Carregando

0%

Início de ano é cheio de contas para os consumidores brasileiros, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, fatura do cartão de crédito de dezembro, enfim. Mas, saiba que pelo menos uma dessas despesas dará uma alívio no bolso, visto que o DPVAT 2022 será gratuito.

Pelo segundo ano consecutivo os motoristas não precisarão pagar o seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos), considerando que em 2021 os motoristas também haviam sido isentos da cobrança.

Então, confira com o Site Solicite Fácil todos os detalhes sobre a isenção no pagamento do seguro DPVAT este ano para donos de veículos no Brasil!

Publicidade
Publicidade

Isenção no pagamento do Seguro DPVAT em 2022

O seguro DPVAT é um imposto que deve ser pago anualmente pelos motoristas brasileiros. Está presente no mercado há mais de 50 anos e serve para proteger tanto o condutor quanto passageiros e pedestres em casos de acidente de trânsito no país.

De modo geral, o DPVAT é exigido durante o processo de licenciamento de veículos e por isso é tão importante estar em dia com o pagamento.

Entretanto, o DPVAT em 2022 será gratuito, repetindo o cenário do ano passado. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) em dezembro e já passou a valer.

Publicidade

Na prática, todas as categorias de veículos ficarão isentas da cobrança do DPVAT este ano, ou seja, motos, carros, caminhões e afins.

Motivos da isenção do seguro DPVAT

Assim como em 2021, a não cobrança do seguro DPVAT aos donos de veículos que circulam no Brasil é decorrente de um acordo feito pela Caixa Econômica Federal.

Desde 2021 a Caixa assumiu o controle total dos recursos do seguro DPVAT no Brasil, devido a irregularidades ocasionadas pela antiga empresa administradora.

Até 2020 o imposto era administrado pela Seguradora Líder, contudo, os brasileiros estavam pagando mais do que deveriam.

Por isso, desde 2021 a Caixa juntamente com a Susep (Superintendência de Seguros Privados) assumiram o controle e o saldo excedente já pago gerou essa isenção no pagamento que os condutores estão ganhando.

Impacto do não pagamento do DPVAT em 2022

Se para os donos de veículos automotores é bom não pagar o seguro DPVAT este ano, saiba que, infelizmente, alguém sai prejudicado.

Nessa isenção, quem ficou afetado pela decisão foi o SUS (Sistema Único de Saúde). Por quê? Bom, pela razão de que 45% do valor arrecadado anualmente no DPVAT era repassado ao SUS.

Como mais um ano o seguro DPVAT não será pago, a verba de direito que é utilizada para o financiamento de despesas do SUS com os acidentes de trânsito fica comprometida.

Lembrando que dos 100% do seguro DPVAT pago pelo dono do veículo, temos a seguinte distribuição:

  • 50% do arrecadado é usado para pagar as indenizações às vítimas do acidente
  • 45% do arrecadado é para pagar as despesas durante o atendimento das vítimas no SUS
  • 5% do arrecadado é para pagar campanhas de conscientização e educação no trânsito, via Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)

Mas, a boa notícia é que os donos de veículos irão economizar entre R$60,00 e R$100,00 com o pagamento do imposto este ano.

Contudo, atenção, não faça confusão entre DPVAT e IPVA, pois o pagamento do IPVA continua sendo obrigatório e já começou!