Carregando

0%

Faz pouco tempo que o Banco Central anunciou mais uma inovação para que os brasileiros possam ter mais segurança e praticidade nas suas movimentações financeiras do mundo digital. E, se você não ouviu falar sobre o que é o Drex, você está no lugar certo porque vamos te explicar tudo sobre essa novidade.

Ele é, na verdade, conhecido também com o Real Digital e assim como o Pix é uma tecnologia brasileira. Quer saber mais sobre o que é o Drex, então? Continue lendo para entender como ele vai transformar o sistema financeiro e o que você precisa fazer para fazer parte disso.

O que é o Drex?

Depois que o Pix realmente fez sucesso e virou parte da rotina do nosso país, sendo o principal meio de pagamento dos brasileiros hoje.

OBanco Central decidiu que era hora de continuar inovando, E recentemente ele anunciou mais uma novidade: o Drex.

Mas, afinal, o que é o Drex? Bem, ele foi criado para ser uma nova moeda digital, que será uma versão da nossa moeda Real, só que vai existir apenas e exclusivamente no ambiente online.

E, assim como as moedas que você usa na rua, a Drex é garantida pelo Banco Central, o que quer dizer que ela corresponde ao mesmo valor do real físico.

A diferença é que ele não é impresso e é gerado dentro de uma rede financeira 100% digital, com criptografia e segurança.

E isso é muito bom, porque o dinheiro digital facilita as transações já que ele pode ser transferido instantâneamente, sem as limitações que o dinheiro de papel tem.

Você já tinha ouvido falar sobre o que é o Drex? Agora que você já sabe o que ele é, vamos entender como ele vai realmente funcionar.

Entenda como vai funcionar a moeda Drex

Como falamos sobre o que é o Drex, ele vai funcionar apenas no meio digital e, para isso, vai usar uma tecnologia conhecida como blockchain.

Se você nunca ouviu falar nela, ela é a mesma que criptomoedas como Bitcoin e Ethereum usam. A diferença é que o Banco Central vai controlar tudo, dando ainda mais segurança para o uso dela.

Esse é o sistema que vai permitir que a versão digital do Real seja transferida de uma maneira mais rápida e com taxas menores do que as tradicionais.

Isso porque a intenção é tornar o Drex a forma de pagamento das plataformas digitais e lojas online, além de ser uma maneira segura de transferir valores entre pessoas.

Outro ponto é que as pessoas também vão poder usar a nova moeda pelos apps dos bancos. A ideia é que eles também ofereçam essa opção junto com as outras formas de pagamento, como o Pix e dinheiro físico.

E, apesar de o funcionamento deles serem parecidos, o Drex vai ter algumas diferenças e vantagens específicas.

Para que as pessoas tenham uma nova maneira de fazer pagamentos, que simplifica os serviços financeiros, principalmente para quem não tem uma conta no banco.

Diferenças entre o Drex e o Pix

Muita gente depois de descobrir o que é o Drex, pode pensar que ele não vai ser muito diferente do Pix. E, mesmo que os dois tenham sido criados pelo Banco Central e algumas semelhanças, na prática eles têm funções bem diferentes. E características também.

É porque na verdade, o Pix é só um meio de pagamento instantâneo. Com ele você consegue fazer transferências entre bancos e contas, e pagamentos ao vivo, todos os dias.

Ele não é dinheiro. É só uma forma prática e sem custo de movimentar ele. Já o Drex é um dinheiro digital, ele possui valor assim como o Real físico e o funcionamento é um pouco diferente do Pix.

Ele será emitido e controlado pelo Banco Central e vai oferecer uma forma digital de guardar e movimentar valores como uma substituição do dinheiro em espécie.

Ou seja, ele tem um uso bem mais amplo do que o Pix, que serve apenas para pagamentos rápidos. O Real digital também pode ser uma reserva de segurança e de mais praticidade para transferências online.

Quando será implantado o Drex no Brasil?

O plano é que o lançamento do Drex seja feito em fases. A intenção é que o Banco Central lance gradualmente, para que possam ser feitos testes antes de liberar a moeda digital para todo mundo.

Esse período é muito importante para garantir que tudo vai funcionar de maneira perfeita, para que quando mais pessoas comecem a usar, não enfrentem problemas. Desse modo, o Drex pode começar a aparecer já nos próximos anos.

Por isso é importante ficar de olho e acompanhar as novidades do Banco Central para saber quando ele vai estar disponível para você.

No site do Banco Central você consegue saber tudo que eles pretendem fazer e lançar com antecedência, então dê uma olhada.

É obrigatório usar o Drex?

Apesar de que o Banco Central queira que muitas pessoas usem essa nova moeda digital, ela não vai ser obrigatória.

Na verdade ela está sendo lançada para ser um complemento e não uma substituição do dinheiro físico. Ele será uma forma de facilitar as transações digitais, reduzindo os custos, o tempo e a emissão do papel-moeda.

Além disso, também vai contribuir para inibir crimes como a lavagem de dinheiro, para facilitar o rastreamento do dinheiro e a tributação.

Você já tinha ouvido falar sobre o que é o Drex?

Agora que você já tem uma noção do que ele é e como vai funcionar, você vai aderir a essa novidade? As vantagens podem ser bem interessantes para você que não lida muito com o dinheiro impresso e faz todas as suas operações no mundo digital.

Aproveite para ficar de olho e usar essa nova tecnologia assim que ela estiver disponível para todo mundo! Em breve o Banco Central deve liberar ela e você poderá conferir todos os benefícios!