Carregando

0%

Já se tornou uma dúvida recorrente para alguns homens: será que o homem pode receber Bolsa Família? A resposta pode ser afirmativa para alguns casos e se você está interessado em receber veremos com mais detalhes como esse processo pode acontecer.

Naturalmente, o homem pode receber Bolsa Família porque indiretamente ele faz parte daquele grupo familiar. No entanto, sabemos que esse recurso está mais vinculado a outros fatores, como a renda de cada pessoa e afins. Veremos melhor como isso funciona a seguir!

Afinal, homem pode receber Bolsa Família?

Essa dúvida pode ser comum, mas na verdade a resposta é afirmativa em quase todos os casos. Isso porque o recebimento do auxílio não está vinculado ao gênero e sim a sua renda ao longo de determinado período.

Por isso, é fundamental que entenda de forma mais detalhada quais são as regras do benefício antes de pensar em solicitar.

Então sim, todo homem pode receber Bolsa Família. Porém, o recurso é distribuído mais para mulheres porque são elas que ficam responsáveis por receber os valores em diversos em quase todas as situações.

Isso acontece por conta da situação de vulnerabilidade em que muitas se encontram, sendo essencial que recebam auxílios que possam ajudar na sua renda.

Requisitos para se cadastrar no Bolsa Família

Agora tratando dos requisitos reais, é preciso entender que a regra principal é de renda. Para isso, acaba sendo essencial que seus rendimentos sejam de até R$ 218,00 por pessoa na sua casa. Depois disso, o processo de cadastro pode começar.

Para receber os pagamentos a pessoa inscrita deve estar associada ao CadÚnico, a partir do cadastro é que o governo poderá verificar sua situação financeira com mais detalhes.

Leia mais: Benefícios para brasileiros distribuídos pelo Governo Federal

Além disso, se atente a renda per capita, visto que o valor total recebido por você não é critério para receber o Bolsa Família.

Tem Bolsa Família para homem desempregado?

Sim, pois se o homem está desempregado ele não precisa se preocupar com o critério de renda, tendo em vista que sempre será menor que R$ 218,00. Sabendo disso, basta começar o processo para solicitar que já descrevemos.

Entretanto, mantenha sempre em mente que há uma preferência para que mulheres recebam, então, se há alguma na sua família e que seja maior de idade, o processo para obter o auxílio tende a ser mais rápido.

Por outro lado, isso pode custar muito tempo para homens. Além da comprovação de renda, será essencial que a pessoa cadastrada faça alguns testes antes de começar a receber, mas não precisa se preocupar porque não é nada complexo demais.

No geral, todo homem desempregado pode solicitar. Entretanto, ainda se considera outros critérios, como as possíveis rendas extras que esse recebe e até mesmo os valores de outros auxílios que estão sendo pagos e precisam ser considerados na renda total.

Qual o valor do Bolsa Família para homem?

O valor pode ser alterado com base em uma série de fatores, mas saiba que as regras aplicadas para mulheres também condizem com as aplicadas para homens.

Dessa forma, podemos garantir que os valores tendem a ser diferentes, mas isso não tem relação com a questão de gênero. A única grande alteração é que as mulheres são preferenciais com relação a receber os benefícios.

Apesar de não mudar muita coisa na prática, visto que o homem solteiro não vai precisar realizar outros processos para concretizar sua solicitação.

Entretanto, se deseja começar a solicitar seu benefício, basta seguir algumas regras para isso. A seguir mostraremos com mais detalhes como pode solicitar o Bolsa Família com facilidade e começar a receber o quanto antes.

Como solicitar o Bolsa Família

Agora você já sabe que homem tem direito a receber Bolsa Família. Entretanto, esse não é um assunto tratado com tanta importância assim.

Mas, acreditamos que ele seja fundamental para que algumas famílias consigam maior liberdade financeira e para que possam se desenvolver.

Se deseja solicitar o recurso agora mesmo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Vá até uma unidade do CRAS para descobrir se poderá solicitar o Bolsa Família;
  • Agora comece seu cadastro no CadÚnico que também deve ser feito no CRAS;
  • É necessário enviar alguns documentos pessoais seus e de seus familiares;
  • Também há necessidade de passar por uma entrevista com o assistente social;
  • Pronto, caso seu cadastro seja aprovado pode começar a receber.

Entretanto, saiba que mesmo todo o cadastro sendo obrigatório, não há garantia que você irá receber o benefício.

Isso porque é necessário passar por uma série de análises que garantem que seu perfil financeiro é adequado para receber essa ajuda financeira, então esteja sempre de olho no cadastro!