Veja quanto rende o Tesouro Direto hoje em dia

Guia com os tipos, rendimento e aplicação mínima de um dos melhores e mais seguros investimentos da renda fixa!
19/12/2022

Um dos investimentos mais seguros e com boa rentabilidade no Brasil hoje em dia é o Tesouro Direto, que também está entre as aplicações favoritas dos brasileiros na hora de criar uma reserva financeira, afinal, cada vez mais a Poupança perde espaço entre os investidores.

O motivo para isso é simples: o Tesouro é um dos investimentos de renda fixa mais confiáveis do mercado, pois é garantido pelo Governo Federal, que sempre pagou corretamente os seus investidores desde o lançamento deste tipo de título.

E o melhor é que você não precisa estar com dinheiro sobrando e muito menos ser rico para fazer aplicações no Tesouro Direto, já que é possível começar a investir com menos de 50 reais.

Sabendo da importância de realizar bons investimentos e visando te ajudar, o Solicite Fácil preparou este guia para explicar o rendimento e as vantagens do Tesouro Direto. Confira!

O que é e como funciona o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto foi criado pelo Tesouro Nacional do Brasil no início dos anos 2000, sendo oficialmente lançado em 2002. Durante estes 20 anos, ele tornou-se um dos investimentos mais procurados pelos brasileiros.

Atualmente, o Tesouro Direto é um modelo de investimento que disponibiliza títulos públicos online, para você investir com pouco dinheiro, de forma segura e com a garantia da União (Governo Federal).

Há duas décadas, a aplicação é oferecida pelo Governo Federal, que utiliza o dinheiro captado junto aos investidores para realizar investimentos em infraestrutura e outras ações ao redor do país.

De maneira simplificada, através das aplicações no Tesouro Direto, você estaria emprestando dinheiro ao governo, que devolve o valor já acrescido de juros (rendimento).

Rendimento este que varia de acordo com o tipo de aplicação, por quanto tempo você opta por deixar o dinheiro investido e se a sua escolha será pelo Tesouro Selic ou Tesouro IPCA, por exemplo.

E é o próprio estado brasileiro que garante o pagamento, que, ao longo de mais de 20 anos, nunca deu calote em seus investidores, o que faz serem títulos altamente seguros.

Atualmente, mais de dois milhões de brasileiros investem nestes títulos públicos, com o valor investido se aproximando de 100 bilhões, de acordo com dados disponibilizados pelo Tesouro Nacional.

Quanto rende o Tesouro Direto?

A porcentagem de rendimento do Tesouro depende de vários fatores, como o título e o modelo escolhidos, o prazo de recebimento, a quantia, entre outros.

Podendo ter variação considerável levando em conta qual o tipo (Tesouro pré-fixado, Tesouro Selic ou Tesouro IPCA+) e taxas vinculadas à aplicação.

Por isso, vamos te explicar como é a rentabilidade de cada um dos principais tipos, para você analisar qual melhor combina com seu momento econômico e como pode lucrar mais.

Confira a seguir os títulos do Tesouro Nacional, como o pré-fixado, Selic e IPCA, o rendimento de cada um deles e faça seu dinheiro crescer com segurança.

Rendimento do Tesouro Prefixado

O Tesouro pré-fixado é o modelo em que você já sabe quanto e quando irá receber assim que escolher aplicar o seu dinheiro.

Por conta desta previsibilidade, o Tesouro pré-fixado, apesar de não ser necessariamente o mais rentável, faz muito sucesso entre as pessoas que começam a investir.

Ao comprar títulos do Tesouro prefixado, o investidor sabe qual será o rendimento só seu dinheiro até a data do vencimento, pois sabe exatamente o juro que lhe será pago.

Inclusive, é o próprio Tesouro Nacional, tendo como base os juros futuros, que define o quanto vai ser pago aos investidores.

E vale ressaltar que todos os investidores conhecem estes números antes mesmo de adquirir os títulos, podendo ter boa base para escolher.

Os juros futuros são projetados e negociados diariamente na Bolsa de Valores. Sendo eles projeções da taxa Selic, a nossa taxa básica de juros.

Atualmente, o rendimento do Tesouro Direto pré-fixado está em torno de 13%. A seguir podemos ver algumas opções de títulos de médio e longo prazo:

  • Tesouro Prefixado 2025 – rende 13,64% ao ano sobre o valor investido (vencimento em 1° de janeiro de 2025)
  • Tesouro Prefixado 2029 – rende 13,54% ao ano sobre o valor investido (vencimento em 1° de janeiro de 2029)
  • Tesouro Prefixado 2033 – rende 13,43% ao ano sobre o valor investido (vencimento em 1° de janeiro de 2033)

Rendimento do Tesouro Selic

O Tesouro Selic, por sua vez, tem o rendimento pós-fixado, sendo vinculado diretamente à Taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil.

Há diferentes opções em que a rentabilidade é atrelada à Taxa Selic somada a um pequeno percentual, fazendo ficar ligeiramente acima da Selic.

O Tesouro Selic é um investimento seguro e muito bom para momentos como os que vivemos atualmente, em que os juros no país estão bem altos.

Neste final de 2022, a Selic está em 13,75%. A Taxa foi definida na última reunião do Copom realizada em 7 de dezembro.

Quem investiu no Tesouro Selic nos últimos anos teve um bom retorno. Abaixo trazemos algumas das principais ofertas do Tesouro Selic. Confira!

