Descubra quanto rende um CDB hoje em dia

Veja aqui qual a regra e quais os rendimentos dos CDB dos principais bancos do Brasil!
13/12/2022

Se você quer começar a investir de forma segura, está no lugar certo! Hoje te mostramos quanto rende o CDB, que é um investimento tão seguro quanto a Poupança, mas bem mais rentável!

Investimento de baixo risco, simples e de boa liquidez, você pode começar a investir em Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) mesmo com pouco dinheiro (geralmente a partir de R$20,00).

Então, por sabermos a importância de fazer bons investimentos e por conhecer as vantagens do CDB, o Solicite Fácil preparou este guia para você entender como funciona e quanto rende este investimento extremamente seguro e com rendimento acima da inflação. Confira!

O que é e como funciona o CDB?

O Certificado de Depósito Bancário (CDB), de certa forma, pode ser visto como uma espécie de empréstimo que pessoas físicas fazem aos bancos.

Os bancos e instituições financeiras em geral utilizam este dinheiro para suas operações, como as de crédito, por exemplo, e pagam aos investidores pelo “empréstimo”.

O CDB é vinculado ao Certificado de Empréstimo Bancário (CDI), título que regula empréstimos de curtíssimo prazo realizados entre instituições financeiras brasileiras.

A Taxa CDI (valor dos juros cobrados nos empréstimos realizados entre os bancos para o fechamento do dia) é utilizada como referência para rendimento dos CDBs.

Os CDBs têm rentabilidade razoável, sendo bem superiores, por exemplo, à da poupança. A rentabilidade oferecida pode ser 100% do CDI, maior ou menor percentual.

Além disso, o CDB é um investimento de baixo risco, no qual pode ser um título bancário já com data prevista de resgate ou com liquidez diária, por exemplo, como veremos de forma detalhada a seguir.

É um investimento extremamente seguro também pelo tamanho das instituições financeiras por trás e pelo seguro do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Há diversas opções de CDBs, em vários bancos e instituições financeiras, sem cobrança de taxa de administração ou de custódia. É custo zero!

Para investir em CDBs, você deve entrar em contato com uma corretora ou com alguma das empresas financeiras que oferecem tal investimento, até mesmo pelo app do seu banco.

Assim, após abrir a sua conta, será o momento de analisar as opções de títulos, escolher o que considera melhor e fazer sua aplicação, simples assim.

Quanto rende o CDB?

O rendimento ao investir em CDBs pode variar bastante, dependendo do formato do investimento, do período que o dinheiro fica investido, da oferta da instituição, entre outros fatores.

Há bancos tradicionais, contas com rendimento automático, bancos digitais e outras instituições financeiras que oferecem diferentes porcentagens do CDI nas suas ofertas de CBD.

Há CDBs que pagam 100% do CDI, outros que pagam um pouco menos e outros que podem oferecer percentuais consideravelmente maiores.

A seguir, veremos de forma detalhada sobre formas de remuneração, rendimentos e diferentes modelos de CDBs, como o prefixado, pós-fixado e híbrido.

Rendimento do CDB prefixado

Quanto rende o CDB prefixado? Esse investimento conta com uma rentabilidade fixa e pré-estabelecida, ou seja, você já sabe quanto será o seu rendimento ao final do prazo de aplicação.

Por ser um investimento de renda fixa, o CDB prefixado permite que você saiba o valor que irá receber no vencimento do título no momento que escolher aplicar o seu dinheiro.

De forma básica, o rendimento desta modalidade de CDB é calculado e você sabe quando irá receber ao final do contrato, sendo o valor maior quanto mais duradouro for.

É considerada a taxa firmada em contrato, independente da Taxa Selic (taxa básica de juros) e outros fatores, para você saber o valor total a ser resgatado no final.

Além disso, outra coisa que você deve ter em mente ao investir em CDB prefixado, é que há desconto na tabela de Imposto de Renda (IR) e que o valor não pode ser resgatado antes do prazo.

Portanto, o prefixado não é a melhor opção se você crê que talvez precise ter acesso ao dinheiro em um prazo mais curto. Neste caso, o ideal é um investimento com maior liquidez.

Além disso, quanto mais tempo mantiver o investimento, menos pagará de imposto de renda, como poderá ver na tabela abaixo:

  • Aplicações de até 180 dias: alíquota de 22,5% no
  • Aplicações entre 181 e 360 dias: alíquota de 20% no IR
  • Aplicações entre 361 e 720 dias: alíquota de 17,5% no IR
  • Aplicações com prazos superiores a 720 dias: alíquota de 15% no IR

Rendimento do CDB pós-fixado

Outro modelo também popular e seguro é o CDB pós-fixado, em que o rendimento depende de fatores e taxas aos quais ele é vinculado.

No caso, o percentual de rendimento de seu dinheiro dependerá da Taxa CDI ao longo do período em que o dinheiro estiver aplicado.

Cada banco ou empresa financeira oferece um diferente percentual sobre o valor do CDI, normalmente ficando entre 85% até 120%, mas podendo ser menos ou mais.

Quanto maior o percentual de CDI oferecido, melhor será o lucro do seu CDB. Portanto, procure pelo maior percentual possível, partindo pelo menos de 100% sobre o CDI.

