Carregando

0%

O saque de aniversário do FGTS é uma modalidade especial na qual trabalhadores com carteira assinada não precisam esperar uma aposentadoria ou demissão para resgatar o dinheiro. Seu funcionamento pode deixar muitos confusos, mas não é tão complicado assim.

O saque está disponível para todos desde o ano de 2020. A partir dele você garante uma parte do seu FGTS na conta sem precisar esperar a demissão. 

No entanto, o saque de aniversário do FGTS conta com algumas regras e requisitos importantes de saber, confira mais ao longo do texto e tire todas as suas dúvidas!

Publicidade
Publicidade

Como funciona o saque de aniversário do FGTS?

Você pode garantir o saque do valor a partir do calendário definido pelo FGTS. Cada funcionário tem direito a resgatar uma parcela do fundo e também uma parcela fixa extra.

E sim, o valor fica disponível com base no calendário, por isso é tão importante acompanhar ele. Além disso, mesmo na data em que ele estiver pronto para transações, você não precisa retirar, pode deixar na conta por algum tempo.

Caso aconteça do trabalhador não realizar o saque dentro de certo prazo, a parcela retorna para a reserva do Fundo de Garantia.

Publicidade

Saiba também que pode receber em outros bancos sem nenhum problema. O importante é ter a mesma titularidade cadastrada na Caixa e não possuir nenhum tipo de restrição para receber o valor na conta.

Qual é o valor do saque aniversário?

Os valores para o saque de aniversário do FGTS possuem variações de acordo com a quantia que você tem disponível. 

Por exemplo, uma pessoa que tem de R$ 5.000,01 até R$ 10.000,00 pode recolher até 20% do valor, mais uma parcela fixa.

A porcentagem diminui de acordo com a quantidade que o trabalhador possui depositado em conta. Por outro lado, o valor da parcela fixa se mantém em constante aumento. 

Assim, não importa o momento do ano em que solicitar, você pode receber um ótimo valor. Mas lembre-se que em caso de demissão esse valor será perdido, assim como a multa que incide em cima dele.

Como funciona para receber o saque de aniversário do FGTS?

É bem simples na verdade, já que hoje você consegue fazer o processo pela internet. Claro, caso queira mais segurança e instruções diretas, vale a pena ir até uma agência da Caixa para fazer o saque.

Já no app, você pode realizar os seguintes processos para fazer o seu saque:

  • Baixar o aplicativo do FGTS, disponível para usuários Android e iOS;
  • Agora você deve entrar com seu login e senha Caixa;
  • Verifique os valores que estão disponíveis para saque no momento;
  • Depois disso basta indicar uma conta na Caixa ou em outra instituição para conseguir receber. Não há taxas;
  • Depois disso o valor pode estar disponível em sua conta no período de até 5 dias úteis.

Claro, para que isso seja possível é necessário que siga as informações do calendário. Sem contar que você deve solicitar diretamente a adesão ao saque aniversário para conseguir realizar as transações.

O processo de saque é bem simples, além de ser possível fazer ele em diversos bancos. Depois que o dinheiro está liberado, não há restrições sobre o que fazer com ele. Aproveite!

Como saber se tenho direito ao saque aniversário do FGTS?

Na verdade, a maioria dos trabalhadores tem acesso a essa modalidade. Tudo que precisa é ter contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia e, claro, um saldo positivo para conseguir sacar.

Todo processo de adesão é opcional e você precisa entender as regras. Caso comece a utilizar essa modalidade, pode ficar sem o Fundo de Garantia no caso de demissões e de aposentadoria.

Outra regra importante de mencionar é que em caso de demissão o trabalhador não poderá sacar o valor integral do FGTS. Em outras palavras, pode acabar perdendo muitas coisas e a multa será menor por conta dos saques realizados.

Por outro lado, o saque de aniversário do FGTS é realmente uma ferramenta útil para quem precisa de dinheiro com urgência. Recomendamos porque, de toda forma, é um dinheiro seu e pegar um empréstimo poderia gerar muitos juros altos.

Quando posso sacar o saque aniversário do FGTS?

Como o nome sugere, o saque de aniversário do FGTS permite que o trabalhador retire o dinheiro com base no mês de seu aniversário. 

Por exemplo, quem nasceu em Janeiro tem o período de saque definido de janeiro até março para fazer a solicitação.

Em contrapartida, quem nasceu em dezembro de certo ano conseguirá realizar o saque até fevereiro do ano seguinte.

É um período longo, então pode aproveitar para saber se realmente vale a pena retirar o dinheiro da conta. Caso não faça o saque até o dia final estipulado, ele volta para seu saldo do FGTS!