Carregando

0%

Agora não é mais preciso que os brasileiros viagem até Nova Iorque, nos Estados Unidos, para ‘passar a mão no saco do touro’ e assim consigam ter mais sorte e dinheiro, como manda a superstição. Isso porque a B3, principal bolsa de valores do Brasil, agora  possui o Touro de ouro.

Nesta terça-feira (16), foi inaugurada, na cidade de São Paulo, uma réplica da famosa estátua do touro de Wall Street, onde turistas do mundo inteiro visitam para tirar fotos, mas também para ‘tocar nas bolas do touro’ e ter sorte e dinheiro, como manda a simpatia.

A diferença entre as duas estátuas é que o Touro norte-americano tem a cor mais voltada para o bronze, enquanto o brasileiro é completamente dourado.

Publicidade
Publicidade

Onde o Touro de Ouro fica?

A escultura ficará disponível em frente ao prédio da principal Bolsa de valor brasileira, a B3, na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade de São Paulo e pode ser visitado 24 horas por dia.

A obra foi esculpida pelo artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli, que tem ainda o economista, apresentador e influenciador digital Pablo Spyer como um dos entusiastas do projeto junto à B3. O Touro tem 5,10 metros de comprimento, 3 metros de altura e 2 metros de largura.

Entenda a tradição de ‘passar a mão no saco do touro’

Principal símbolo do mercado financeiro mundial, o touro está presente em várias bolsas de valores de todo o mundo e, segundo a tradição, a imagem do animal traz otimismo e prosperidade.

Publicidade

Apesar disso, o Touro de Wall Street, chamado Charging Bull (em inglês), localizado em Nova Iorque foi o que conquistou maior fama, já que entre seus simbolismos foi criada uma verdadeira lenda urbana que diz que quem ‘passa a mão no saco do animal’ terá mais sorte e dinheiro. A obra nova-iorquina foi inaugurada em 1989 e é de autoria do artista italiano Arturo Di Modica.

O que é a B3?

A B3 é a principal Bolsa de valores do Brasil e tem esse nome para fazer referência às iniciais de Brasil, Bolsa, Balcão. Localizada na cidade de São Paulo ela chegou a ser a 5ª maior bolsa do mercado financeiro no mundo, isso aconteceu em 2017.

A B3 está ligada a todas as bolsas de valores brasileiras e chegou ao seu formato atual após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), em março de 2017.