Você está com muitos cartões de crédito e precisa cancelar algum ou alguns deles? Ou está endividado com o uso do cartão e quer se livrar, de vez, destas dívidas e não sabe bem como proceder? Não se preocupe, pois nós vamos te mostrar como cancelar cartão de crédito, sem dor de cabeça.

Querendo ou não, o cancelamento do cartão de crédito é um direito que você consumidor tem. Ao tentar realizar o processo, é claro, as operadoras vão fazer de tudo para que você mude de ideia e desista do processo.

Então, acompanhe a seguir com o Site Solicite Fácil como você deve proceder para cancelar seu cartão de crédito.

Além disso, esclareça dúvidas importantes sobre o assunto, como se é possível fazer o cancelamento estando com dívidas em aberto, como proceder em casos de ter faturas a pagar, enfim! Vamos lá?!

O que é cancelar cartão de crédito e como funciona esse processo?

O cancelamento do cartão de crédito ocorre quando você consumidor não quer mais trabalhar com esta modalidade de crédito e solicita seu cancelamento definitivo, o que deve ser feito junto à operadora do cartão.

O cancelamento só ocorre através da Central de Atendimento da operadora do cartão. Outro detalhe importante: apenas o titular da conta pode solicitar o cancelamento do serviço.

Se houver cartões adicionais, ligados ao titular, estes também, automaticamente, serão cancelados.

Além do mais, saiba que nenhuma compra ou dívida é cancelada juntamente com o cartão de crédito. Neste caso, antes de cancelá-lo, esteja ciente das dívidas existentes nele.

Mas, a boa notícia é que você pode cancelá-lo a qualquer momento, bastando apenas pagar os valores em aberto.

Ah, mas fique atento, pois cancelar é diferente de bloquear o cartão de crédito. Confira mais detalhes sobre isso a seguir!

Qual a diferença entre cancelar e bloquear um cartão de crédito?

Muitas pessoas ainda fazem confusão com esses dois termos, mas saiba que sim, há uma diferença entre cancelar e bloquear o cartão de crédito.

Geralmente, o bloqueio ocorre quando a operadora do cartão considera que o cliente não deve mais utilizar aquele serviço, até que um determinado problema (geralmente dívida alta) seja resolvido.

Com o cartão bloqueado, o consumidor não pode fazer novas compras. O lado positivo é que ele também fica livre da anuidade (caso haja), durante o período em que o cartão estiver bloqueado.

Agora, para cancelar o cartão de crédito, você cliente deve sempre entrar em contato com sua operadora, para realizar o procedimento.

Isso porque o processo de cancelamento raramente é feito de forma automática, o que pode ocorrer apenas se houver um longo atraso no pagamento das faturas, por exemplo.

Quais são seus direitos ao cancelar o seu cartão

Dentre seus direitos de cancelamento do cartão de crédito, destacam-se:

Possibilidade de cancelar a qualquer tempo

Você pode cancelar seu cartão a qualquer momento, sem que precise esperar o fechamento da fatura ou da última parcela referente à anuidade. Para isso, basta entrar em contato com sua operadora de cartão.

Se você tiver dívidas pendentes, elas não o impedem de cancelar o cartão de crédito. Apesar disso, estas dívidas devem ser pagas, independentemente do cancelamento, que está previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Solicite comprovantes de cancelamento

Após realizar o cancelamento, sua operadora deverá emitir algum comprovante de cancelamento ou uma fatura zerada, sem um valor pendente, para comprovar esta operação.

Atente-se ao tempo que a instituição se comprometeu em emitir este comprovante. Caso você não receba este documento ou a fatura zerada no tempo determinado, acione a Central de Atendimento e cobre o documento novamente.

Se, mesmo assim, o caso não for resolvido, vá até a agência. Caso o problema persista, acione o Procon de sua cidade.

Cuidado com cobranças extras

Quando você efetuar o cancelamento de seu cartão de crédito e pagar todas as dívidas, a operadora não poderá efetuar qualquer outro tipo de cobrança.

Caso você receba alguma outra cobrança que não efetuou, e que considere abusivo, acione imediatamente os órgãos de defesa do consumidor, o Procon de sua região.

Observe ainda se seu cartão não foi clonado ou falsificado. Ao cancelar seu cartão, destrua-o imediatamente, para que você não corra nenhum risco de fraude!

Quem cancela o cartão: Emissor ou Bandeira?

No caso, você cliente deverá solicitar o cancelamento de seu cartão diretamente à sua bandeira de cartão de crédito, como Visa, Mastercard ou Elo, dentre outras.

Quando cancelar o cartão de crédito?