Quanto mais tempo deixar o seu dinheiro aplicado, mais ele irá render. E há opções com liquidez diária, mensal e no fim do contrato.

Obviamente, os títulos com liquidez no fim do contrato vão render maior pagamento. Por outro lado, a liquidez diária te permite acesso fácil ao dinheiro e rentabilidade a cada dia que ele estiver na aplicação.

A principal diferença do CDB prefixado que vimos acima para o pós-fixado, é que este segundo está muito mais sujeito a oscilações na rentabilidade.

Rendimento do CDB híbrido

Para fechar, trazemos o CDB híbrido, que, por sua vez e como o nome sugere, é uma “mistura” entre os outros dois formatos que vimos anteriormente, casos do CDBs prefixado e o pós-fixado.

Normalmente, o CBD de rendimento híbrido tem uma taxa que é prefixada juntamente com outra que é variável.

Os CDBs deste tipo são, em sua maioria, um percentual fixo de juros a serem pagos para você ao ano somado a uma variável, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Por exemplo, se você tem um valor fixo de 3% ao ano e o IPCA em um período de 12 meses for de 7%, seu rendimento anual sobre o valor investido no CDB híbrido será de 10%.

Investir em CDB pré-fixado, pós-fixado ou híbrido, qual o melhor?

Agora que você já sabe a diferença e quanto rende o CDB em cada uma das modalidades oferecidas no mercado, é comum ficar a dúvida sobre qual a opção com melhor custo-benefício…

Falar qual é a melhor das três opções irá depender de vários fatores, tanto pessoais do investidor quanto da economia nacional no momento e das tendências para os próximos meses.

Mas, para lhe ajudar a entender isso, confira a seguir os principais motivos que as pessoas podem ter para optar por cada uma das três modalidades!

Bons motivos para escolher CDBs pré-fixados

  • Saber exatamente qual o valor irá receber ao fim do contrato no momento que escolhe investir
  • Opções de CBDs prefixados de médio e longo prazo, para encaixar diversos planos
  • Grande gama de opções, permitindo a diversificação da sua carteira de investimentos
  • Investimento seguro e que independente de outros fatores, como das Taxa Selic e IPCA

Bons motivos para escolher CDBs pós-fixados:

  • Pode ter liquidez diária, permitindo que você resgate o dinheiro aplicado em um pós-fixado no momento que quiser que precisar
  • Possibilidade de negociar títulos também com liquidez no vencimento e, desta forma, conseguir obter um retorno maior que o de liquidez diária
  • Aplicação segura, contanto com a garantia do FGC

Bons motivos para escolher o CDBs híbridos:

  • Sujeito a oscilações na rentabilidade, só que menores, já que existe também uma taxa fixa pré-acordada.
  • Opções de resgate de curto, médio e longo prazo
  • Ofertas diversas em diferentes instituições, para todos os gostos e bolsos

Bancos que oferecem CDB com rendimento diário

Há vários bancos tradicionais, bancos digitais e outras instituições financeiras que disponibilizam CDBs com rendimento diário aos seus clientes.

Com tantas opções, você pode optar por investir no banco que já tem um relacionamento ou analisar se algum outro oferece melhores condições.

Confira abaixo os principais bancos brasileiros que disponibilizam esse tipo de investimento aos seus clientes e o rendimento em cada um deles, com liquidez diária:

  • Banco do Brasil: CDB com rendimento de 90% do CDI
  • BMG Invest Digital: CDB com rendimento de 100% do CDI
  • Bradesco: CDB com rendimento de 101% do CDI
  • Banco Inter: CDB com rendimento de 100% do CDI
  • BTG Pactual: CDB com rendimento de 103% do CDI
  • Caixa Econômica Federal: CDB com rendimento de 93,5% do CDI
  • C6 Bank: CDB com rendimento de 102% do CDI
  • Itaú: CDB com rendimento de 90% do CDI
  • Santander: CDB com rendimento de 102% do CDI
  • Sofisa Direto: CDB com rendimento de 110% do CDI
  • Banco Pan: CDB com rendimento de 103% do CDI
  • PagBank: CDB com rendimento de 110% do CDI

Vale ressaltar que algumas destas instituições financeiras têm CDBs com maior rendimento, entretanto sem liquidez diária das descritas acima.

Além disso, em algumas delas e em outras empresas financeiras há também opções de CBDs pós-fixados e híbridos que você pode conferir em seus sites.

Trouxemos ofertas de alguns dos principais players do mercado brasileiro. Entretanto, bancos e instituições menores costumam oferecer boas condições de investimentos, que podem ser encontrados em pesquisas diretas e em corretoras.

Conclusão

Então, gostou de conhecer mais e saber quanto rende o CDB? Esse é um ótimo investimento para você que quer sair daPopupança, pois é confável e dá para começar com pouco dinheiro, sem contar que é muito mais rentável!

Para ter acesso às melhores dicas, informações e ficar atualizado de tudo que envolve o seu bolso, fique ligado nos textos do Solicite Fácil.

Aqui trazemos tudo sobre finanças pessoais, investimentos, linhas de crédito, negócios, as melhores promoções, cartões de crédito destacados, formas de fazer renda extra e muito mais.

Tudo isso com o foco em ajudar, através de informações relevantes e de novas ferramentas, a melhorar a sua vida financeira e também a de sua família!

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.