Cargando

0%

Será que realmente existe um melhor mês para dar lance em consórcio, ou isso é apenas um mito? Se você já participou de um ou quer realizar o seu primeiro, precisa se preocupar em como entrar bem nesse sistema, para rapidamente ganhar os seus benefícios.

Exatamente por esse motivo que precisa entender qual o melhor mês para dar lance em consórcio, para se preparar financeira para este momento, tendo maiores chances de ser contemplado.

Então, no guia de hoje, vamos aprender como analisar o momento ideal para fazer um lance no seu consórcio, escolhendo bem o mês que irá favorecer seus objetivos. Vamos nessa?

Publicidade
Publicidade

Como funciona o lance em um consórcio?

Você precisa entender que o lance oferecido em um consórcio tem o objetivo de agilizar a obtenção de sua carta de crédito. No entanto, ele não é garantia do seu recebimento.

Por outro lado, essa é a melhor oportunidade que você terá para aumentar suas chances nos sorteios. As assembleias para lances acontecem apenas uma vez por mês, assim, é possível garantir o crédito antes.

Mesmo sem garantia de contemplação, você pode utilizar esse método para aumentar as probabilidades de contemplação no consórcio.

Publicidade

E, um ponto importante para destacar é que a quantidade de contemplados no lance pode aumentar de acordo com o valor total ofertado.

Pensando que existem períodos específicos do ano onde há maior movimentação de dinheiro, nesses períodos, há mais chances de ganhar a carta de crédito. 

Existem também regras específicas de cada administradora. Se atente a essas questões para garantir maiores chances, não importa em qual período do ano escolher começar o seu.

Quais são os tipos de lances que posso oferecer?

Você pode realizar 3 tipos de lances. O primeiro deles é o fixo, no qual o consorciado faz uma oferta em valor fixo durante as assembleias realizadas. 

Esse valor pode variar bastante de acordo com a administradora que utiliza, então preste bastante atenção.

Existem também os lances livres. Nesse caso, o valor pode ser diferente do fixo, sempre de forma superior. Claro, é fundamental ter disponibilidade financeira para isso, mas também garante que será contemplado rapidamente.

Por fim, temos o lance embutido. Nele, é possível complementar o valor do seu lance utilizando a própria carta de crédito. 

O máximo permitido é 30% do valor da sua carta e, claro, isso aumenta muito suas chances de conseguir ela mais rapidamente.

Você mesmo pode escolher o método mais interessante para seus objetivos. Lembre-se, no entanto, que os valores devem estar de acordo com sua realidade financeira para garantir um bom gerenciamento.

Qual o melhor mês para dar lance em consórcio?

Não há uma única resposta para essa questão. Isso depende de vários fatores, como, por exemplo, a média de ofertas daquele período.

Apesar de não conseguirmos dar uma resposta exata para sua pergunta, podemos garantir que vão existir meses em que as ofertas serão melhores. Isso fará com que o número de pessoas contempladas seja maior também.

Antes de começar seus lances, considere pensar nos seguintes fatores que podem influenciar nos seus objetivos:

  • Quantidade de ofertas dentro daquele mês;
  • A média de valores referentes às ofertas;
  • O estado financeiro daquele grupo de consórcio;
  • A quantidade de participantes ativos no grupo;
  • Outros fatores de acordo com a empresa, grupo e até suas condições financeiras.

Você pode realizar lances todos os meses, mas não recomendamos isso. A melhor opção é escolher o melhor mês dar lance em consórcio com base nas características mencionadas acima. Mesmo não existindo diretamente um melhor, é possível escolher algum.

É possível notar padrões em algumas épocas. De repente, a quantidade de lances e os valores de ofertas podem crescer, o que é bastante comum para quem utiliza consórcios.

Como saber o melhor mês para dar lance em consórcio?

Como dito acima, existem certos padrões que possuem uma certa facilidade para notar. Quando perceber eles, já pode começar a preparar o lance que apresentará na assembleia.

Veja alguns deles:

  • Datas específicas como final de ano garantem maiores lances, principalmente por conta do 13° salário;
  • Verifique mais sobre os padrões da assembleia que seu grupo está;
  • Pesquise sobre a categoria de consórcio e como funcionam os lances dentro dela;
  • Analise toda a concorrência presente em seu grupo de consórcio, assim saberá como dar os melhores lances e o momento em que o grupo oferece mais ofertas;
  • Considere você mesmo como estudo, veja momentos específicos do ano quando possui mais dinheiro e faça comparações!

Essa última dica pode ser útil em diferentes cenários. Para encontrar o melhor mês dar lance em consórcio, é necessário um estudo bem centralizado das suas próprias finanças, fazendo comparações com a de outras pessoas.

De toda forma, é uma missão que vai exigir um pouco de você. Tenha atenção para fazer tudo da forma mais inteligente possível e em pouco tempo ter sua carta de crédito em mãos.

Além disso, é importante tentar encontrar o melhor mês de acordo com as características únicas de cada ano!