Carregando

0%

Neste ano, a Receita Federal lançou algumas mudanças para os contribuintes que precisam fazer a declaração do Imposto de Renda e uma delas é que a restituição por Pix terá prioridade no recebimento.

Basicamente, além das atuais prioridades (professores e idosos, por exemplo) e “quem entrega antes a declaração, recebe a dedução antes”, quem optar por receber a restituição pelo Pix poderá estar na lista nos primeiros lotes, que começa em 31 de maio e vai até 29 de setembro.

Quer saber mais sobre essa novidade para a declaração do Imposto de Renda 2023? Continue conosco que vamos te explicar tudo sobre!

Publicidade
Publicidade

Pix terá prioridade no pagamento da restituição do IR

Nesta segunda-feira (27), a Receita Federal (órgão responsável por administrar o Imposto de Renda no Brasil) divulgou as novas regras para os contribuintes que precisam fazer a declaração do IR.

Além disso, o fisco adiantou as datas em que serão pagos os lotes da restituição do Imposto de Renda.

Segundo a Receita Federal, uma novidade que irá facilitar a vida dos brasileiros contribuintes é o recebimento da restituição do IR por Pix.

Publicidade

Quem optar por ser restituído através de uma transferência via Pix poderá receber o valor nos primeiros lotes.

A mudança tem o objetivo de estimular ainda mais o uso do sistema de pagamento instantâneo e gratuito do Banco Central.

Mas, atenção, pois só será aceita a chave Pix CPF para o recebimento da restituição do IR, ficando o valor disponível para saque durante 12 meses.

De acordo com a Receita Federal, o recebimento da restituição do Imposto de Renda pelo Pix, além da maior praticidade, também traz mais segurança aos contribuintes, considerando que os erros nas transações diminuem drasticamente.

Outra ótima novidade que quem precisa declarar Imposto de Renda em 2023 poderá ficar atento é com a declaração pré-preenchida.

Quem fizer a declaração pré-preenchida este ano também terá prioridade na ordem de pagamento dos lotes da restituição.

Então, se você vai declarar IR em 2023, aproveite essa nova forma de pagamento para se beneficiar ainda mais!

PASSO A PASSO PARA FAZER DECLARAÇÃO DO IR