Por mais que a taxa de desemprego tenha caído e o valor do salário mínimo aumentado para R$1.320,00, ainda assim, segundo uma pesquisa realizada pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 40% dos brasileiros não conseguem pagar suas dívidas.

Isso significa que a cada 10 pessoas, 4 não tem dinheiro suficiente para se sustentar e pagar todas as contas mensais, aumentando assim o índice de inadimplência no Brasil.

Por isso, preparamos esta leitura rápida para você entender mais sobre o assunto e como isso pode afetar o seu bolso! Vamos conferir?!

4 em cada 10 brasileiros não conseguem pagar suas dívidas

Foi divulgado recentemente um estudo feito pelo CNDL sobre a inadimplência entre os brasileiros, no qual foi constatado que 40% dos consumidores não conseguem pagar todas suas contas ao final do mês, considerando sua renda mensal.

Tal situação ainda é reflexo da pandemia, pois mesmo que a economia brasileira tenha voltado a ativa, a taxa de desemprego tenha sido reduzida e o salário mínimo nacional subido, ainda assim a inflação ainda pesa no bolso dos brasileiros.

Desde a pandemia da Covid 19, a inflação no Brasil aumentou exponencialmente, puxando a taxa Selic para o alto também.

Só para ter uma ideia, em janeiro de 2021 a taxa Selic estava em 2% ao ano e agora em junho de 2023 está fixada em 13,75% ao ano.

Assim, a alta taxa de inadimplência atual, onde 40% dos brasileiros não conseguem pagar suas contas ao final do mês, ainda é reflexo da perda de renda provocada pela pandemia.

A situação afeta cerca de 66 milhões de brasileiros, sendo que o principal tipo de dívida é com o banco, com o uso do cartão de crédito e cheque especial.

Em comparação nos últimos 12 meses, a inadimplência entre os brasileiros aumentou 18,42% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já com relação ao público mais endividado no Brasil, estamos falando dos mais jovens e dos idosos, onde 3 em 4 idosos estão com dívidas atrasadas.

PASSO A PASSO PARA QUITAR SUAS DÍVIDAS

Taxa Selic na economia brasileira

Basicamente, a Selic é o índice que mais afeta a vida financeira do brasileiro no dia a dia, pois ela é uma referência para praticamente tudo, desde os nossos gastos até nossos ganhos.

A Selic é a taxa brasileira que determina os juros na contratação de crédito, como quando você usa o limite do cheque especial, paga o mínimo ou atrasa a fatura, financia um veículo ou casa, paga as prestações de um empréstimo, compra no crediário, enfim.

Além disso, a Selic também influencia na hora de realizar investimentos, principalmente para quem investe na renda fixa.

ENTENDA COMO A SELIC AFETA O SEU BOLSO