Carregando

0%

Se você recebe o Bolsa Família, faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou pertence à uma família de baixa renda, é extremamente importante saber como funciona o Auxílio Gás.

Esse é um auxílio financeiro que o Governo Federal disponibiliza a milhões de famílias brasileiras, onde o valor é usado para comprar o gás de cozinha.

Quer saber mais sobre as regras, valor, quem tem direito e como se cadastrar para receber o vale gás? Neste guia vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Publicidade
Publicidade

O que é o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás Brasil, também conhecido como Vale-gás, é um programa social criado pelo Governo Federal brasileiro em 2021, no qual atende mais de 10 milhões de brasileiros hoje em dia.

Basicamente, estamos falando de um valor fornecido para ajudar famílias de baixa renda a comprarem seu botijão de gás.

O objetivo do programa é aliviar o impacto financeiro do aumento do preço do gás de cozinha, que afeta principalmente as famílias de baixa renda, que muitas vezes precisam escolher entre comprar alimentos ou o botijão para cozinhar.

Publicidade

Como funciona o Auxílio Gás?

O funcionamento do programa é bem simples, ou seja, basta se cadastrar e caso seja aprovado para receber o Auxílio Gás, ganhará uma quantia para a compra do botijão.

Na prática, o programa fornece uma transferência de renda de um valor fixo a cada dois meses para famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O recebimento do valor é através da Conta Poupança Social Digital da Caixa, que pode ser acessada gratuitamente pelo app Caixa Tem.

O calendário de pagamento do Auxílio Gás segue o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário.

Qual o valor do Auxílio Gás?

Esse foi um benefício criado durante a pandemia da COVID-19, uma vez que o preço do gás de cozinha disparou no mercado.

O valor do Auxílio Gás de 2024 ainda não foi atualizado, mas até o momento é pago o R$102 a cada dois meses.

No entanto, como esse é o valor do vale gás de 2022, é importante ficar atento aos canais oficiais do governo, para acompanhar possíveis mudanças no valor e nas regras de elegibilidade do programa.

Quem pode receber o Auxílio Gás?

Para se inscrever no programa é necessário atender alguns pré-requisitos do Governo Federal, como ser baixa renda e ter o CadÚnico atualizado.

Confira a seguir quais são as regras de elegibilidade para ter direito ao auxílio vale gás do governo:

  • Estar inscrito no CadÚnico do governo federal. Se você ainda não estiver cadastrado, pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para se inscrever
  • Ter uma renda mensal per capita de até meio salário mínimo
  • Morar em domicílio sem rede de distribuição de gás canalizado. Ou seja, se você já recebe gás encanado em sua residência, não poderá solicitar o auxílio

Conclusão

O Auxílio Gás Brasil é uma importante iniciativa do Governo Federal para ajudar as famílias de baixa renda a acessar uma fonte de energia limpa e segura para cozinhar seus alimentos, e para aliviar o impacto financeiro do aumento nos preços do gás de cozinha.

Por isso, se você se encaixa nas regras para receber o benefício, faça o quanto antes a sua inscrição no programa!