Você tem algumas variáveis para perceber se, de fato, está na hora de cancelar seu cartão de crédito. Dentre elas:

  • Dívida incontrolável com cartão de crédito
  • Número excessivo de cartões de crédito
  • Recebimento de um cartão que não foi solicitado por você
  • Busca por outro produto que seja mais vantajoso para suas condições financeiras

O que considerar?

Antes de cancelar seu cartão de crédito, considere algumas situações:

  • Verifique as dívidas ou se há parcelas pendentes
  • Entre em contato com a Central de Atendimento, para negociar eventuais dívidas e realizar o cancelamento
  • Confirme o cancelamento do cartão de crédito, que deverá ser comprovado por carta ou uma fatura zerada (como vimos acima)
  • Destrua o cartão de crédito cancelado, para evitar fraudes, como falsificação ou clonagem

Posso cancelar um cartão se eu ainda tenho parcelas a pagar?

Sim! Você pode cancelar seu cartão mesmo havendo parcelas nas faturas a pagar. No entanto, procure seu banco ou instituição financeira para renegociar estas dívidas que, mesmo com o cartão cancelado, deverão ser quitadas.

Como cancelar um cartão de crédito?

Você pode cancelar o cartão de crédito de forma presencial, pelo telefone ou online, como veremos adiante.

Os emissores vão fazer de tudo para que você permaneça com o cartão, mas caso esta não seja sua vontade, seja firme e cancele o serviço.

Titular

Apenas o titular do cartão de crédito pode realizar a solicitação de cancelamento do serviço. Os cartões adicionais serão automaticamente cancelados, ao se cancelar o cartão titular ligado a ele.

Pela internet

Por este meio, você pode solicitar o cancelamento de seu cartão de crédito pelo site da administradora de seu cartão ou, ainda, pelo site do banco ou instituição financeira a qual seu cartão está vinculado.

Passo a passo de como cancelar cartão de crédito online

Basicamente, funciona da seguinte forma, com algumas variações, dependendo do site:

  1. Acesse o site de sua operadora ou agência bancária
  2. Procure por cartão de crédito
  3. Vá em cancelar ou bloquear cartão
  4. Faça a solicitação de cancelamento
  5. Preencha os dados do cartão que serão solicitados
  6. Aguarde a confirmação de cancelamento
  7. Verifique se aparecerá o comprovante de cancelamento

Pelo telefone

Também pelo telefone você pode solicitar o cancelamento de seu cartão de crédito.

Passo a passo de como cancelar cartão de crédito pelo telefone

  1. Ligue na Central de Atendimento da operadora do cartão de crédito
  2. Número do telefone fica disponível, geralmente, no verso do cartão (provavelmente, um 0800), que funciona por 24 horas
  3. Solicite ao atendente o cancelamento do cartão e siga os passos orientados por ele

Pessoalmente

Você ainda pode ir, de forma presencial, a sua agência bancária para solicitar o cancelamento de seu cartão de crédito.

Passo a passo de como cancelar cartão de crédito presencialmente

  1. Procure o gerente de sua agência
  2. Explique a situação
  3. Solicite o cancelamento do cartão de crédito
  4. Siga as orientações do gerente
  5. Não se esqueça de solicitar o comprovante de cancelamento

Quando não é possível cancelar um cartão?

Você pode por direito cancelar seu cartão de crédito a qualquer momento. Não precisa esperar fechar a fatura ou vencer a última parcela da anuidade, para realizar o procedimento.

Agora, caso você tenha uma dívida alta com o cartão, procure renegociá-la ou quitá-la antes de cancelar seu cartão de crédito.

Principais cuidados para ter após cancelar um cartão

Ao se decidir por cancelar o cartão de crédito, tome alguns cuidados básicos para não ter problemas no futuro, como:

  • Confira se há alguma dívida pendente no cartão
  • Ao ligar para a Central de Atendimento, caso escolha esta opção, não se esqueça de solicitar o número de protocolo do atendimento, bem como o nome do atendente, o dia e a hora em que você fez a solicitação
  • Atente-se à confirmação de cancelamento de seu cartão, que pode ser feita por carta oficial ou pelo envio de uma fatura zerada, sem nada a pagar
  • Se você não receber esta confirmação no prazo pré-acordado, ligue novamente para a Central, com o número de protocolo em mão e solicite a confirmação do cancelamento
  • Não aceite novos cartões, especialmente se você não os tiver solicitado

O que fazer com o cartão após cancelá-lo?

Após você finalmente, ao passar por todo o processo, conseguir cancelar seu cartão de crédito, lembre-se de destruí-lo, imediatamente.

Agindo assim, mesmo com o produto já cancelado, você evita fraudes, como ter seu cartão de crédito clonado ou acabar tendo a falsificação de seu cartão e uso de seus dados de forma indevida!