Carregando

0%

Se você faz parte dos contribuintes que declaram a renda e ganhos ao fisco, saiba que a Receita Federal liberou nesta terça-feira (16) a consulta ao 1° lote da restituição do Imposto de Renda 2023.

A consulta à restituição do primeiro lote estará disponível aos contribuintes até a próxima semana e quem for restituído neste lote, já poderá ter acesso ao dinheiro a partir do dia 31 de maio. Confira!

Liberada a consulta ao 1° lote da restituição do Imposto de Renda

Como de costume, a Receita Federal está liberando em seu programa o acesso à primeira consulta da restituição do Imposto de Renda, o que tradicionalmente ocorre semanas antes do pagamento do 1° lote.

Publicidade
Publicidade

Para quem fez a declaração do Imposto de Renda 2023, a primeira consulta sobre os valores a serem restituídos, para saber se o contribuinte tem direito, começou dia 16/05 e vai até 24/05.

Quem estiver na lista de pagamento já no primeiro lote, poderá solicitar o valor da restituição a partir do dia 31/05.

Lembrando que a Receita Federal organiza os lotes da restituição do IR de acordo com prioridades definidas. Assim, tem maiores chances de receber no 1° lote os seguintes grupos:

Publicidade
  • Idosos com idade superior a 80 anos
  • Contribuintes em geral com 60 anos ou mais
  • Pessoas com deficiência física, mental ou doença grave
  • Professores da rede pública e privada

Lembrando que para este ano foram anunciadas algumas mudanças no Imposto de Renda e dentre elas a prioridade para quem solicitou a restituição por Pix ou fez a declaração simplificada (pré-preenchida).

Ademais, fora essas pessoas, terão maiores chances de receber a restituição já no primeiro lote os contribuintes que entregaram sua declaração até o dia 10/05.

E, quem não for contemplado no 1° lote da restituição do Imposto de Renda, calma, pois para este ano foram definidas cinco datas, ou seja, 5 lotes.

Portanto, saiba que você já pode fazer a consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda, basta clicar no link a seguir!

CONSULTA À RESTITUIÇÃO DO IR AGORA MESMO