Buscando Cartão

0%

Está com a fatura fechada no cartão de crédito? Sabe como esse processo funciona? Se está confuso sobre esse momento, não se preocupe, pois vamos lhe ajudar! Entender o processo é um passo fundamental para quem utiliza esse tipo de serviço.

Esse é o momento ideal para que consiga se organizar financeiramente. Afinal de contas, ao estar com a fatura fechada no cartão de crédito, você pode ter acesso ao total que deve ser pago naquele mês. Porém, as informações vão muito além! Aprenda mais sobre esse processo agora!

O que é a fatura fechada no cartão de crédito?

Chegou aquele momento do mês em que a fatura chegou? Bem, isso sempre acontece e precisamos realizar os pagamentos corretamente para garantir algumas vantagens e não correr riscos.

Publicidade
Publicidade

O fechamento da fatura é uma data pré-estabelecida, que tem como objetivo juntar tudo que foi gasto ao longo daquele período para que você pague. Muitos bancos utilizam boleto ou Pix para que o pagamento seja consolidado.

A partir do momento do fechamento, as compras realizadas serão computadas para o mês seguinte. Algumas pessoas aproveitam esse momento para realizar suas compras e ter um prazo maior para pagamento.

No entanto, para que possa fazer algumas ações durante esse período, precisa conhecer um pouco mais sobre sua fatura fechada no cartão de crédito. Assim não irá se surpreender com os valores!

Publicidade

Como funciona o fechamento da fatura?

Esse fechamento representa a união de tudo que foi gasto naquele mês (exceto em caso de compras parceladas) em uma única fatura. Assim, o cliente do banco pode pagar tudo de uma vez.

Importante mencionar que caso o pagamento não seja realizado, haverá cobrança de juros e uma multa. Quanto mais atrasar, mais esses valores devem crescer, portanto, tenha muita atenção.

Para que fique por dentro desse momento, vamos mostrar abaixo 3 datas importantes para que preste atenção:

  • Data de fechamento da fatura: acontece no último dia de ciclo do seu cartão. Todas as compras feitas até essa data são computadas para pagamento na mesma fatura;
  • Data de vencimento: é o período final para pagamento da fatura sem cobrança de juros e multa, pode ocorrer 10 dias após o fechamento da fatura;
  • Data-limite para pagamento mínimo: você pode optar por pagar um valor mínimo, caso não tenha dinheiro para o total no momento. Porém, o restante da fatura terá juros.

Que dia fecha a fatura do cartão?

O fechamento da sua fatura deve ser negociado com a empresa que emite o cartão. Essa instituição deve oferecer datas limites para o pagamento e você poderá escolher com total liberdade qualquer uma delas.

Lembre-se sempre de buscar aquela mais próxima do pagamento de seu salário. Assim fica mais fácil realizar o pagamento e se organizar financeiramente para aquele mês.

Pode usar cartão quando a fatura está fechada?

Sim, você pode utilizar o cartão quando há uma fatura fechada no cartão de crédito. No entanto, todas as compras devem ser computadas para pagamento no próximo mês, então fique atento às datas. 

Uma dica que pode ser interessante para você é que, caso esteja com problemas para pagamentos em certa data, pode solicitar uma alteração. Hoje é muito fácil realizar a mudança do vencimento da sua fatura por um app.

Se você utilizar o cartão enquanto ele está com a fatura fechada, nossa dica é que faça tudo com cuidado. Liste seus gastos naquele momento, porque pode acabar esquecendo de quanto gastou e somente saberá quando chegar o boleto.

Tem que esperar a fatura fechar para pagar?

Atualmente, essa é uma questão que depende da instituição que você utiliza. No entanto, a maioria dos bancos permite o pagamento antecipado dos valores com muita facilidade.

Existem alguns bancos tradicionais, por outro lado, que não permitem essa ação. Eles geralmente utilizam boletos mensais feitos pela própria instituição.

Isso significa que não conseguirá pagar até que ele chegue em sua residência, sempre no mesmo período.

Com os bancos digitais, os pagamentos são realizados de maneira instantânea. O melhor de tudo é que o limite utilizado também fica liberado rapidamente! Assim, você já pode fazer novas compras com seu crédito.

Nossa recomendação é que não espere a fatura chegar para pagar. Realize alguns pagamentos com antecedência, assim você tem um menor peso na data de vencimento das suas contas. 

É uma estratégia simples, mas funciona bem, de quebra isso pode melhorar sua relação com o banco. ocasionando até em um aumento de limite no cartão.

Se programe para sua fatura fechada no cartão de crédito!

Não há nada melhor do que estar programado para quando sua fatura chegar. Esse é realmente um passo fundamental para quando há uma fatura fechada no cartão de crédito próxima da data limite. 

Acreditamos que a melhor forma de garantir que seus pagamentos fiquem em dia é assim. Garante que seu nome não entrará no SPC e ainda concede uma melhor relação com a instituição financeira que ofereceu o crédito. Então, faça o máximo para se manter organizado!