  • Tesouro Selic 2025 – rende a Taxa Selic no período + 0,0330% ao ano sobre o valor investido (vencimento no dia 1° de março de 2025)
  • Tesouro Selic 2027 – rende a Taxa Selic no período + 0,1648% ao ano sobre o valor investido (vencimento no dia 1° de março de 2027)

Como vimos, o Tesouro Selic está diretamente ligado ao valor da taxa básica de juros definida pelo Copom no período e esse investimento ganha valor se a tendência da Selic for de alta.

Rendimento do Tesouro IPCA+

O Tesouro IPCA é um modelo híbrido. Ou seja, uma mistura entre as características do Tesouro pré-fixado e do modelo pós-fixado, que vimos acima.

Seu rendimento é vinculado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um dos principais medidores da inflação no nosso país.

A vinculação ao IPCA, podemos dizer que é a parte pós-fixada deste título público, enquanto a parte pré-fixada são os juros reais futuros.

Portanto, enquanto no Tesouro Selic a rentabilidade é maior com a taxa de juros altas, no Tesouro IPCA há uma lucratividade e a garantia de não haver perda independente do valor da inflação no período do contrato.

Neste tipo de aplicação, o seu ganho real é a taxa prefixada, uma vez é assegurado o 0 a 0 em relação à inflação na parte que é pós-fixada.

O Tesouro IPCA+ tem títulos com duração muito grande, com opções passando de 30 anos. Vejamos a seguir alguns títulos do IPCA+ disponíveis no Tesouro Direto e suas rentabilidades:

  • Tesouro IPCA+ 2026 – Rentabilidade anual de 6,46% + IPCA no período (vencimento em 15 de agosto de 2026)
  • Tesouro IPCA+ 2032 – Rentabilidade anual de 6,36% + IPCA no período (vencimento em 15 de agosto de 2032)
  • Tesouro IPCA+ 2035 – Rentabilidade anual de 6,34% + IPCA no período (vencimento em 15 de maio de 2035)
  • Tesouro IPCA+ 2040 – Rentabilidade anual de 6,32% + IPCA no período (vencimento em 15 de agosto de 2040)
  • Tesouro IPCA+ 2045 – Rentabilidade anual de 6,41% + IPCA no período (vencimento em 15 de maio de 2045)
  • Tesouro IPCA+ 2055 – Rentabilidade anual de 6,37% + IPCA no período (vencimento em 15 de maio de 2055)

Investir em Tesouro pré-fixado, Selic ou IPCA, qual o melhor?

Os três têm suas características, que podem ser mais vantajosas dependendo do momento financeiro e do objetivo de cada investidor.

Por isso, listamos as principais características e vantagens do Tesouro Selic, do Tesouro IPCA+ e também do Tesouro pré-fixado atualmente.

Desta forma, você terá uma base para analisar qual deles é o melhor para você neste momento. E vale ressaltar que a diversificação dos investimentos é recomendada.

Então, pode valer a pena investir em mais de um deles e também em outros investimentos de baixo risco ou até em aplicações mais ousadas.

Principais motivos para investir no Tesouro Prefixado

  • Por ser um investimento muito seguro
  • Saber a rentabilidade a ser recebida desde o momento que investe na compra do título público.
  • Ótima opção para se investir nos casos em que a taxa pré-fixada esteja acima dos juros e ótimo investimento para período de juros não tão altos.
  • Investimento simples para iniciantes, com possibilidade de apenas uma aplicação e um resgate, sem necessidade de acompanhar a evolução do valor investido

Principais motivos para investir no Tesouro Selic

  • Por ser um investimento muito seguro
  • Possibilidade boa de lucros em épocas de juros altos no país, por ser atrelado à Taxa Selic
  • Investimento simples para iniciantes, com possibilidade de apenas uma aplicação e um resgate

Principais motivos para investir no Tesouro IPCA+

  • Por ser um investimento muito seguro
  • Rentabilidade real garantida domada à proteção contra a inflação, garantindo ganho real
  • Ótimos investimentos também de longo prazo, podendo ser opção para juntar dinheiro para aposentadoria ou faculdade dos filhos, por exemplo

Quanto rende o Tesouro Direto se a venda do título for realizada antes do prazo?

A venda antes do prazo de vencimento destes tipos de títulos não é a melhor opção, mas é sim uma possibilidade de retirar seu dinheiro em caso de necessidade.

Entretanto, não é o recomendado, uma vez que você deixará de ganhar dinheiro com isso, além de não ter como prever quanto receberá em determinado momento antes do prazo de vencimento.

O valor dos títulos varia diariamente perante aos movimentos do mercado financeiro. Desta forma, se optar por vender seus títulos antes do vencimento, você estará sujeito ao valor que o mercado estará disposto a pagar naquele dia determinado.

Com isso, você pode acabar perdendo dinheiro ou deixando de ganhar. Por isso, se planeje para investir valores que poderá ter até a data de vencimento.

O que está esperando para iniciar seus investimentos em títulos públicos?

Agora que você já conhece melhor sobre o Tesouro Direto, suas melhores opções e rentabilidade de cada tipo, é hora de investir!

O valor mínimo de aplicação é de apenas R$32,00 no caso do Tesouro Prefixado e pouco mais de R$100,00 nos Tesouros Selic e Tesouro IPCA+, permitindo que você comece aos poucos.

Gostou das informações e dicas de hoje e quer se manter por dentro das finanças e tudo que faz diferença no seu bolso? Basta seguir atento ao site Solicite Fácil.

Aqui diariamente trazemos tudo sobre finanças pessoais, investimentos, linhas de crédito, melhores promoções, cartões, formas de fazer renda extra e muito mais!

Posts relacionados

 Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

 Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, conforme nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.