Cargando
0%A primeira parcela do décimo terceiro salário está próxima para milhões de brasileiros. Essa é a oportunidade para começar a descobrir como usar bem o dinheiro e saber exatamente quando vai ser liberado o dinheiro em sua conta.
Sabemos que esse é um valor extra que faz completa diferença no seu orçamento, sobretudo no final do ano. Ajudam muitas famílias para que consigam ao máximo aliviar o orçamento com seus pagamentos de despesas.
Vamos entender melhor como vai acontecer o pagamento da primeira parcela do décimo e porque acontece assim!
Quando sai a primeira parcela do décimo?
A primeira parcela do décimo terceiro tem sua data revelada desde o início do ano. Ela deve ser paga pelo empregador durante o período de 1° de fevereiro até o dia 30 de novembro, caso ele opte por essa modalidade de pagamento.
Entretanto, saiba que a maioria vai escolher pagar em datas próximas da segunda. Isso significa que provavelmente você deve receber em novembro mesmo, pelos dias 20 a 30 deste mês.
Leia mais: Maneiras de usar o 13 ° salário de forma inteligente
Além disso, é preciso deixar claro outros pontos importantes! Os beneficiários do INSS não seguem esse calendário e vamos explicar com mais detalhes a seguir por que acontece dessa maneira, porém o importante é saber que aqueles que estão assegurados pelo INSS tem seu próprio calendário.
Como você já deve imaginar, logo depois de receber a primeira parcela já pode esperar a segunda porque ela deve estar próxima.
Mas como ela acontece? É necessário solicitar ou o pagamento também caí quando o empregador desejar?
Quando é liberada a segunda parcela do décimo?
O prazo final para a primeira parcela é 30 de novembro e, a segunda vem logo em seguida sendo o prazo máximo dia 20 de dezembro.
O valor depositado segue todas as deduções do Imposto de Renda e será necessário saber disso na hora de preencher sua declaração de IR.
A boa notícia é que assim que o valor cair na sua conta já pode utilizar para o que bem desejar. Não há prazo extra para liberar esse valor, como acontece em alguns outros benefícios da jornada CLT.
O décimo terceiro é como um salário extra, pago para todos aqueles que estão trabalhando de carteira assinada.
No entanto, estagiários não recebem esse recurso, por possuírem regras trabalhistas um pouco diferentes. Fique atento aos prazos e, se possível, entre em contato com seu empregador para saber disso.
Não há um dia certo para receber, pode acabar com o dinheiro na conta bem antes do que imagina!
Quanto é o valor da primeira parcela do 13°?
A primeira parcela é sempre a mais esperada, sobretudo porque ela não conta com impostos. Esses descontos são apenas contabilizados na segunda parcela, que deve acontecer em dezembro.
O valor da primeira, portanto, é 50% do valor bruto do seu décimo terceiro. Como mencionado acima, esse salário extra funciona exatamente como seus outros salários de forma simples e direta.
Em outras palavras, para saber quanto vai receber de salário bruto no décimo terceiro há uma fórmula. Deve fazer a média dos seus últimos 12 salários, ou seja, dos 12 meses que passou trabalhando na empresa.
Dito isso, inclua também as outras extras e quaisquer outras comissões. No geral, basta verificar esses últimos 12 salários, somar todos e depois dividir por 12. A primeira parcela será a metade do valor desse cálculo.
Recomendamos que faça a conta o quanto antes porque isso vai facilitar bastante sua organização.
A época de final de ano costuma ser bastante complicada, há sempre mais gastos com compras e lazer, mantenha total atenção nisso.
Quanto maior o seu salário, melhor será o valor das suas parcelas. O décimo terceiro sempre será proporcional a isso, mas saiba que ele não sofre alterações finais, então se existir algum erro para mais ou para menos em quanto recebeu, relate o quanto antes para a empresa.
Tem como antecipar o décimo?
Sim, você pode antecipar seu décimo terceiro sem muitos problemas. No entanto, saiba que essa antecipação pode custar um pouco ao seu dinheiro, levando que boa parte das pessoas apenas consiga antecipar via crédito.
Entretanto, pode receber tudo de uma vez, sem precisar se preocupar com quanto vai ganhar na primeira parcela do décimo.A nossa recomendação é que busque negociar com sua empresa.
O valor pode ser recebido totalmente com as suas férias em alguns casos e também em outros momentos do ano, desde que seja tudo acordado corretamente.
O empréstimo é sua última opção, porque apesar de possuir taxas de juros bem baixas, ainda vai comprometer uma parte do valor que deve receber.
O banco tem certa segurança, visto que com certeza vai receber esse valor e ele será descontado na hora da sua folha de pagamento, por isso há muitas vantagens se comparado ao crédito pessoal!