Cargando
0%Ter uma restrição no CPF pode ser um grande problema para boa parte dos consumidores. Ela evita que você tenha acesso a um bom crédito e também limita determinadas ações dentro do mercado, fazendo com que até mesmo algumas empresas considerem seu histórico antes de vender algo para você!
Entretanto, sair desse tipo de problema é algo considerado fácil. É preciso ter organização e comprometimento com os processos, mas em pouco tempo pode retirar a restrição no CPF e voltar a realizar suas atividades comuns, veja a seguir um pouco mais sobre isso!
O que é restrição no CPF?
Você deve ouvir falar de restrição no CPF quando estiver com alguma pendência financeira no seu nome. Assim, as instituições credoras são informadas sobre essa questão e você acaba sendo restringido para o acesso a diversos produtos e serviços.
O atraso pode acontecer por diversos motivos, por exemplo, empréstimos não pagos, dívidas com cartões de crédito e outras. Todas elas vão ser informadas para diversas empresas que agora vão colocar seu nome em restrição.
Dessa maneira, o acesso a alguns produtos e serviços também é bem menor. O CPF que possui restrição vai ter mais dificuldades para lidar com:
- A obtenção de crédito em instituições financeiras diversas;
- Restrições para compras a prazo no crediário;
- Dificuldades em contratos, até mesmo de aluguel;
- Seu nome vai para o Serasa e terá impacto no score.
Naturalmente, tudo isto vai atrapalhar bastante em sua vida financeira e a forma de evitar ficar com restrição em seu nome é pagar suas dívidas o quanto antes. Veremos a seguir um pouco mais sobre como uma pessoa comum pode fazer isso.
Como saber se tem alguma restrição no meu CPF?
Saber se tem uma restrição consegue ser mais fácil do que resolvê-la. O titular do CPF pode resolver isso de diferentes formas, como por exemplo no site oficial da Serasa, onde encontrará suas principais pendências e até mesmo algumas formas de realizar o pagamento delas.
Entretanto, há outros métodos de fazer isso, como verificar seu nome no Registrato. Nesse documento conseguirá saber todas as dívidas que possui e até descobrir se seu nome está no prejuízo mesmo depois do pagamento de alguma.
Aproveite que está no site para descobrir um pouco mais sobre a situação de sua vida financeira. Esse é um local perfeito para isso, já que pode observar suas dívidas, contas abertas em determinados bancos e até descobrir se há valores guardados em algumas.
Essa é uma opção perfeita para quem precisa se organizar financeiramente. Por outro lado, nem sempre é mais adequado para quem busca um resultado rápido. Por isso é interessante contar com a Serasa quando estiver com restrição no CPF.
Como consultar a situação cadastral na Receita Federal
Outra opção excelente para quem precisa de um resultado rápido é utilizar o site da receita. Nele tem acesso exclusivamente à situação atual do seu CPF. Geralmente ele aparece como “Regular”.
Em determinados casos, entretanto, ele pode aparecer como “Irregular”. É nesses momentos que se deve começar a agir. Isso porque caso você não faça nada seu documento pode ser suspenso ou simplesmente cancelado.
A partir do momento em que for encontrado algum problema nele, ele ficará “Pendente de regularização”. Entre em contato com a empresa para saber como pode resolver o problema e o que o causou.
Como resolver restrição no CPF?
Como dito, é preciso que você saiba exatamente o que faz com as informações que foram apresentadas. A partir do momento em que verificar a situação já pode começar a agir para mudar a situação.
Uma das formas de fazer isso é atualizar as informações pessoais do CPF. Entretanto, nem sempre é somente isso o necessário, já que em determinados casos ele ficará pendente de regularização porque você esqueceu de entregar sua Declaração de Imposto de Renda.
Entregue todas as declarações que estão faltando e tudo voltará ao normal. Os outros casos são geralmente ligados a golpes e basta entrar em contato com a Receita Federal que já poderá começar a resolver tudo isso.
Você não precisa se assustar com a restrição no CPF!
Bem, algo que muita gente acaba fazendo é se desesperando para resolver o problema da restrição no CPF.
Sabemos o quanto é importante que seu nome esteja de acordo com suas ações no mercado, mas nem sempre é uma boa ideia tentar resolver o mais rápido possível porque em certos casos pode custar algum dinheiro.
O que recomendamos é que entre em contato com a Receita Federal e verifique a melhor maneira de resolver esse problema.
Na maior parte dos casos é simples resolver, visto que você não cometeu nenhuma infração grave. Verifique as opções e faça o melhor para garantir seu CPF e nome limpos!