Carregando

0%

O Imposto de Renda (IR) é um tributo obrigatório no Brasil, no qual incide sobre a renda e os ganhos de pessoas físicas e jurídicas. Mas, e você? Já está conhecendo as novas regras para declarar Imposto de Renda em 2023?

Se a resposta for não, saiba que este guia vai lhe ajudar bastante, pois está atualizado com as novidades da Receita Federal para quem precisa fazer a declaração de Imposto de Renda.

Então, siga conosco e veja o que mudou no preenchimento da declaração do IR, prazos de entrega, formas de pagamentos, prioridades na restituição e muito mais!

Novidades para quem vai declarar Imposto de Renda em 2023

A declaração de Imposto de Renda é obrigatória para pessoas físicas e empresas que atingem determinados valores de rendimentos e patrimônio, devendo ser feita anualmente e apresentada dentro do prazo determinado pela Receita Federal.

Com relação à alíquota do Imposto de Renda, essa varia de acordo com a faixa de renda em que a pessoa ou empresa se encontra. Quanto maior a renda, maior é a alíquota aplicada.

Além disso, existem algumas despesas que podem ser deduzidas do Imposto de Renda, como gastos com saúde e educação, por exemplo.

Então, confira a seguir quais são as novas regras e procedimentos para declarar seu Imposto de Renda em 2023, evitando assim erros e possíveis penalidades!

1 – Obrigatoriedade em renda variável

Quem realizou operações de venda de ações em bolsas de valores cuja soma foi acima de R$40 mil ou que teve lucro sujeito à incidência de imposto nas vendas será preciso fazer a declaração do IR este ano.

Contudo, se a soma das vendas dos ativos (e não do lucro) ficarem abaixo de R$20 mil no mês, o investidor fica isento de tributação.

2 – Declaração pré-preenchida

Dentre as novas regras para declarar Imposto de Renda em 2023, a declaração pré-preenchida veio para ficar.

A tecnologia foi aprimorada e conta com mais informações que serão preenchidas automaticamente à declaração, incluindo a compra de imóveis e de criptomoedas.

3 – Fila da restituição do IR

Outra grande novidade para quem vai declarar Imposto de Renda em 2023 é com relação à forma de pagamento da restituição.

Agora, quem tiver imposto a ser restituído poderá solicitar o pagamento via Pix, tendo inclusive prioridade nos lotes de restituição.

4 – Ficha da declaração

Quem investe em ativos da renda variável precisa fazer a declaração do Imposto de Renda e este ano terá mudanças na ficha de “Bens e Direitos”.

Basicamente, agora os contribuintes precisarão inserir o código de negociação dos bens operados na Bolsa de Valores na ficha de declaração.

5 – Declaração da pensão alimentícia

Outra mudança na declaração do Imposto de Renda 2023 é para quem paga pensão alimentícia.

Este ano, os contribuintes que optarem por colocar a pensão alimentícia na declaração, irão precisar informar os rendimentos na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

E aí, gostou de conhecer quais são as novas regras para declarar Imposto de Renda em 2023?

Fique atento para não perder o prazo limite (15 de março até 31 de maio) e nem cometer erros na sua declaração, afinal, ninguém quer cair na malha fina, não é mesmo?!

PASSO A PASSO PARA FAZER DECLARAÇÃO DO IR