Por incrível que pareça, o uso do cartão de crédito no Brasil disparou, pois segundo uma pesquisa realizada pelo birô de crédito Serasa Experian, aproximadamente 29% dos consumidores brasileiros têm cinco ou mais cartões de crédito em uso atualmente.

Mas, será que ter e usar vários cartões ao mesmo tempo é bom para as finanças? Será que aumenta os riscos de endividamento ou é um mito? Por que será que os brasileiros estão preferindo a variedade ao invés de concentrar os gastos em apenas um cartão?

Bom, continue a leitura e esclareça essas e outras dúvidas neste guia rápido que preparamos para você!

Publicidade
Publicidade

Consumidores aumentaram o uso do cartão de crédito no Brasil

O Serasa é uma das principais instituições do país e o score de crédito do Serasa é uma das pontuações mais levadas em conta quando o consumidor brasileiro solicita um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário em bancos e financeiras.

Leia mais:

Atualmente, o Serasa é uma plataforma bastante completa e cheia de recursos à disposição do consumidor, pois além de poder ver se está com o nome sujo ou não, também é possível ter conta digital e até mesmo pedir cartão de crédito e empréstimo online.

Publicidade

A pesquisa em questão foi realizada justamente pelo e-Cred Serasa, que é a plataforma digital de crédito do Serasa.

Os resultados foram fruto de uma entrevista realizada com 3,7 mil clientes que aprovaram um pedido de cartão de crédito pelo e-Cred Serasa nos últimos 90 dias.

Segundo a pesquisa, quase um terço dos clientes (29% dos entrevistados) afirmaram ter cinco ou mais cartões de crédito na carteira.

A segunda maior parcela de pessoas entrevistadas faz uso de três cartões de crédito (23%), seguida por quem tem dois cartões (21%) e depois quem tem quatro cartões (18%).

Segundo a própria pesquisa do Serasa, apenas 9% dos entrevistados disse que faz uso de somente um cartão de crédito em seu dia-a-dia.

Com relação ao uso do cartão, os tipos de compras consideradas mais importantes para os entrevistados foram:

  • Gastos com alimentação (17%)
  • Custos com supermercado (17%)
  • Despesas de farmácias (15%)
  • Compra de eletrodomésticos (14%)
  • Gastos com viagens (10%)
  • Pagamento de boletos (6%)

Porque o brasileiro está usando mais o cartão de crédito?

Como podemos ver no tópico acima, o brasileiro está usando mais o cartão de crédito para realizar o pagamento de despesas básicas, como alimentação e saúde.

Isso nos mostra que o cartão está sendo visto pelo consumidor como uma maneira de complementar o orçamento, ou seja, com a inflação e a Taxa Selic em alta, o custo de vida está mais caro, o salário rendendo menos e consequentemente é preciso parcelar no cartão algumas despesas e contas de consumo básicas.

Embora não seja o mais recomendado, sabendo usar o cartão de crédito da forma certa, é possível parcelar sem se endividar.

De acordo com a gerente do e-Cred Serasa, Amanda Rapouzo, não existe um número ideal ou limite de cartões de crédito.

Isso porque ela acredita que mais importante que a quantidade é o motivo pelo qual a pessoa está usando mais de um cartão de crédito ao mesmo tempo.

Para quem recebe o salário dividido duas vezes ao mês, por exemplo, pode ser interessante sim ter mais de um cartão, pois as datas de fechamento e vencimento das faturas serão diferentes.

Contudo, usar mais de dois cartões simultaneamente pode ser arriscado para o bolso nos casos de quem não é organizado financeiramente, pois a tendência é acumular valores e criar dívidas no cartão.

Por isso, por mais que o uso de cartão de crédito no Brasil tenha disparado e as aprovações estejam mais facilitadas, é importante que o consumidor tenha claro os benefícios do cartão e compre de forma planejada.

Inclusive, o cartão pode ser amigo das finanças, visto que muitos oferecem cashback, são isentos de anuidade, acumulam pontos e milhas aéreas durante as compras, garante descontos exclusivos e muito mais!