Carregando

0%

Você sabia que pode ter sua dívida perdoada. Essa é a remissão de dívidas, que pode ser conseguida a partir de um acordo entre você e o credor, seja ele uma empresa ou não.

Entretanto, esse processo pode ser um pouco mais complicado do que você imagina. É necessário conhecer as regras e entender que essa não é uma obrigação do credor, mas um benefício que ele pode oferecer. Vamos entender melhor sobre a remissão de dívida.

O que é remissão de dívida?

Remissão de dívidas é o nome dado ao processo em que o credor perdoa a dívida de alguém. Naturalmente, não é algo que acontece a todo momento, mas que em determinadas situações acaba sendo muito útil para ambos os lados.

Publicidade
Publicidade

Além disso, esse mesmo tipo de processo pode acontecer de duas formas. A remissão parcial ou a total. Isso dependerá do seu acordo.

Sabendo disso, o mais recomendado é conhecer os momentos em que isso pode acontecer. E isso é fundamental para compreender mais sobre suas oportunidades de quitar sua dívida.

Para conhecer melhor o processo, vamos tratar de algumas informações relevantes sobre a remissão. Assim você terá uma garantia que conseguir aproveitar ao máximo o processo.

Publicidade

Como funciona a remissão de dívidas?

Funciona como uma espécie de perdão para o devedor. Não acontece como um desconto, mas como uma total diminuição dos valores ou até a finalização da sua dívida de uma vez só.

Atualmente, isso pode acontecer de várias maneiras. Entretanto, todas precisam passar pelas mãos do credor, que vai decidir na hora se vale ou não a pena perdoar parte da sua dívida. 

Por isso é algo que acontece em momentos tão específicos. Isso dependerá da situação financeira de ambas as partes e de diversos outros fatores.

Por isso, hoje vamos tratar também dos requisitos para conseguir remir suas dívidas. Veja mais a seguir.

Quais os requisitos para haver remissão de dívida?

O principal requisito é o processo de negociação. Ele acontece entre as duas partes quando há uma situação em que ambos possam sair beneficiados pela remissão das dívidas. 

Veja a seguir os principais tópicos que devem ser tratados:

  • Situação financeira do devedor;
  • Tipo de dívida;
  • Histórico de pagamento;
  • Tempo da sua dívida.

Acaba que não é um processo tão complicado assim, mas que precisa de sua total atenção. Nem sempre sua dívida será perdoada em 100% e alguns sites já oferecem a opção de você conseguir ótimos descontos para pagamento.

Essa também é uma forma de economizar nos pagamentos. Além de conseguir bons descontos, ainda conseguirá realizar o pagamento de forma parcelada.

Por outro lado, a remissão é realmente importante porque você conseguirá até processos que devem acabar de vez com sua pendência. 

Quem pode remir a dívida?

Qualquer pessoa com altas dívidas e que não consiga realizar o pagamento por conta de uma falta de recursos pode “remir” sua dívida desse modo. 

Entretanto, saiba que o devedor não tem direito nenhum nesse processo, é o credor quem deve decidir.

A pessoa que pode remir é somente aquela para qual a dívida causa algum prejuízo, ou seja, aquela que ofereceu o empréstimo. Entretanto, ele pode fazer isso com qualquer pessoa que desejar.

Claro, apenas poderá realizar isso aquela pessoa que tem uma dívida e está sem condições financeiras de pagar. Por isso pode ser um processo mais complicado e lento do que uma simples negociação em sites.

Por isso acabamos levando em consideração essa negociação também. Afinal de contas, seu objetivo é ser rápida e oferecer uma forma de pagamento prática, algo somente possível a partir deste método. Vale a pena tentar.

Como conseguir a remissão de uma dívida? 

A remissão de dívida é um processo que pode demorar um pouco para acontecer, isso é fato. Entretanto, existem critérios e situações em que ela acontece com maior facilidade.

A primeira delas é quando o credor se mantém em silêncio e a segunda é quando ele se manifesta.

Em outras palavras, ele pode ficar em silêncio, fazendo com que a dívida seja esquecida. Também há o caso dele se manifestar e decidir finalizar sua pendência mesmo assim, visto que em alguns casos pode ser mais vantajoso para ele. Em ambas as situações vale a pena considerar diversos critérios.

Atualmente uma remissão é simples de realizar. Como existem sites perfeitos para realizar esses processos, fica muito mais fácil. 

Sem contar que pode acessar tanto de um computador como também de um celular, sem gastar nada! Você se livra das suas dívidas sem ter muita dor de cabeça, bem legal, não é? Aproveite essa oportunidade!