Carregando

0%

O Brasil está entre os 30 países que mais cobram impostos no mundo, tanto de nós consumidores quanto das empresas que aqui funcionam. Por conta disso, foi criado o Dia Livre de Impostos, que na edição de 2023 acontecerá no dia 25 de maio.

Essa é uma ação exclusiva do CDL Jovem, onde pequenas e grandes redes do varejo brasileiro dedicam um dia inteirinho para a venda de produtos sem a cobrança de tributos, fazendo com que se consiga descontos de até 70%.

Gostou? Então, siga a leitura e saiba mais sobre o Dia Sem Impostos 2023 que acontecerá em breve, com muitas promoções interessantes, inclusive, com preços de Black Friday!

Publicidade
Publicidade

O que é e como funciona o Dia Livre de Impostos?

Conforme mencionamos, o Dia Livre de Impostos (DLI) é uma iniciativa que ocorre anualmente em alguns países, incluindo o Brasil, com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária e seus impactos na economia e no poder de compra dos consumidores.

Durante esse dia, algumas lojas e estabelecimentos participantes vendem produtos sem incluir o valor dos impostos em seu preço final, oferecendo descontos equivalentes aos tributos.

No Brasil, quem organiza o Dia Sem Impostos é a coordenação nacional do CDL Jovem, que é a Câmara Dirigente de Lojistas.

Publicidade

Assim, na data escolhida, as empresas que aderem ao movimento se comprometem a vender determinados produtos sem repassar os impostos ao consumidor final.

Mas, não pense que não se paga imposto neste dia, pois são as empresas participantes que absorvem o valor dos tributos, ou seja, pagam do seu próprio bolso.

O grande atrativo é que os consumidores têm a oportunidade de adquirir produtos com preços reduzidos, já que estão pagando apenas pelo valor do produto em si, sem os encargos tributários.

Isso pode gerar uma economia significativa, dependendo do percentual de impostos embutidos nos produtos em questão.

O Dia Livre de Impostos não é um feriado oficial e não representa uma isenção legal de impostos. Trata-se de uma ação promocional de curta duração que visa incentivar o debate sobre a carga tributária do país.

É importante ressaltar que nem todas as lojas e estabelecimentos participam desse movimento, e nem todos os produtos estão isentos de impostos nesse dia.

É fundamental que os consumidores estejam atentos aos detalhes da campanha, como as lojas participantes, os produtos envolvidos e os descontos oferecidos.

Além disso, é necessário compreender que a redução de preços não é permanente e que, nos demais dias do ano, os impostos são aplicados normalmente.

MELHORES CARTÕES PARA DIA LIVRE DE IMPOSTOS

Campanha do Dia Livre de Impostos 2023

Este ano será realizada a 17ª edição da campanha, marcada para a próxima quinta-feira, dia 25 de maio de 2023.

Mas, você sabe o porquê da escolha da data? Bom, aqui no Brasil, dos 12 meses trabalhados, 4 são para pagar impostos e é justamente por isso que o DLI é marcado para depois de abril, para simbolizar o período que efetivamente trabalhamos para nós e não para a máquina pública.

O CDL Jovem já anunciou que terão muitas novidades na edição do DLI 2023, com mais lojas participando e com foco principalmente no e-commerce.

No ano passado, os descontos oferecidos pelos lojistas chegaram a 80%, incluindo marcas conhecidas como Óticas Carol, Hering Store, Colcci e outros.

Dessa forma, pode valer a pena aproveitar as promoções do Dia Livre de Impostos 2023, visto que os descontos praticados são semelhantes a outras datas como a Black Friday e Cyber Monday.

Se você está ansioso para saber as lojas que irão participar do Dia Sem Impostos, pode conferir a partir do dia 22 de maio a lista completa no site!