Carregando
0%Você sabia que também pode sacar o seu FGTS no seu aniversário? Pois é, muita gente acha que só pode na hora da rescisão, mas o Governo criou essa nova modalidade pra ajudar quem está precisando de uma grana extra. E agora você pode optar por sacar ou não sacar o saque-aniversário, fica a sua decisão.
Só que por muita gente não saber, acaba perdendo o prazo e esquecendo de retirar o valor disponível do FGTS. Mas você não precisa ficar preocupado, porque o dinheiro não vai simplesmente sumir. Então, quer saber o que realmente acontece se você não sacar o saque-aniversário? Vem descobrir com a gente!
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
Se você trabalha com a carteira assinada, você tem direito ao FGTS. Que nada mais é do que uma garantia de se você for demitido, você não vai ficar sem nada.
Isso porque ele é tipo uma poupança que a empresa que você trabalha vai depositando um valor todo mês, que corresponde a uma porcentagem do seu salário.
E aí, caso a empresa resolva desligar você do trabalho, você vai poder sacar esse dinheiro pra poder se organizar enquanto encontra outro emprego.
Pelo menos, era assim que funcionava antes. Porque agora, você também pode fazer um saque-aniversário.
Mas calma, que esse saque do FGTS no aniversário funciona um pouquinho diferente do saque durante a rescisão.
Isso porque, quando você é demitido, você pode retirar o valor cheio da conta que ele foi depositado. Já no saque-aniversário, você só pode tirar uma parte e só uma vez por ano, no mês do seu aniversário.
Então, se você está precisando de um dinheiro extra pra investir na sua casa, pagar uma dívida ou qualquer outra coisa, porque não sacar o saque-aniversário do seu FGTS?
Fique de olho no calendário pra não perder a sua chance, porque você precisa fazer a solicitação do saque dentro do prazo, ou então não vai conseguir.
O que acontece se não sacar o saque-aniversário?
Como a gente falou, você pode sacar uma parte do seu FGTS no seu aniversário, caso esteja precisando de uma graninha.
Apesar de não ser o valor cheio, já é uma boa ajuda que você pode guardar para investir no futuro, aplicar ou simplesmente para pagar suas dívidas.
Porém, essa parcela só pode ser sacada uma vez no ano. E você precisa ficar de olho para não perder o prazo.
Principalmente se você realmente estiver precisando, porque se você esquecer e não sacar o saque-aniversário na data certa, vai ter que esperar o próximo ano chegar.
Mas não se preocupe, que o dinheiro vai continuar na conta e as parcelas vão continuar sendo depositadas pela empresa.
Ou seja, você não vai ter nenhum problema se decidir retirar apenas a parcela do seu saque-aniversário. Porque o restante do saldo vai voltar pra poupança do FGTS normalmente.
E aí, caso você queira, pode sacar o saque-aniversário todo ano ou pode optar por não sacar o saque-aniversário e deixar o dinheiro guardado para o caso de você ser demitido ou na sua aposentadoria.
É muito bom poder ter essa escolha, porque muitas vezes as pessoas precisavam de um dinheiro extra e não podiam sacar o valor do FGTS porque ele só ficava disponível em caso de demissão.
Mas, com essa possibilidade de sacar nos aniversários, as pessoas conseguem se organizar melhor financeiramente caso estejam passando por algum aperto ou dificuldade.
Ou então, podem investir e realizar alguns sonhos e conquistas que sempre quiseram sem precisar pedir empréstimos com juros altos.
Como sacar o saque-aniversário
Você decidiu fazer o saque-aniversário da sua parcela do FGTS? Como falamos, você precisa ficar de olho no calendário, então.
Isso porque quando uma pessoa faz essa escolha, o saldo que vai poder sacar vai ficar disponível na conta do FGTS por três meses a partir do primeiro dia útil do mês do seu aniversário.
Então, você vai ter esse período para poder entrar em contato com o banco pra fazer a retirada do dinheiro.
Se por acaso você não sacar o saque-aniversário, a parcela só vai ficar disponível de novo no próximo ano, quando o seu aniversário chegar.
Então, se você estiver precisando, pense direitinho para não perder a chance e ter que esperar um ano inteiro pra ter a oportunidade de tirar esse dinheiro.
Por isso, você precisa lembrar que, se você pedir pra fazer o saque no mês do seu aniversário, a parcela já vai ficar disponível na hora.
Mas, se você deixar para qualquer outro mês, o recebimento só vai ser no próximo mês do seu aniversário.
Essa opção de sacar ou não sacar o saque-aniversário é uma escolha de qualquer trabalhador que tenha a carteira assinada.
Então, analise sua vida financeira e veja se você está precisando, pra poder fazer o processo direitinho e não perder o prazo, ok?
Você está precisando juntar um dinheiro? Por que não sacar o saque-aniversário do FGTS?
Essa nova opção chegou para ajudar quem está precisando de uma grana extra pra investir ou pagar alguma dívida, mas sacar ou não sacar o saque-aniversário do FGTS é escolha sua!
E isso não vai interferir no resto de saldo que você ainda vai ter na conta que é depositada pela empresa que você trabalha.
Então, não se preocupe! E caso você esteja precisando, fique de olho no calendário para não perder o prazo e acontecer de você não sacar o saque-aniversário.
Afinal, essa pode ser uma boa oportunidade pra você poder analisar e controlar suas finanças, limpar o seu nome e começar a investir no seu futuro!