Cargando

0%

Que o Pix vem se tornando a principal forma de pagamento no Brasil todos nós sabemos, certo? E é por conta disso que os bancos decidiram que não mais oferecer transferências entre contas via DOC.

As instituições financeiras irão encerrar as transferências do tipo DOC até 29 de fevereiro de 2024, conforme anunciado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Confira todos os detalhes a seguir!

Fim das transferências entre contas via DOC

De acordo com dados do Banco Central (BC), o Pix é um recorde em número e volume de transações, tendo uma média de 66 milhões de transações diárias aqui no Brasil.

Publicidade
Publicidade

Em decorrência dessa popularidade, alguns métodos de pagamento foram sendo esquecidos pelos brasileiros, como é o caso do DOC (Documento de Ordem de Crédito).

No ano de 2022, de 63,071 bilhões de operações financeiras realizadas no Brasil, as transações via DOC somaram apenas 3,7% desse total (59 milhões).

Por conta dessa queda nas operações via DOC, a Febraban decidiu encerrar esse tipo de operação no Brasil.

Publicidade

Na prática, pessoas físicas e empresas só irão poder agendar ou emitir transações via DOC até o dia 15/01/2024, enquanto que para envio de dinheiro via DOC, a data limite será 29/02/2024.

Vale destacar que os bancos vão continuar realizando transações via TED (Transferência Eletrônica Direta) e Pix.

O que é e como funciona o DOC?

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é um sistema eletrônico utilizado pelos bancos no Brasil para realizar transferências de dinheiro entre contas de bancos diferentes.

Esse sistema foi criado em 1985 pelo Banco Central e é uma opção para quem precisa fazer transferências de valores até R$4.999,99, já que transferências acima desse valor precisam ser realizadas por meio de TED.

O processo para realizar uma transferência via DOC é simples e pode ser feito pela internet, aplicativo ou agência bancária, tendo a cobrança de uma taxa de juros, que varia de banco para banco.

O remetente precisa informar os dados do beneficiário, como nome completo, CPF ou CNPJ, número da conta e da agência bancária, além do valor da transferência.

Em geral, as transferências via DOC são compensadas no dia útil seguinte ao da realização da operação, desde que a transação seja feita dentro do horário estabelecido pelo banco, o que se torna um ponto negativo, principalmente se compararmos com o Pix, que é uma transferência gratuita e instantânea.

Então, se você tem um perfil financeiro mais clássico e ainda faz transferências entre contas via DOC, tenha em mente que vai acabar!