Cargando

0%

As enchentes que aconteceram no Sul esse ano mobilizaram o país e todo mundo se uniu para poder ajudar as pessoas que foram atingidas por elas e acabaram perdendo tudo. E, para continuar esse trabalho, o Governo do Rio Grande do Sul também fez a sua parte, criando o MEI RS Calamidades.

Você ainda não ouviu falar dele? O MEI RS Calamidades é uma oportunidade para os pequenos empreendedores afetados pelas enchentes comecem a tentar reerguer os seus negócios através de um ajuda financeira e de consultorias de marketing e estratégias. Quer saber se você tem direito a tudo isso? Então, vem com a gente!

O que é MEI RS Calamidades?

Foi impossível não ficar mexido com a situação que o Rio Grande do Sul enfrentou por causa das enchentes, mesmo que você tenha acompanhado de longe pela televisão.

Publicidade
Publicidade

A cada notícia, a gente via que muitas famílias sofrendo porque perderam suas casas, carros e pequenos negócios para a força das águas.

Foram muitas pessoas que viram os seus bens serem submersos e, junto com eles, a positividade de que tudo ia ficar bem e voltar ao normal.

Mas, graças aos milhões de brasileiros que se sensibilizaram com a história dessas pessoas, a luzinha da esperança não se apagou.

Publicidade

A grande corrente do bem das doações foi só o primeiro passo para oferecer uma nova oportunidade para todas as famílias. E o Governo do Rio Grande do Sul continuou esse trabalho com a criação de auxílios como o MEI RS Calamidades.

Leia mais: Programa Volta Por Cima: consulta para saber se você tem direito

Ele é um programa que veio para incentivar os Microempreendedores Individuais (MEI) que sofreram perdas por causa das enchentes.

São noventa e seis milhões de reais em investimentos para poder ajudar o máximo possível os pequenos negócios que ficaram sem condições de trabalhar.

E o projeto vai funcionar em três etapas: a retomada, a preparação e a decolagem. Vamos conhecer cada uma delas? 

Como funciona o auxílio?

Como a gente falou, o MEI RS Calamidades funciona em três partes:

Retomada

A primeira é que cada MEI inscrito vai receber um auxílio de mil e quinhentos (R$ 1.500,00) direto no cartão do SOS Rio Grande do Sul.

E isso vai ser feito de maneira automática, porque o próprio Governo já cruzou informações e se você atender os critérios, não vai precisar fazer nenhum cadastro.

Só vai precisar tirar o cartão SOS Rio Grande do Sul em alguma agência do Banco da Caixa, levando um documento com foto ou com a biometria.

Além disso, você pode baixar o Caixa Tem pra ficar acompanhando o calendário de entrega dos cartões. 

O pagamento para os pequenos empreendedores é um resultado das doações feitas para o SOS Rio Grande do Sul, então toda a ajuda dos brasileiros que se compareceram da situação dos sulistas está sendo bem utilizada.

Preparação

Já nessa etapa, a intenção é capacitar os pequenos empreendedores para que eles consigam recuperar os seus negócios através de um plano de negócios, marketing e gestão.

Serão 30 milhões investidos para oferecer treinamentos e cursos para que os microempreendedores possam retomar as rédeas do seu negócio e possam fazer ele prosperar de novo.

Decolagem

Na última etapa, os MEIs que completarem os cursos vão ganhar uma linha de crédito de mil e quinhentos reais para que as suas empresas possam continuar funcionando e arcando seus custos.

Com esse valor, os pequenos negócios vão ter um capital de giro pra fazer a empresa funcionar de novo, comprando os materiais e cobrindo as contas do negócio.

Assim, o Governo vai conseguir apoiar a economia da cidade e ajudar muitas pessoas e famílias!

Quem tem direito ao MEI RS Calamidades?

O MEI RS Calamidades é destinado para 22 mil MEIs que têm endereço nas áreas que a inundação do Rio Grande do Sul foi mais crítica, que submergiu diversos imóveis.

Além disso, os microempreendedores precisam ter CNPJ e CPF ativos e estarem em atividade, ou seja, faturando.

Também não podem ser beneficiados de algum outro programa do Governo que são dedicados para as pessoas que foram prejudicadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul.

Então, se você cumpre tudo isso, fique de olho pra saber se foi um dos aprovados ou não! 

Como se cadastrar para ganhar o MEI RS Calamidades?

Se você quer saber se é um dos pequenos negócios que têm direito a receber o MEI RS Calamidades, você deve consultar com o número do seu CPF clicando aqui.

Como a gente falou, o Governo já fez uma análise de dados e selecionou os MEIs que estão aptos para receber o benefício.

Se você foi um dos aprovados, precisa ir até um dos bancos da Caixa para retirar o seu cartão SOS Rio Grande do Sul. E você também vai poder participar das outras fases do programa, para se capacitar e aprender como gerenciar a retomada do seu negócio.

É importante ficar acompanhando tudo isso porque é uma oportunidade de começar a recuperar a sua empresa que sofreu tanto com as enchentes. 

Muitos dos pequenos negócios são o que sustentam muitas famílias que perderam tudo, e todas merecem a chance de recomeçar!

Aproveite para recomeçar com a ajuda do MEI RS Calamidades!

Realmente, as enchentes do Rio Grande do Sul foram uma situação muito difícil e complicada para todos os sulistas, que perderam suas casas, seus bens, seus negócios e, consequentemente, sua fonte de renda.

Mas, o MEI RS Calamidades acredita que todos merecem uma chance de recomeçar e deixar esses dias tristes para trás.

Por isso, se você é um microempreendedor que foi afetado por estar nas áreas de inundação mais críticas, não perca essa oportunidade.

O benefício do Governo do Rio Grande do Sul foi feito justamente para te apoiar nesse momento e te dar uma esperança de que as coisas vão melhorar! Então, fique de olho e aproveite!