Carregando
0%Você pode até pensar que não, mas o salário mínimo e aposentados estão mais relacionados do que você imagina. Isso porque qualquer mudança no valor do salário mínimo nacional afeta não só quem recebe algum tipo de benefício, mas todo mundo que tem um emprego fixo, as empresas que fornecem as vagas e muito mais.
Quer entender melhor todas as formas que o salário mínimo e aposentados se relacionam? Continue lendo que vamos te explicar qual tipo de influência um tem sobre o outro e como as mudanças podem ser algo positivo para todos os trabalhadores e beneficiários do governo!
Qual a relação entre salário mínimo e aposentados?
Você já parou para pensar no quanto o salário mínimo e aposentados estão interligados? Caso ainda não tenha, você vai se surpreender ao saber o nível de influência que um tem sobre o outro.
Ou melhor, o nível de influência que o salário mínimo tem sobre todos os brasileiros, sejam eles trabalhadores ou donos de empresas.
É porque o salário mínimo é a base para calcular qualquer salário que os trabalhadores recebem ou qualquer ajuda que o governo possa dar.
Então, é por isso que o salário mínimo e aposentados estão diretamente ligados. Já que, caso o valor dele aumente, os aposentados do INSS vão receber mais.
Além disso, esse aumento também dá melhores condições para eles pedirem um empréstimo consignado, por exemplo.
Leia mais: 10 empréstimos consignados fáceis de aprovar
Como eles vão receber mais, é possível conseguir mais crédito já que você vai poder comprometer um valor maior na parcela (margem consignável).
E isso é muito bom porque vai dar mais flexibilidade para os aposentados e pensionistas que precisam de um empréstimo para quitar suas dívidas ou investir na sua saúde, por exemplo.
Sem contar que isso vai aumentar o poder de compra deles! Já tinha parado para pensar nisso? Então descubra mais sobre o assunto abaixo!
Valor de benefícios pagos pelo INSS
O INSS é responsável por pagar vários benefícios para milhões de aposentados aqui do Brasil. E eles são muito importantes para ajudar, e em alguns casos garantir, o sustento de muitas pessoas.
No geral, podemos dividir eles entre as categorias de aposentadoria, auxílios, pensão, benefício assistencial, salário maternidade e muito mais.
E, sem dúvidas, a aposentadoria é um dos mais importantes e conhecidos, porque é onde os trabalhadores podem ter o seu merecido descanso remunerado após todos os anos de contribuição.
O valor que você vai receber depende das suas últimas 12 contribuições, de qual tipo de aposentadoria você vai solicitar ou da Renda Mensal Inicial.
Porém, assim como o salário mínimo e aposentadoria estão ligados, o valor máximo que você poderá receber é o de teto do INSS, que neste ano de 2024 é de R$7.786,02.
Margem consignável
Além de aumentar o valor dos benefícios, o salário mínimo também reflete no quanto você vai poder comprometer com os empréstimos consignados.
E isso é bom porque vai abrir novas possibilidades para quem recebe a aposentadoria, já que vai dar mais margem para eles.
Por exemplo, se você passar a receber um valor maior, vai poder comprometer uma parcela maior do seu salário para o pagamento do empréstimo.
Geralmente, você consegue dedicar 35% do seu salário para isso e, caso o valor aumente, a porcentagem vai representar mais.
Além disso, quem é aposentado consegue ter cartões de crédito consignados com uma margem de 10%, para fazer compras e pagar contas com parte do benefício e ter o valor descontado da folha de pagamento.
Leia mais: 3 melhores cartões de crédito consignados
Essa é uma forma de ter crédito mais acessível, já que as taxas desses cartões são mais baixas que o normal.
Por isso, podemos considerar mais um ponto positivo da relação entre salário mínimo e aposentadoria, já que traz mais flexibilidade financeira para os beneficiados!
Dicas financeiras para aposentados assalariados
A hora da aposentadoria envolve muito trabalho e dedicação, mas para viver esse momento de descanso sem preocupação, você também precisa manter cuidados com as suas finanças.
Afinal, não adianta nada você conseguir se aposentar e acabar gastando tudo o que recebe por pura irresponsabilidade.
Então, para que isso não aconteça, você precisa se organizar para ter a tranquilidade que sempre desejou.
O cuidado mais básico que você pode ter é planejar os seus gastos e anotar tudo o que sai da sua conta, assim você vai poder identificar onde está gastando demais e como você pode economizar.
Você também deve comparar os preços e escolher conscientemente as formas de pagamento das suas compras, pois não adianta concentrar tudo no crédito e acabar se perdendo no final e não ter dinheiro para pagar.
E, caso você precise de uma grande quantia, invista em um empréstimo consignado. Esse modelo é exclusivo de quem é pensionista ou funcionário público e é bem vantajoso, já que as parcelas são descontadas direto da folha.
Além disso, as parcelas são mais suaves porque os juros são menores e o prazo é maior, então ele é bem interessante para quem precisa de um empréstimo para fazer algum pagamento grande.
Você já sabia dessa relação entre salário mínimo e aposentadoria?
Como você pôde ver, os dois têm uma ligação direta e muito importante, já que o aumento do salário mínimo pode trazer mais benefícios para quem recebe aposentadoria.
Então, fique de olho nas atualizações sobre o reajuste para saber direitinho quanto vai passar a receber.
Lembre sempre de ser responsável com as suas finanças e planeje todos os seus gastos para não acabar comprometendo o seu benefício com besteiras!
Além disso, caso precise de um empréstimo, sempre opte pelo consignado porque ele vai te oferecer melhores condições baseadas no aumento do salário mínimo!