Buscando Empréstimo

0%

Em meio a imprevistos e necessidades urgentes, a busca por soluções financeiras rápidas se torna frequente. Nesse cenário, surge a promessa tentadora de empréstimos na hora, oferecendo dinheiro na conta em um piscar de olhos.

Mas, na prática, será que isso realmente acontece? As instituições financeiras conseguem liberar dinheiro na mesma hora após a aprovação do crédito? Será que essa modalidade é vantajosa ou será que essa urgência gera taxas de juros mais altas?

Neste artigo completo, vamos esclarecer mais sobre as ofertas de empréstimos liberados na hora, explorando suas vantagens, desvantagens, opções disponíveis no mercado, critérios de análise de crédito, alternativas confiáveis e dicas essenciais para tomar uma decisão consciente! Vamos conferir?!

Publicidade
Publicidade

O que é um empréstimo na hora?

Empréstimos na hora são exatamente o que o nome diz: modalidades de crédito que prometem liberar o dinheiro na sua conta rapidamente, geralmente no mesmo dia da solicitação ou em poucas horas. 

Essa agilidade é possível graças à análise de crédito automatizada e com menor burocracia, realizada por plataformas online e bancos digitais.

Para que serve?

Esse é um tipo de empréstimo para quem precisa de dinheiro rápido na conta, ou seja, ideal para cobrir imprevistos financeiros urgentes ou sonhos que necessitam de um aporte financeiro imediato, como para:

Publicidade
  • Pagar contas atrasadas e evitar o cortes de serviços essenciais ou acúmulo de juros e multas
  • Consertar um eletrodoméstico essencial, para manter seu dia a dia funcionando sem imprevistos
  • Financiar uma viagem para realizar aquele sonho de conhecer um novo lugar sem adiar seus planos
  • Quitar dívidas menores, consolidando suas pendências nos birôs de crédito
  • Investir em um pequeno negócio próprio para realizar seus projetos

Como funciona o empréstimo na hora?

Esse é um empréstimo online com aprovação simplificada, podendo o cliente deixar algum bem como garantia ou não, como no caso do empréstimo consignado (garantia do salário), antecipação do FGTS ou empréstimo com garantia de veículo.

Mas, existem também centenas de opções de empréstimos pessoais online que liberam dinheiro na hora, inclusive para pessoas negativadas.

Em geral, basta entrar na plataforma de crédito escolhida, fazer a simulação online indicando seu CPF e pronto, no mesmo minuto já aparece ofertas de crédito liberadas para o seu perfil.

Caso seja do seu interesse contratar o empréstimo na hora, é só prosseguir para a etapa de análise de crédito, onde poderá ser consultado seu score no Serasa ou SPC, enviar comprovantes de renda, enfim.

No entanto, como a ideia é simplificar e trazer mais agilidade para quem precisa de dinheiro rápido, geralmente, são feitas poucas exigências.

Se o empréstimo for aprovado, é só assinar o contrato digital pelo celular mesmo, informar a sua conta bancária para depósito e aguardar o dinheiro ser liberado.

Fatores que influenciam na rapidez do empréstimo:

  • Histórico de crédito: score alto, boa reputação no mercado e ausência de inadimplências aumentam as chances de aprovação rápida
  • Dados completos e corretos: fornecer todas as informações solicitadas de forma precisa e sem inconsistências agiliza o processo
  • Canal de solicitação: solicitações online em sites e aplicativos financeiros geralmente são mais rápidas que presenciais
  • Valor do empréstimo: valores menores geralmente têm análise mais rápida

Vale a pena fazer um empréstimo na hora?

Se você está considerando o custo-benefício de um empréstimo com liberação rápida na hora, saiba que tudo depende da sua situação financeira atual, a finalidade do empréstimo e as condições oferecidas pela instituição financeira.

Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade de crédito:

Vantagens dos empréstimos rápidos:

  • Rapidez: dinheiro disponível na conta em poucas horas ou em até 24 horas úteis após a solicitação
  • Praticidade: processo de solicitação online e simples, sem necessidade de ir à agência bancária e sem precisar enviar diversos documentos
  • Acessibilidade: opções disponíveis para diversos perfis de clientes, inclusive para quem possui score de crédito baixo ou está com o nome sujo

Desvantagens dos empréstimos rápidos:

  • Maiores taxas de juros: geralmente, os empréstimos na hora apresentam taxas de juros mais elevadas em comparação com outras modalidades de crédito tradicionais
  • Menos opções de prazos: prazos de pagamento geralmente mais curtos, o que pode dificultar o pagamento das parcelas
  • Risco de endividamento: a facilidade de acesso ao crédito pode levar ao endividamento excessivo, caso não haja planejamento financeiro adequado
  • Falta de análise aprofundada: a análise de crédito automatizada pode não considerar todas as variáveis relevantes, aumentando o risco de inadimplência

Por isso, avalie sua necessidade real, ou seja, só peça o empréstimo se realmente precisar. Busque alternativas como reserva de emergência, renegociação de dívidas ou venda de bens.

Além disso, é essencial pesquisar e comparar taxas de juros, prazos, tarifas e condições em diferentes instituições, para garantir o melhor custo-benefício.

Onde contratar empréstimo na hora?

São muitas as plataformas confiáveis em que você pode solicitar um empréstimo agora mesmo, como a Bom Pra Crédito, Finanzero, Juros Baixos, Nubank, PicPay, Banco Pan, BMG e outros aplicativos e contas digitais.

Então, agora você já sabe como funciona, se vale a pena ou não e como contratar!