Score 2.0 acredita que as análises passem a ser mais justas e transparentes tanto para quem oferece crédito quanto para quem precisa dele.

O novo método para o cálculo de pontos, diminuirá o peso de dívidas passadas, e passará a levar em maior consideração os bons hábitos financeiros dos brasileiros. Assim, as contas pagas em dia terão um peso maior na sua pontuação de crédito.

Mas, como isso será feito? É bem simples, de forma resumida, a partir de agora o Cadastro Positivo passa a valer mais pontos que antes.

Além disso, atualmente quando uma pessoa paga suas dívidas, é preciso aguardar até 10 dias para que o sistema deixe de pontuar negativamente.

Com o Serasa Score 2.0, a atualização passa a ser feita de forma imediata, deixando de refletir na pontuação do score.

Como o cadastro positivo vai ajudar no score 2.0

Como falamos anteriormente, o Cadastro Positivo passará a ter um peso maior no cálculo do Score Serasa 2.0, mas você sabe o que é esse cadastro?

Trata-se de um banco de dados, que é alimentado pelos principais bureaus de crédito do Brasil como SPC, Serasa, Boa Vista e Quod.

Na prática, o Cadastro Positivo determina a inclusão automática dos consumidores ao banco de dados com informações de bons pagadores. Porém, para que isso seja feito é preciso realizar um cadastro no site de uma das empresas supracitadas.

Dessa maneira, você mesmo passará a alimentar seu histórico financeiro com as contas que forem sendo pagas. Assim, as empresas poderão analisar seu perfil de crédito como um todo, e não apenas se seu nome está negativado ou não.

A ideia do Cadastro Positivo é promover uma análise de crédito mais personalizada. Com ela, bancos e instituições financeiras poderão analisar melhor o perfil de cada solicitante, o que diminui a chance de inadimplência.

Por que o Cadastro Positivo é bom pro Score?

A partir do momento em que esses bureaus (birôs) possuem acesso aos seus dados, eles conseguem fazer um levantamento mais fidedigno do seu comportamento como consumidor, o que influenciará diretamente no seu score.

Quanto maior for seu Serasa Score 2.0, maior a chance de você ter crédito aprovado, além de contar com menores taxas de juros.

O que é e como funciona o cálculo do Score?

O score de crédito nada mais é quem uma tabela de pontuação que varia de acordo com o comportamento. A métrica varia de 0 a 1000, sendo que quanto maior for a classificação, melhor é a capacidade de pagamento da pessoa e que ela será menos suscetível a ficar inadimplente.

Quais são as pontuações do score?

  • Score de crédito baixo: 0 a 300 pontos
  • Score de crédito médio: 300 a 700 pontos
  • Score de crédito alto: 700 a 900 pontos
  • Score perfeito/quase perfeito: 900 a 1000 pontos

Como é calculado o Score de crédito do Serasa?

Cada bureau (ou birô) de crédito faz seu próprio cálculo, mas, geralmente, esse número é calculado com base nas suas negativações, consultas realizadas com seu CPF, histórico financeiro, de crédito e de pagamentos.

No caso da ferramenta do Serasa 2.0, ela é calculada por meio de Inteligência Artificial, e leva em conta seis critérios:

  1. Comportamento de consulta
  2. Consultas para serviço e crédito
  3. Crédito contratado
  4. Histórico de dívidas
  5. Pagamento de crédito
  6. Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito

Cada uma dessas categorias tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral.

Como aumentar seu score?

Várias informações circulam na internet sobre como aumentar o score. Inclusive, é preciso ficar atento aos mitos e verdades sobre o score de crédito que nunca te contam.

Resolvemos elencar quatro mitos e verdades para você não cair mais nelas, confira:

  • Atualizar dados cadastrais aumentam o score
  • Pagar as contas em dia ajudam no processo
  • Ter poucos cartões de crédito
  • Ter poucos financiamentos

Como consultar meu score de crédito?

Para consultar seu score, geralmente você precisará fazer um cadastro informando seus dados pessoais como CPF, data de nascimento, nome completo e identidade, além de associá-lo a um e-mail. Fazendo isso, já poderá consultar sua pontuação.