Buscando Empréstimo

0%

Entender a diferença entre empréstimo e financiamento é fundamental para que consiga solicitar o serviço financeiro correto. Apesar de muitas pessoas acharem que não há diferenças entre os dois, o fato é que elas existem e podem ser bem evidentes para algumas pessoas.

De fato, apesar de causar confusão, há alguns fatores para considerar que fazem esses nomes apresentarem uma enorme diferença na prática. Hoje, para facilitar que encontre a diferença entre empréstimo e financiamento, deixaremos os principais pontos relacionados a isso a seguir!

O que é e como funciona um empréstimo?

Você deve pensar em um empréstimo como um valor entregue a alguém com questões relacionadas a juros e prazos específicos.

Quem empresta sempre deve pensar na data em que terá o valor de volta e o quanto receberá por emprestar.

Entretanto, saiba que nem todo empréstimo conta com um valor de volta em juros. Por exemplo, se pede dinheiro para alguém da sua família, é um tanto improvável que peçam juros para você na maior parte dos casos.

Por outro lado, quando não há essa relação o que se espera é que seja cobrado algum valor extra. Esse pode não ser muito alto, mas depende bastante da modalidade de empréstimo que foi contratado.

Os bancos sempre consideram diversos fatores, como a quantidade de dinheiro presente no mercado, seu perfil como consumidor e também a garantia que pode oferecer de pagamento.

O que é e como funciona um financiamento?

Como visto, no empréstimo temos um valor que é creditado na sua conta e pode ser utilizado como você bem entender.

No geral, os juros e o prazo dependem da modalidade de empréstimo solicitado. No financiamento, podemos notar uma grande diferença com relação ao recebimento do dinheiro.

Isso porque nesse caso você não recebe o valor. É oferecido o crédito para que consiga comprar um bem ou serviço mais específico. Por isso é comum falar em financiamento de veículos ou casas.

Há também grandes diferenças com relação a negociação. O cliente pode escolher o valor que deseja solicitar, além de ser possível pagar grandes quantidades de entradas para evitar uma quantidade de juros grandes.

É importante mencionar que seus valores tendem a ser maiores, porém a análise de crédito é sempre mais rigorosa também.

No entanto, caso consiga o seu o valor de juros é bem menor e a quantidade de prazo para pagar tudo tende a ser bem mais chamativa também.

Qual é a diferença entre financiamento e empréstimo?

No geral, você consegue pensar no financiamento como um tipo de empréstimo, certo? Mas como vimos nos tópicos acima, eles costumam apresentar algo bem específico.

Essa grande alteração é o que faz existir nomes diferentes mesmo ambos se tratando de um crédito. Mas no momento em que você começa um contrato, os termos são estabelecidos com cuidado.

Então em certos casos ambos podem parecer a mesma coisa. Dependendo do valor do empréstimo, a quantidade de parcelas pode ser muito maior e os juros bem pequenos também.

Então, o que podemos afirmar é que a maior diferença entre empréstimo e financiamento é seus objetivos.

Enquanto um oferece o dinheiro para você comprar o que desejar, o outro especifica sua compra, o que acaba favorecendo as condições para compras.

Qual cobra mais juros: empréstimo ou financiamento?

Em quase todos os casos os financiamentos possuem taxas de juros mais baratas.

Entretanto, se pensarmos em um empréstimo consignado, já existem bancos que cobram uma pequena taxa o que pode fazer com que os financiamentos sejam um pouco mais caros, entretanto é necessário considerar também o valor disponível.

Geralmente quando se trata de valor o melhor sempre será financiamentos. Entretanto, caso tenha um alto valor de crédito liberado para empréstimos, pode valer a pena solicitar, mesmo que seja com o objetivo de comprar uma casa ou carro.

Isso porque terá mais liberdade em suas compras. Empréstimos de maiores valores tendem a ter menores taxas de juros.

Também há uma boa quantidade de parcelas que podem ser solicitadas no contrato, então recomendamos dessa maneira.

É melhor fazer um empréstimo ou um financiamento?

No geral, depende de você. Se o seu score de crédito não é alto e precisa de mais dinheiro para fazer uma compra específica, vale a pena o financiamento.

Ele garante altos valores, com menores taxas de juros e, sobretudo, maior quantidade de parcelas que realmente precisa. Por isso é tão importante essa diferença entre empréstimo e financiamento.

Escolha com cuidado, saiba exatamente seus objetivos financeiros. Economizar ao máximo ao buscar qualquer tipo de crédito para que possa alcançar seus objetivos sem ter muitos problemas financeiros no futuro!