Porque todo mundo deveria ter vários cartões: um para cada ocasião

Todo mundo deveria ter vários cartões de crédito, um para cada ocasião, e nós vamos explicar o motivo!
27/12/2022

Há cada vez mais opções de bons cartões disponíveis no mercado brasileiro, o que faz com que muitas pessoas queiram ter vários cartões de crédito.

São inúmeros os benefícios que você pode ter através de cartões de crédito, como acumular pontos e milhas aéreas, condições especiais de pagamento, descontos, garantia estendida de graça, vantagens em viagens e muito mais.

Cada cartão de crédito tem suas vantagens específicas, tanto disponibilizadas pelo emissor e seus parceiros quanto pelas bandeiras nas suas diferentes categorias.

Cada tipo de cartão é mais ou menos vantajoso dependendo da situação e ocasião. Por ter vários cartões de crédito pode te trazer vantagens e vamos explicar o motivo neste guia exclusivo, confira!

Ter cartão de crédito vale a pena?

Os cartões de crédito vão muito além do fato de serem métodos muito práticos e seguros de pagamento à vista e parcelado, tendo cada vez mais funções.

Eles possibilitam que seus clientes tenham acesso a diversos benefícios e vantagens ao fazer compras, durante suas viagens e muito mais.

Atualmente, os cartões de crédito, inclusive, são parte da estratégia de conseguir renda extra através do acúmulo das valiosas milhas aéreas e de pontos.

Também é comum vermos muitas promoções, descontos e condições especiais de pagamentos vinculadas aos cartões, seus emissores e bandeiras.

Por estes e outros motivos, vale muito a pena termos cartões de crédito. Mas, claro, sempre tendo responsabilidade para não gastarmos mais do que poderemos pagar.

Utilizando com responsabilidade, o cartão de crédito é uma excelente ferramenta, que cada vez trazem melhores benefícios, comodidade e facilidades.

Por que ter vários cartões de crédito?

Ter mais cartões de crédito pode ser útil em diversas situações, desde possibilitar maior limite para suas compras até diversificar os benefícios.

Cada cartão de crédito tem seus pontos fortes e ter mais cartões possibilita que você tenha o melhor de cada um deles em situações específicas.

Tem aquele cartão que é melhor para compras internacionais, o mais indicado para acumular milhas, os que oferecem vantagens em estabelecimentos específicos e por aí vai.

Os cartões de crédito podem ser complementares entre si, com, por exemplo, um destinado aos gastos do dia a dia, outro para assinatura de serviços e outro para viajar.

A seguir listamos alguns dos principais motivos para que as pessoas tenham – ou que as fazem desejar ter – vários cartões de crédito. Confira!

Aproveitar diferentes benefícios

Como falamos anteriormente, há cartões que tem como ponto forte certos benefícios e que são voltados para públicos e hábitos de consumo específicos.

Sabendo disso, ao ter um maior número de cartões, você poderá aproveitar o que cada um oferece de forma específica e, desta forma, ter o cartão ideal para cada situação.

Há aqueles que têm os benefícios voltados ao consumo, os que oferecem seguros gratuitos, os que proporcionam benefícios em aeroportos e durante viagens e mais.

Além disso, há diferenças nos benefícios de cada bandeira e banco emissor por conta de parceiros específicos, que proporciona aos clientes promoções e descontos na aquisição de produtos e serviços.

Organização das finanças

Ter dois ou mais cartões de crédito pode te deixar mais tranquilo na hora de pagar, uma vez que o seu limite será maior e estará dividido em diferentes fontes.

Dessa forma, pode ser positivo para sua organização financeira ter mais de uma opção na hora de pagar suas compras e até dividi-las por tipos de gastos.

Como, por exemplo, ter o cartão para os gastos do dia a dia, outro para delivery, transporte por aplicativo, assinaturas e um para gastos maiores, como comprar eletroeletrônicos, por exemplo.

Além disso, caso precise parcelar ou atrase uma das faturas, os juros serão sobre um valor menor do que se tudo estivesse em um só cartão.

Crédito para emergências

A gente nunca sabe quando vai precisar de um dinheiro extra para algum imprevisto, como despesas médicas, problemas na residência, automóvel ou durante viagens, por exemplo.

Ter mais cartões de crédito garante um maior limite, uma vez que acumula o valor disponível em cada um dos cartões, o que pode ser muito útil em regências.

Ter à disposição o limite de crédito de cartões torna o acesso ao dinheiro para pagamentos emergenciais muito mais rápido do que um possível empréstimo, por exemplo.

