Carregando

0%

Em uma medida que visa injetar recursos na economia e aliviar o bolso dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas

A assinatura do decreto que oficializa a antecipação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (13) e publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A antecipação do décimo do INSS é uma prática recorrente desde 2020, onde milhões de brasileiros tem acesso a 50% do valor do 13° durante o primeiro semestre do ano, sem precisar esperar até dezembro para receber o valor integral.

Publicidade
Publicidade

Beneficiados pela antecipação do 13° salário do INSS

A antecipação do 13º salário do INSS alcança cerca de 37 milhões de pessoas, entre aposentados e pensionistas. De acordo com o governo, a medida vai injetar R$52 bilhões na economia brasileira, impulsionando o consumo e aquecendo diversos setores.

Impacto na economia

A antecipação do 13º salário é uma medida importante para fortalecer a economia e ajudar as famílias brasileiras, especialmente neste momento de retomada do crescimento“, destacou o ministro da Economia, Fernando Haddad.

Especialistas em finanças também elogiam a iniciativa. O economista Pedro Silva destaca que “a antecipação do 13º contribui para aliviar o orçamento das famílias e fomentar o consumo, especialmente em um momento de retomada da economia“.

Publicidade

Assim, espera-se que a medida gere uma injeção de recursos na economia, impulsionando o consumo, gerando novos empregos e fortalecendo diversos setores da atividade econômica.

Calendário de pagamento da antecipação do 13° salário do INSS

Via regra geral, o governo federal irá antecipar o pagamento do décimo terceiro para aposentados e pensionistas do INSS que recebem até dois salários mínimos mensais.

O pagamento da antecipação será feito em duas parcelas, sendo a primeira metade paga entre os meses de abril e maio e a segunda metade entre maio e junho.

Confira a seguir o calendário oficial com as datas de pagamento:

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo: