Buscando proporcionar ainda mais praticidade para milhões de brasileiros, o Banco Central (BC) anunciou uma nova modalidade do seu sistema de pagamentos instantâneo e gratuito, que será o Pix Automático.

Dessa forma, ficará muito mais fácil e rápido pagar suas contas e boletos em geral, basta agendar um Pix. Inclusive, essa vai ser a solução perfeita para quem esquece as datas de vencimento e sempre paga juros por atraso.

Então, siga conosco, que neste guia completo vamos te explicar todos os detalhes dessa nova modalidade de pagamentos recorrentes que em breve estará disponível para uso!

O que é o Pix Automático?

O Pix automático é uma nova funcionalidade do Pix que permite que você autorize empresas a debitarem automaticamente valores da sua conta corrente para pagamento de boletos.

Em resumo, é como um débito automático em conta, só que usando o Pix, sendo uma opção que combina a praticidade do Pix com a previsibilidade das despesas mensais recorrentes.

Como funciona o Pix Automático?

Na prática, essa nova função do Pix permitirá que pessoas físicas e jurídicas agendem previamente o pagamento de contas e boletos.

Será necessário que você autorize o débito automático em conta via Pix e somente as empresas parceiras da instituição financeira que você tem conta poderão emitir a cobrança recorrente.

A cobrança automática poderá ser feita de duas formas:

  1. Contrato de prestação de serviço com débito automático via Pix
  2. Leitura de QR Code ou pelo Pix Copia e cola

Na primeira situação, a empresa irá enviar o contrato de prestação de serviço para o banco que você informou sua conta, chegará uma notificação no app do banco e você autoriza a cobrança agendada recorrente.

Já na segunda situação, a empresa irá emitir um QR Code ou Pix Copia e Cola para você, bastando que escaneie o código ou copie e cole no app do seu banco, autorizando o pagamento automático todos os meses.

Em ambos os casos, após a autorização, o pagamento da conta ou boleto em questão começará a ser feito de forma automática na data de vencimento, sem ser preciso que você autentique a transação.

Vale destacar que o usuário terá total liberdade no serviço, podendo estabelecer um valor máximo para o Pix agendado e até mesmo cancelar quando quiser.

Como cancelar o Pix agendado?

Conforme mostramos acima, o usuário pode acabar com o pagamento agendado por Pix a qualquer momento, como, por exemplo, quando decidir cancelar a assinatura de um serviço online.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo do seu banco
  2. Faça login na sua conta bancária
  3. Vá até a aba do Pix e procure a opção “Pix Automático”
  4. Selecione a empresa para a qual você deseja cancelar o pagamento automático
  5. Clique em “Cancelar” e confirme o cancelamento do Pix agendado para a empresa selecionada

Prontinho, a cobrança no mês seguinte não será mais realizada de maneira automática na sua conta corrente.

Que tipo de conta poderá ser paga com o novo Pix?

Confira a seguir algumas das empresas interessadas em oferecer essa nova forma de pagamento aos seus clientes:

  • Empresas de telefonia: Vivo, Claro, TIM, Oi
  • Empresas de energia: Eletrobras, CPFL, Energisa, Light
  • Operadoras de planos de saúde: Amil, Bradesco Saúde, SulAmérica, Unimed
  • Bancos: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil
  • Serviços de streaming: Netflix, Spotify, Disney+, Amazon Prime Video

Assim, será possível agendar transferências via Pix nas mais diversas áreas, como valores de mesada, mensalidades de escolas, doações, aluguel mensal, tarifa de condomínio, clubes por assinatura e serviços recorrentes, como academia, diarista e terapia, por exemplo. 

O agendamento do Pix será obrigatório?

Sim e não, depende do caso! De acordo com o Banco Central, os bancos e instituições financeiras serão obrigados a oferecer o Pix Automático este ano para os clientes Pessoa Física (CPF). 

Entretanto, os bancos e instituições financeiras podem escolher se desejam ofertar a modalidade para as empresas, ou seja, quem é cliente Pessoa Jurídica (CNPJ).

O Pix Automático terá taxas?

Assim como qualquer outro envio de dinheiro via Pix para pessoas físicas, o agendado também será de graça para os clientes da instituição.

Contudo, as empresas que vão aceitar o serviço do Pix agendado podem ser tarifadas, mas isso dependerá do acordo com o banco em que o cliente tem conta.

Quando vai ser liberado o Pix Automático?

Segundo o Banco Central do Brasil, o novo serviço do Pix está previsto para ser lançado oficialmente em abril de 2024, o qual será testado no mês de março.

O Pix Automático é seguro?

Sim, o Pix agendado é um sistema seguro, o qual é criado e testado pelo Banco Central do Brasil, que implementou diversas medidas de segurança para proteger os usuários, como a autenticação biométrica e a criptografia de dados.

Como se proteger de fraudes com o Pix Automático?

Como é uma nova funcionalidade, é preciso ficar atento aos golpes. Por isso, separamos algumas dicas para usar o Pix agendado com segurança, confira:

  • Autorize pagamentos apenas para empresas confiáveis: verifique a reputação da empresa antes de autorizar o pagamento automático
  • Fique atento aos valores dos débitos: confirme se o valor do débito automático está correto antes de autorizar a transação
  • Acompanhe seus extratos bancários: monitore os pagamentos realizados por Pix automático para identificar qualquer irregularidade

Conclusão

O Pix Automático é uma nova forma de pagamento que oferece muitos benefícios, como praticidade, segurança e agilidade nos pagamentos recorrentes. 

Dessa forma, você não precisará mais ficar pagando boleto por boleto todos os meses, pois em poucos segundos você autoriza a cobrança automática e não se preocupa mais. 

Mas, atenção, pois assim como no débito automático, é necessário que no momento da cobrança você tenha saldo em conta, para que o Pix possa ser efetuado com sucesso!