Benefícios das bandeiras

Cada bandeira, em cada uma de suas categorias, oferece diferentes vantagens e benefícios. Tendo mais cartões, você pode ter acesso ao melhor de cada uma.

Você poderá, por exemplo, ter acesso às salas VIPs disponíveis para clientes Mastercard Black e Visa Infinite ou aos benefícios em viagens do Elo Nanquim e do American Express.

As duas bandeiras mais populares do mundo – Mastercard e Visa – tem diversos benefícios em cada uma de suas categorias (Internacional, Gold, Platinum e Black/Infinite)

Além delas, as bandeiras brasileiras Elo e Hipercard, além de outras bandeiras internacionais, como American Express e Diners Club, também têm parcerias e benefícios próprios.

Análise o que cada bandeira oferece em cada uma de suas categorias de cartão e escolha também levando em conta quais benefícios melhor atendem você e seus familiares.

Dias diferentes de vencimento

Ter diferentes datas de vencimento também pode ser interessante, ainda mais para quem tem mais fontes de renda e entradas de dinheiro em momentos variados do mês.

Até mesmo para quem tem um salário fixo e não tem outras fontes de renda pode ser interessante ter, por exemplo, um cartão com vencimento da fatura perto do recebimento do salário e outro cerca de duas semanas depois.

Na hora de escolher o dia do vencimento, é importante saber exatamente o motivo pelo qual escolheu cada data e ter segurança de que é o melhor para que você consiga pagar.

Realizar o pagamento em dia e total das faturas dos cartões é essencial, pois, desta forma, você evita juros, multas e mantém o seu score de crédito bom.

Perda ou roubo

Em casos de perda, furto ou roubo do cartão – que torna necessário que seja feito o bloqueio do mesmo para não ser utilizado por terceiros – impossibilita também que o titular utilize.

Em situações como essas, ter outros cartões irá poupar muita dor de cabeça, uma vez que, pelo menos momentaneamente, o cartão bloqueado não fará falta.

Tendo mais cartões, seguirá sendo possível realizar compras e pagamentos presenciais e online que seriam feitas com o cartão perdido com os outros.

Quantos cartões de crédito uma pessoa deve ter?

Essa resposta depende muito de cada situação, levando em conta principalmente qual é a sua renda e os seus hábitos de consumo.

Tudo depende, por exemplo, se você tem costume de comprar em um supermercado específico e pode ser interessante ter um cartão desta rede, assim como um cartão de loja que utiliza muito.

Há também os cartões que são mais pontos, outros que garantem maior cashback, aqueles que são vinculados a um programa de fidelidade de companhias aéreas.

Com isso, o número de cartões vai depender dos seus hábitos de consumo e no que cada tipo pode te beneficiar.

Qual o número de cartões ideal?

Não existe um número ideal, mas, normalmente, é indicado ter ao menos dois para dividir a fatura e ter acesso a diferentes benefícios.

Se você vai ter dois cartões, cinco ou dez, tudo vai depender do que você precisa e de como os utiliza a seu favor.

Vão ter pessoas que com dois cartões de crédito terá tudo o que será preciso, enquanto outras vão usar vários cartões muito bem e se beneficiar disso.

Por outro lado, sem ter controle financeiro um cartão já pode ser um problemão. Tendo muitos cartões, os problemas podem ser potencializados.

Em quais ocasiões devemos ter um cartão exclusivo?

Um dos principais motivos de se ter vários cartões, são aqueles destinados para usos específicos, por vezes exclusivos.

Como aqueles cartões de crédito de loja, de supermercados, os destinados para viajar, os para acúmulo de milhas aéreas, entre outros.

Supermercado

As principais redes de supermercados do país oferecem seus cartões de crédito próprios. Com eles, é possível ter descontos exclusivos, acesso a promoções e parcelamento sem juros.

Caso você tenha costume de fazer compras de forma frequentes e as compras do mês em um mesmo supermercado, vale ter um cartão dele.

Um bom cartão de supermercado pode garantir muita economia com descontos e promoções comumente associadas ao uso da ferramenta, além da facilidade em parcelar.

As maiores redes de supermercado que atuam no Brasil, como Atacadão, Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Passaí, por exemplo.

Milhas e viagens

As pessoas que costumam viajar e/ou que querem acumular milhas aéreas, há opções de cartões de crédito ideais para esses objetivos.

São os que possibilitam acumular muito mais pontos ou milhas por dólar gasto e alguns deles estão diretamente ligados aos programas de fidelidade de companhias aéreas.

Para quem busca passagens mais baratas, benefícios durante viagens, comodidade em aeroportos e pontuação turbinada, ter um cartão específico para isso é essencial.

Há opções de cartões de planos de fidelidade das maiores companhias aéreas do Brasil até internacionais, como os cartões Azul, Gol Smiles, LATAM Pass, Santander AAdvantage, entre outros.

Para abastecer

Quem utiliza de forma frequente o seu veículo sabe o peso no orçamento que o abastecimento tem, seja gasolina, álcool ou diesel em veículos maiores.

Para os que trabalham dirigindo – como taxistas, motoristas de aplicativos, entregadores e caminhoneiros – esse gasto com combustível fica ainda maior.

Por isso, pode ser interessante ter um cartão de crédito que garanta desconto em redes de postos de combustíveis, maior prazo para pagar e parcelamento sem juros.

Várias das principais redes de postos de gasolina do país têm parcerias com cartões de crédito ou até mesmo cartões próprios que podem te trazer economia e outras vantagens.

Para fazer compras

A principal função dos cartões de crédito é fazer compras, sejam aqueles do dia a dia ou compras maiores parceladas, como de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e outros produtos mais caros.

Quem concentra muitos gastos no cartão, é importante ter um que possibilita boas condições de pagamentos e que dá mais benefícios quanto mais se gasta.

Além disso, é importante ser um cartão com bom limite e alta aceitação, para não haver problemas na hora de fazer os seus pagamentos.

Há cartões que dão vantagens em certos tipos de gastos. Por exemplo, se você costuma comprar muitos produtos ligados à tecnologia, tenha um cartão que dê vantagens nesse tipo de loja.

Se viaja muito, procure por uma opção de cartão ligado ao programa de fidelidade da companhia aérea que você mais utiliza para ter facilidades no aeroporto e durante os voos, acessar salas VIPs e ter descontos em passagens aéreas.

Para aproveitar oportunidades

Ter cartões extras com limite disponível pode ser importante para que você esteja pronto na hora que aparecerem oportunidades de produtos e serviços com preços especiais.

É o caso, por exemplo, de datas especiais do comércio, como Black Friday e Natal, em que são vistas promoções que podem demorar a aparecer novamente.

Além disso, outras oportunidades como viagens de última hora com condições especiais, promoção de algum produto ou serviço que há tempos você queria e que para adquirir precisa dispor de dinheiro naquele momento.

Tendo um limite razoável em cartões de crédito extras, você não vai ser obrigado a deixar passar uma oportunidade boa por falta de dinheiro em mãos naquele momento.

Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

Como já podemos observar ao longo do texto de hoje, pode sim valer muito a pena ter mais de um cartão de crédito.

Ter mais opções te possibilita estar melhor preparado para mais momentos, para imprevistos e a ter uma maior flexibilidade.

São vários os motivos para termos mais de um cartão de crédito e, sabendo utilizá-los, ter muitas vantagens, como veremos a seguir.

Qual a vantagem de ter mais de um cartão de crédito?

Como já podemos ver ao longo do texto e vamos reforçar, são várias as vantagens de se ter mais de um cartão de crédito, como:

  • Acesso a mais benefícios proporcionados pelos cartões e suas bandeiras
  • Possibilidade de organizar melhor as finanças dividindo os gastos
  • Descontos e promoções especiais disponibilizadas por cada cartão
  • Maior flexibilidade de gastos e datas diferentes de pagamento das faturas
  • Limite de crédito mais alto
  • Minimiza os problemas em caso de perda, furto ou roubo de outro cartão
  • Limite disponível para aproveitar oportunidades
  • Menor impacto de juros e multas caso tenha que parcelar a fatura ou atrase o pagamento

Quantos cartões de crédito são recomendados ter?

Isso depende de cada pessoa, de sua renda, das suas necessidades e hábitos de consumo. Mas é interessante ter, ao menos, dois cartões de crédito.

O importante é caso tenha vários cartões, saber o motivo de ter cada um deles e não perder de forma alguma o controle dos gastos tendo visita que terá maior limite.

Cada cartão de crédito, com seus benefícios e particularidades, podem ser muito úteis e trazer vantagens como cashback, pontuação, descontos, promoções e muitos mais.

Na hora de analisar quantos cartões é o ideal para você, pense bem no motivo de você estar solicitando aquele cartão, se realmente precisa dele e em que pode te ajudar.

Caso, após fazer essa análise, chegar à conclusão que é uma boa aquela cartão, vá em frente. Caso contrário, não tenha vários cartões apenas por ter.

Outra coisa a se pesar é o custo benefício do cartão. Em alguns casos, pelos benefícios oferecidos, pode valer a pena pagar a anuidade.

Entretanto, se você tiver vários cartões, dê preferências aos que são isentos da taxa de anuidade ou aos que dão descontos ou isenção ao gastar certa quantia.

Quais são os riscos de ter vários cartões de crédito?

Mas nem tudo são flores e caso usado de forma irresponsável e sem controle, um cartão já pode representar problemas sérios.

Ao ter vários cartões, esses problemas podem ser potencializados, aumentando riscos de endividamento por gasto excessivo, de ser alvo de fraudes, como ter o cartão clonado e outras.

Por isso, é importante você ter atenção e seguir alguns passos importantes para fugir o máximo possível dos riscos que infelizmente corremos ao usar essa ferramenta.

Cuidados para se ter mais de um cartão

Os principais cuidados de quem tem mais de um cartão são similares aos que as pessoas que têm apenas um devem tomar.

Listamos os principais cuidados que você pode e deve ter para evitar ter problemas com cartões, tanto pelos próprios hábitos de consumo quanto por possíveis fraudes. Confira!

  • Não gastar mais do que realmente pode pagar
  • Sempre buscar não atrasar o pagamento da fatura, evitando multas e juros
  • Fugir o máximo possível do parcelamento e sempre tentar pagar a fatura integralmente e em dia
  • Não emprestar os cartões de crédito para o uso de terceiros
  • Tomar cuidado ao comprar online e dar preferência ao uso do cartão virtual
  • Não deixar o cartão físico visível em locais públicos
  • Sair de casa apenas com o cartão que irá utilizar, evitando estar com vários deles
  • Sempre ficar atento aos aplicativos dos cartões para analisar os gastos
  • Fazer o mesmo para em caso de fraude ou uso indevido, bloquear o cartão imediatamente e entrar em contato com o emissor
  • Bloquear o acesso ao app do cartão com senhas diferentes para evitar o uso indevido em caso de perda, furto ou roubo do celular
  • Conferir na ferramenta REGISTRATO quantos cartões e contas estão vinculados ao seu CPF, para evitar que terceiros utilizem seus dados para pedir cartão de crédito

Bons cartões de crédito de fácil aprovação

Depois de ver tantos motivos sobre como você pode aproveitar as vantagens de ter vários cartões de crédito, te apresentaremos alguns de fácil aprovação.

Antes disso, vale ressaltar que temos textos sobre cartões de crédito para viajar, cartões de crédito com limite alto, cartões de loja e vários outros tipos que você podem te interessar.

Importante ter em mente que ao ter mais de um cartão, um pode muito bem complementar o outro e cada um deles ter sua função específica, como, por exemplo:

  • Cartão de crédito para usar em viagens
  • Cartão de crédito para acumular pontos
  • Cartão de crédito para compras no supermercado
  • Cartões de crédito para descontos e condições especiais de pagamento em loja
  • Cartão para os gastos do dia a dia
  • Assim como outros cartões para hábitos de consumos específicos seus

Mas, voltando ao assunto principal, a seguir apresentaremos cinco boas opções de cartões de crédito de fácil aprovação para você solicitar ainda hoje. Confira!

Santander SX

Santander SX

Perfeito para quem busca por um cartão de crédito completo com aprovação simplificada e imediata

Santander SX


COMO SOLICITAR

Perfeito para quem busca por um cartão de crédito completo com aprovação simplificada e imediata

O SX é um dos cartões mais populares do banco Santander. Com aprovação simplificada e sem necessidade de renda mínima, ele tem alta taxa de aprovação.

Com limite inicial mínimo de R$250,00, que é aumentando rapidamente em caso de bom uso. O cartão, ainda, possibilita ter acesso a descontos e cashback através do Esfera Santander.

O Santander SX isenta da taxa de anuidade todos os clientes que cadastram as chaves Pix Celular e CPF no banco ou que gastem ao menos R$100,00 por mês.

Principais características do cartão de crédito Santander SX:

  • Anuidade: 12 x R$33,25 (R$399), que fica grátis com, ao menos, R$100 em compras por fatura ou tendo as chaves Pix CPF e Celular vinculadas ao Santander
  • Bandeira: Visa Internacional
  • Cashback: Dá cashback em diversos produtos e serviços no Shopping Esfera
  • Acumula pontos? Não
  • Renda mínima para aprovação: Não exige comprovação de renda para correntistas Santander. Para as demais pessoas, há que comprovar renda de pelo menos R$1.045,00
  • Aceita negativados? Realiza análise de crédito e estar negativado diminui as chances de aprovação

Pão de Açúcar

A rede Pão de Açúcar é uma das maiores do Brasil, tendo vários supermercados, postos de combustíveis e drogarias.

São muitos os privilégios nas lojas e no site do Pão de Açúcar para quem compra com o cartão, como promoções exclusivas, descontos e condições de pagamento pra lá de especiais.

O cartão Pão de Açúcar também oferece diversos benefícios Itaucard – emitidos pelo banco Itaú – e da bandeira escolhida pelo cliente entre Mastercard e Visa.

Além disso, os clientes têm parcelamento de até 12 vezes sem juros nas lojas Pão de Açúcar e desconto de 20% em seleção de ótimos produtos que é renovada a cada duas semanas.

Principais características do cartão de crédito Pão de Açúcar:

  • Anuidade: Grátis
  • Bandeira: Mastercard Internacional ou Visa Internacional
  • Cashback: Não há oferta de cashback, mas há descontos e promoções diversas na rede Pão de Açúcar
  • Acumula pontos? Não
  • Renda mínima para aprovação: Necessário comprovar renda mensal igual ou superior a R$1.000,00
  • Aceita negativados? Realiza análise de crédito e estar negativado diminui as chances de aprovação

Next

Next Visa

Um cartão completo, com anuidade gratuita, cashback e programa de benefícios exclusivo

Next Visa


COMO SOLICITAR

Um cartão completo, com anuidade gratuita, cashback e programa de benefícios exclusivo

O banco digital Next oferece aos seus clientes o cartão de crédito Next Visa Internacional, que é sem anuidade e livre de taxas.

Ele é um cartão de crédito com aprovação simplificada, sem burocracia e que permite que tudo possa ser controlado diretamente do app Next.

Além do cartão, Next também disponibiliza conta digital grátis, sem taxas escondidas e com serviços que podem ser acessados de forma simples diretamente na palma de suas mãos.

Principais características do cartão de crédito Next:

  • Anuidade: Grátis
  • Bandeira: Visa Internacional
  • Cashback: Há milhares de produtos com cashback, em dezenas de lojas parceiras no NextShop
  • Acumula pontos? Não
  • Renda mínima para aprovação: R$1.000,00
  • Aceita negativados? Estar negativado diminui muito a possibilidade da solicitação ser aprovada

PicPay

PicPay

Um cartão completo e moderno, que não cobra anuidade, possui cashback e ainda oferece programa de benefícios

PicPay

COMO SOLICITAR

Um cartão completo e moderno, que não cobra anuidade, possui cashback e ainda oferece programa de benefícios

Carteira digital com mais usuários no Brasil, PicPay tem diversos serviços financeiros e a cada dia aumenta a oferta no aplicativo.

Um dos principais deles é o PicPay Card, cartão de crédito e débito da empresa, que tem aprovação simplificada e vem com a bandeira Mastercard.

Com PicPay você terá acesso aos benefícios da bandeira e da carteira digital, inclusive com muitos descontos, promoções e cashback em lojas parceiras na PicPay Store.

Principais características do cartão de crédito PicPay Card:

  • Anuidade: Grátis
  • Bandeira: Mastercard Internacional
  • Cashback: Há ofertas de cashback em mais de 100 empresas parceiras, incluindo grandes marcas como AliExpress, Amazon, Casas Bahia, Extra, IFood, Magazine Luiza, Netshoes, Ponto, Samsung e muito mais.
  • Acumula pontos? Não
  • Renda mínima para aprovação: A empresa não solicita uma renda mínima para aprovação do cartão
  • Aceita negativados? Realiza análise de crédito e estar negativado diminui as chances de aprovação

PagBank

O PagBank oferece aos seus clientes com conta duas opções de cartão, um pré-pago e outro tradicional.

O cartão de crédito PagBank tem aprovação garantida e imediata mesmo para negativados e oferece benefícios tanto da bandeira quanto do PagBank.

Ele é acompanhado da conta digital PagBank, que também é grátis e em que o seu dinheiro rende bem mais que a poupança sem que você tenha que fazer nada para isso.

O cartão de crédito PagBank é pré-pago, tendo todas as funcionalidades de um cartão convencional, mas sendo necessário carregá-lo com dinheiro para fazer compras.

Principais características do cartão de crédito PagBank:

  • Anuidade: Grátis
  • Bandeira: Mastercard Internacional
  • Cashback: Sim, nas compras feitas no Shopping PagBank no app
  • Acumula pontos? Não
  • Renda mínima para aprovação: A empresa não solicita uma renda mínima para aprovação do cartão
  • Aceita negativados? Sim, não é feita consulta ao SPC e Serasa na versão do pré-pago

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.