Entenda sobre as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil

Você sabe como os brasileiros pagam suas compras diariamente? Veja aqui quais são os tipos de pagamento mais usados no país e como funcionam!
27/01/2022

A maneira como as pessoas utilizam o dinheiro em seu dia-a-dia varia muito de país para país. Por exemplo, nos Estados Unidos o dinheiro em espécie e o cartão de crédito são os favoritos, enquanto que na China a preferência são os pagamentos pelo celular, via carteiras digitais e internet banking. Mas e aqui, você sabe quais são as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil?

Bom, o brasileiro ainda está em processo de modernização, onde a população mais jovem está começando a se adaptar aos meios de pagamento digitais, deixando um pouco o uso do dinheiro físico de lado.

Então, para você entender como funciona o mercado brasileiro quando o assunto é meios de pagamento e quais são as formas mais escolhidas pelos consumidores e suas vantagens, continue a leitura que vamos te explicar tudo sobre!

Quais são as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil?

O Brasil é um país de grande diversidade social, cultural e, claro, financeira. Isso se representa também nas formas de pagamento utilizadas pelos consumidores.

Entretanto, ao mesmo tempo em que somos diversos, também somos conservadores e por isso demoramos a nos adaptar e acolher novas ferramentas.

Por isso o dinheiro ainda é o meio de pagamento mais utilizado entre os consumidores brasileiros na hora de pagar suas contas e compras.

Mas, com a chegada do PIX esse cenário começou a mudar, uma vez que o pagamento gratuito, instantâneo e digital agradou e muito os brasileiros, principalmente no bolso, já que estamos falando de um tipo de transferência bancária sem taxas.

E além de tudo isso, o cartão de débito e crédito ainda são os queridinhos quando o assunto é facilidade no pagamento.

Então, para saber exatamente quais são as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil, preparamos uma lista com as quatro opções mais comuns, baseada na pesquisa realizada pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Sebrae em 2021!

Dinheiro

O dinheiro é a forma de pagamento escolhida por cerca de 71% dos brasileiros, principalmente por ser um meio tradicional, seguro e acessível.

No caso dos brasileiros, a moeda local é o real (BRL) e é um dos meios de pagamento preferidos pelo fato de que é aceito em qualquer lugar, desde o estabelecimento de pequeno porte até uma grande rede.

Além disso, um dos motivos que fazem os brasileiros escolherem o dinheiro em espécie para pagarem contas e compras é que a transação não tem taxa e nem exige cadastros, diferente de outros meios.

PIX

A segunda opção dos brasileiros para realizarem seus pagamentos é o famoso PIX do Banco Central, sendo escolhido por aproximadamente 70% dos consumidores.

Desde que foi lançado no Brasil, esse sistema de pagamento instantâneo e gratuito tem ganhado o gosto entre as pessoas, principalmente por oferecer praticidade e custo zero.

Diferente de uma transação via TED ou DOC, o PIX não cobra taxas de seus usuários pessoas físicas e no caso de pessoas jurídicas (empresas), alguns bancos já trabalham com pacotes de serviços com tarifa zero.

Além disso, o que chama a atenção para o PIX como forma de pagamento é a comodidade que ele traz, pois com apenas alguns cliques no celular você consegue enviar e receber dinheiro para o amigo aqui no lado ou lá na outra ponta do mundo, tudo em questão de segundos e sem cobrança de tarifas.

Sem falar que com o lançamento dos serviços PIX Troco e PIX Saque, esse meio de pagamento vai se popularizar ainda mais aqui no país nos próximos meses.

Com relação ao seu uso, a pesquisa mostrou que o PIX é muito usado para pagar amigos e parentes, serviços, compras online, alimentos, contas de restaurantes e consultas médicas.

Cartão de débito

O cartão de débito é o terceiro meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros, sendo escolhido por cerca de 66% dos consumidores.

Basicamente, estamos falando de uma forma de pagamento fácil de usar e com menores taxas, onde basta ter saldo na conta corrente ou poupança e pronto.

Inclusive, é um dos meios mais usados justamente por estar associado ao dinheiro, ou seja, a pessoa não consegue sacar o valor naquele momento e dá preferência ao pagamento em dinheiro, porém de forma digital.

Mas, além de ser uma forma de pagar que traz segurança aos consumidores, também seu uso se deve a sensação de controle do dinheiro, uma vez que o usuário só utiliza o cartão na função débito para pagar à vista, sem parcelamentos.

E como sabemos, a possibilidade de parcelar compras no cartão de crédito é muito amada, mas também odiada pelos brasileiros, pois devido a pouca educação financeira, é comum o endividamento.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a quarta forma de pagamento mais utilizada no Brasil (usado em 57% dos casos) e isso se deve ao fato de que o consumidor tem um maior poder de compra.

Como na função crédito é possível parcelar o pagamento de compras e até mesmo contas, o brasileiro acaba usando esse recurso para ganhar um fôlego no orçamento, visto que em muitas famílias o dinheiro não rende até o final do mês.

Além disso, o que torna o cartão de crédito tão atrativo é que ele traz benefícios adicionais ao consumidor, como:

  • Cashback (dinheiro de volta)
  • Descontos e ofertas exclusivas em parceiros do emissor
  • Seguros oferecidos pela bandeira, como proteção de preço, de compra e garantia estendida
  • Programa de pontos, que podem ser trocados por milhas aéreas, serviços e produtos

Sem contar que hoje em dia os cartões de crédito são praticamente aceitos em qualquer lugar do mundo, pois são emitidos em bandeiras de ampla aceitação no mercado, como a Visa, Mastercard e American Express.

E sabe o que também é muito interessante no uso do cartão de crédito? Muitos bancos e instituições liberam esse recurso para quem está negativado.

40 MELHORES CARTÕES DE CRÉDITO [FÁCEIS DE APROVAR]

Além disso, é um meio de pagamento essencial nos dias de hoje, especialmente para quem gosta de comprar pela internet, pois através do cartão virtual você paga sem o risco de ter seu cartão clonado, por exemplo.

Conclusão

Então, agora você já sabe quais são as principais formas de pagamento utilizadas no Brasil, certo?

Não existe um meio de pagamento melhor ou pior, tudo depende do seu perfil enquanto consumidor e da rapidez e facilidade que busca.

Se você é mais tradicional e gosta de lidar com o dinheiro em espécie na carteira, tem suas vantagens, já se você é mais moderno e prefere os pagamentos digitais, o PIX e os cartões também são ótimos aliados!

Posts relacionados