Carregando

0%

A regularização de dívidas do Simples Nacional é um processo que não vai exigir muito de você, mas se perder a data pode acabar com uma grande dor de cabeça para resolver isso. Por isso, o prazo foi prorrogado e agora há uma nova data para que realize o processo e se livre das dívidas no seu MEI.

Se você considerar o novo prazo fica mais fácil para se organizar. Entretanto, tenha em mente também que essa é a melhor forma de fazer isso, então perder novamente essa nova data irá gerar uma exclusão do regime. Vejamos a seguir como acontecerá!

Até quando pode fazer a regularização de dívidas do Simples Nacional?

O prazo era até o dia 31 de dezembro de 2024. Entretanto, por conta da grande quantidade de empresas que ainda precisam pagar suas dívidas, há uma necessidade de prorrogar o caso e, para ajudar muitos, a regularização vai durar até dia 1° de fevereiro de 2025!

Como isso, os empreendedores terão mais tempo para analisar as pendências e pagar corretamente. Atualmente a dívida conjunta de todos esses CNPJ’s chega a R$ 26,7 bilhões de reais.

Todas as empresas que possuem algum débito devem considerar diversos pontos. O primeiro é que já foi enviado uma notificação sobre esse débito e também um aviso que caso não seja realizado o pagamento, logo seu nome pode sair do Simples Nacional.

Leia mais: Posso cancelar MEI com dívida e abrir outro?

Então, preste bastante atenção aos prazos. A partir da visualização do documento o MEI precisa pagar sua dívida à vista ou de forma parcelada em até 30 dias para garantir que vai permanecer sob o mesmo regime.

Como tudo pode ser feito pela internet, há mais liberdade durante todo o processo. A seguir mostraremos mais como ele funciona e porque vale a pena participar dessa negociação.

Como regularizar dívidas como MEI?

No termo de exclusão enviado pela Receita Federal devem estar dispostas as mais importantes informações sobre as dívidas.

Caso não consiga ver pelo e-mail, pode acessar o Portal do Simples Nacional para verificar suas pendências também atreladas ao seu CNPJ como MEI.  

Importante mencionar que a Receita Federal apenas irá considerar o prazo de 30 dias para pagamento quando o contribuinte visualizar o termo. Se não for visto durante 45 dias, os 30 dias começam a contar automaticamente.

Lembrando que o pagamento durante os 30 dias mencionados é muito importante para que não seja necessário ir até uma agência da Receita Federal

Busque pagar o quanto antes porque essa ação é fundamental para manter sua empresa no Simples Nacional. Ademais, deve-se considerar que os MEI’s perdem seu cadastro no SIMEI.

Todo processo é 100% digital e, na verdade, bem simples. Pode negociar as dívidas e até pagar parcelado, tudo sem muitos processos longos. Sem contar que há muitas vantagens que você vai conferir a seguir!

Vantagens de participar do mutirão de débitos do Simples Nacional

Se atrapalhar com algumas contas já pode ser considerado algo comum. Entretanto, na hora de pagar sabemos que há muitos juros e também toda aquela urgência para pagar o quanto antes e não se atrapalhar com mais assuntos.

O empreendedor hoje pode contar com o Simples Nacional para isso! Algumas das vantagens principais desse tipo de negociação são:

  • Desconto de até 100% em juros, multas e qualquer outro encargo (a depender também do perfil da dívida);
  • Parcelamento em várias vezes, fazendo com que tenha maior organização para pagamento;
  • Redução da sua primeira parcela para que consiga pagar o quanto antes e não se preocupar mais com a dívida.

Depois do pagamento dessa primeira parcela precisa entender que seu nome já não está mais no quadro de dívidas pendentes. Entretanto, seus débitos ainda devem ser pagos e preferencialmente sem atraso para não cancelar seu acordo.

Essa é uma forma de ajudar os empreendedores na sua busca por Regularização de Dívidas no Simples Nacional

Não é algo que precise de tanto cuidado para realizar, mas tenha atenção às informações que trouxemos aqui para garantir que o processo está sendo realizado da forma correta.

Aproveite a regularização de dívidas no Simples Nacional!

Não se preocupe, não é algo que vai custar muito tempo! Você pode considerar realizar o processo pela internet ou a partir da Receita Federal, neste segundo caso pode demorar mais tempo, mas a regularização de dívidas no Simples Nacional é muito direta a partir do site oficial.

Atualmente há muitas formas de trabalhar com suas pendências, então mantenha atenção. Com uma grande quantidade de ações em sua empresa, é importante cuidar das contas com o máximo de cuidado possível. Evite multas e juros e garanta sempre que seu nome esteja de fato vinculado ao Simples Nacional!