Carregando

0%

A data limite para realizar a declaração do IRPF está chegando e muitas pessoas ainda não sabem como declarar pensão no Imposto de Renda. O que é realmente necessário para realizar todo o processo de maneira segura e inteligente?

Como há muitos detalhes quando o assunto é preencher o documento, algumas pessoas acabam esquecendo desses pontos. No entanto, eles são fundamentais para garantir a veracidade de todas as informações. Então, veja neste guia exclusivo como declarar pensão no Imposto de Renda da maneira correta!

Quem pode ser dependente no IR 2024?

Como você sabe, existem diversas regras para preencher corretamente seu Imposto de Renda. Uma das mais conhecidas é sobre os dependentes, isso porque a maioria das pessoas que pagam IR possuem uma família.

Nesses casos, é fundamental que eles possuam filhos ou enteados com até 21 anos. Caso esses estejam cursando ensino superior ou técnico o prazo aumenta para 24 anos. 

Existem casos específicos em que o filho ou enteado não terá um limite previsto, incapacidades físicas e mentais são a causa principal. Dentro disso, outras informações podem ser inseridas, como os gastos totais com essa pessoa ao longo dos dias.

Caso tenha um filho para quem pague pensão, é fundamental que o coloque no documento porque isso garante algumas vantagens para você. Veja a seguir quando vale a pena declarar dependente no Imposto de Renda.

Quando vale a pena declarar dependente no IR?

Em primeiro lugar, dependente é aquela pessoa que manteve uma relação de dependência com o declarante do IR. Mesmo que seja por um período menor que 12 meses, o nome da pessoa pode entrar na lista, sobretudo em casos de nascimento e falecimento.

A partir dessas condições é possível começar a pensar em declarar pensão no Imposto de Renda. Como isso contribuirá para que um determinado valor do imposto seja devolvido, pense bem em como irá colocar as informações de gastos com essas pessoas.

Vale a pena declarar essa pessoa quando o rendimento dela é muito baixo. Lembre-se que ao preencher o documento irá também informar os dados de rendimento daquela pessoa e devem ser incluídos até mesmo bens como carros e valores depositados em alguma conta.

A vantagem é que você pode conseguir uma maior restituição, então sempre acaba sendo vantajoso. No entanto, se o seu filho ou filha, maior de 21 anos já tem uma renda maior, não acreditamos que seja uma boa ideia colocar ele na lista. 

Quanto deduz cada dependente no IR?

A dedução depende sobretudo de quanto você recebe, claro. Porém, existe um limite bem estabelecido no ano de 2024. O valor máximo que pode ser abatido pelos dependentes só pode chegar a R$2.275,08. Levando em consideração todas as regras quando for declarar pensão no Imposto de Renda.

Existe ainda uma possibilidade diferente. Nesse caso, o valor sobe para R$3.561,50. Isso acontece quando há gastos com educação e saúde. Por isso, é tão importante registrar todos os seus gastos e lembre-se que isso será conferido!

A dedução é muito útil porque ao longo do ano você pode acabar pagando altos valores de impostos. Sem contar que o IR é apenas mais um dos vários tributos que devem ser pagos. Existe também o IPTU e o IPVA que tiram o sossego de muitas pessoas.

Passo a passo de como declarar pensão no imposto de renda

Em primeiro lugar você precisa baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível tanto para usuários do Android como do Iphone. Veja a seguir suas especificações:

Quando finalizar o download do aplicativo você já pode começar a declarar pensão no Imposto de Renda a partir de alguns passos:

  1. Primeiramente entre na sua declaração na parte de “rendimentos Isentos e não tributáveis”;
  2. Agora vá em “novo”;
  3. Selecione o código 28 referente a pensão alimentícia;
  4. Informe agora o tipo de beneficiário;
  5. Finalize colocando nome, CPF e quanto foi recebido no ano.

Pronto, agora você já declarou seu primeiro dependente! Caso tenha outros é só seguir o mesmo processo. Garanta que todas as informações inseridas estão corretas para evitar problemas com a Receita.

Vale lembrar também que, atualmente, seu Imposto de Renda é facilmente calculado no próprio app. Então, saberá o quanto cada dependente irá deduzir do imposto, facilitando sua organização.

O que acontece se pai e mãe declararem filho no imposto?

Isso de fato pode acontecer e irá gerar uma duplicidade nas informações. Não é nada extremamente grave, mas o casal deve decidir quem irá incluir o filho/filha no Imposto de Renda, para que assim consiga receber alguma dedução. 

Claro, essas situações são para casais que entregam o Imposto de Renda de maneira separada. É impossível manter um dependente em duas declarações, portanto a melhor maneira de resolver isso é com o diálogo e notando quem tem mais gastos.

Vale destacar que assim como filhos e filhas, pais e mães podem entrar na declaração como dependentes. Há uma lista com os tipos de pessoas que podem ser inseridas durante o preenchimento do documento. 

Dito isso, quando for começar a declarar pensão no Imposto de Renda é fundamental que tenha conhecimento sobre esses pontos, pois eles garantem que terá um resultado mais adequado nas informações e uma restituição maior.

Agora você sabe todos os detalhes para declarar pensão no Imposto de Renda

Pronto! Agora você sabe como realizar a declaração de seu IR para dependentes. Como foi possível notar, é algo muito simples de fazer, apenas é fundamental que se tenha atenção dobrada ao colocar as informações referentes aos seus filhos ou filhas, deixando tudo bem claro.

Se está pensando em declarar pensão no Imposto de Renda, é preciso verificar se vale a pena colocar o nome de algum dependente. Lembre-se dos critérios de renda, entenda se realmente é algo que fará diferença, já que em alguns casos buscar uma certa informação sobre um dependente é difícil. Faça o possível para receber sua restituição corretamente!