Para a alegria de mais de 30 milhões de beneficiários e aposentados pela Previdência Social, o INSS começou a liberar o pagamento da primeira parcela do 13° salário de 2023 nesta quinta-feira (25), já com o valor ajustado do novo salário mínimo nacional aprovado.

A antecipação da 1ª parcela do décimo terceiro está sendo liberada para os aposentados e pensionistas que recebem até 1 salário mínimo e a ordem de pagamento varia conforme o número do benefício. Confira todos os detalhes a seguir!

Primeira parcela do 13° salário e reajuste do mínimo

O INSS começou a pagar a primeira parte do décimo terceiro aos seus beneficiários a partir do dia 25 de maio de 2023. A antecipação do pagamento foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 4 de maio.

Publicidade
Publicidade

Além disso, já estão em vigor os novos valores recebidos, com o salário de R$1.320,00, recentemente aprovado pelo Governo Federal.

Serão beneficiados com a medida mais de 30 milhões de segurados da Previdência Social (INSS), custando aos cofres públicos um investimento total de R$62,6 bilhões.

Os pagamentos para quem recebe até um salário mínimo vão até o dia 8 de junho. Já para os beneficiários que recebem mais de um salário, a primeira parcela será paga a partir de 1° de junho.

Publicidade

Os primeiros beneficiados serão os que têm cartão de benefício com final 1 (dígito antes do traço), encerrando os pagamentos até 8 de junho.

Veja a seguir o calendário de pagamento atualizado da 1ª e 2ª parcela do décimo para quem recebe até um salário mínimo:

Com relação à segunda parcela do décimo terceiro salário, a previsão de pagamento será entre 1° junho e 07 de julho.

Confira abaixo o calendário de pagamento da 1ª e 2ª parcela do décimo para quem recebe mais de um salário mínimo:

Vale lembrar que a antecipação da primeira parcela do décimo é isenta de impostos, sendo somente na segunda parte que o beneficiário é tributado.

Caso você queira consultar mais detalhes sobre seu pagamento, é muito simples, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, por meio da Conta Gov.br!

MANEIRAS INTELIGENTES DE USAR O DÉCIMO TERCEIRO